A Vida no Centro

CalçadaSP

CalçadaSP

Wans Spiess e Tony Nyenhuis são publicitários e criadores do CalçadaSP, iniciativa de ativismo urbano com olhar artístico. Aqui, eles usam as calçadas do centro para caminhar sobre diferentes temas da região mais pulsante da cidade.

Magia de Natal com giz no chão?

Expo Giz Chão, ação de Natal do CalçadaSP com o Palhaço Barbante mostrou um impressionante festival de positividade nas mensagens de Natal. Veja fotos

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

A gente tinha pensado em fazer uma ação de Natal e descobrimos o trabalho que o Palhaço Barbante faz com giz na calçada. Desde 2014 realizando o projeto CalçadaSP tivemos momentos de surpresas e alegrias. Mas, talvez, nada se compare com o que estávamos prestes a presenciar na Paulista.

Era um sábado chuvoso e achamos que não iria rolar. Pelo WhatsApp, Barbante foi categórico: “A chuva vai parar e vai dar pra fazer”. Chegamos num Parque Trianon cinza, esvaziado pela chuva, e de longe reconhecemos o nosso palhaço preferido da cidade. E olha que ele ainda nem estava paramentado. Nos apresentamos e a conversa correu fácil. Barbante é formado em psicologia, trabalhava com RH, foi para a Irlanda aprimorar o inglês e encontrou a arte que mudaria sua vida e com certeza a de outras pessoas também.

Passam alguns minutos e quando vimos estávamos com rodos puxando a água da chuva e as folhinhas que caíram das árvores. Acredita que teve gente perguntando se era performance artística? Ainda não. Barbante, sempre confiante, dizia que logo o piso secaria e ficaria uma beleza. E ficou! Começa a transformação do homem em palhaço. Ele se recolhe. Se pinta. Se concentra. Faz alongamentos…

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Liga uma caixinha de som com a trilha sonora estilo “Amélie Poulain”. Caminha até o centro da calçada com ela e a coloca no chão junto de uma malinha repleta de giz de várias cores. Um incenso e um sapato de palhaço para recolher a “contribuição espontânea”, como os artistas de rua fazem. Vai começar o espetáculo! Ele vê um menininho com o bracinho quebrado que passa com a mãe. Chega devagar e oferece um giz, o rosto da criança se acende. O da mãe também.

Em minutos, o respeitável público começa a aderir. Pega giz na maleta e vai escrever mensagens na calçada. Num ano difícil como 2017, imaginamos que as mensagens seriam de desabafo. Mensagens políticas, até. Mas não foi o que se viu. As pessoas externaram sentimentos de amor e de esperança. Com a Paulista tão pouco enfeitada neste ano estava ali, no chão, o verdadeiro sentido do Natal. Que bonito que foi. Vimos gente rica e morador de rua lado a lado escrevendo mensagem, fazendo desenho.

Todas as cores, idades e a diversidade paulistana que inclui até turistas estrangeiros. Foi um emocionante festival de positividade. E o Palhaço Barbante felizão no meio da galera, fazendo das suas. Depois de deixarmos as nossas mensagens no chão, fomos conversar com as pessoas. “Tira a gente da rotina e inspira” contou a Letícia Oliveira, 20 anos, estagiária de jornalismo. “Vinha andando pela Paulista com tantas questões. Ao chegar aqui encontrei as respostas”, disse o ator e técnico de palco Rogério Barreto, 57 anos. “Tem frases que parecem feitas para minhas questões, um momento cinematográfico vivi hoje”, emendou Rogério. Caramba.

Veja as fotos:

A “ExpoGizChão”, do Palhaço Barbante, é um fenômeno paulistano. Se você estiver passando ali no Trianon e ver a galera igual criança na calçada, seja criança também. Leve seu filho. Programa para a família toda. Ideia maravilhosa. Foi incrível ver que em um único trecho de calçada cabem tantas mensagens, desenhos e emoções. Deu pena pensar que tudo seria apagado. Não das nossas lembranças. Outras histórias virão. Obrigado, Palhaço Barbante, por fazer nossa tarde tão especial. Feliz Natal a todos.

Siga o CalçadaSP no Instagram (@calcadasp) e use #calçadasp para compartilhar suas fotos, elas podem fazer parte da galeria de calçadas artísticas do projeto.