A Vida no Centro

Francine Costanti

Olhar literário

Francine Costanti é jornalista, e seus textos - na maioria sobre cultura e entretenimento - já passearam por algumas redações de portais e agências. Como inspiração pessoal, a ideia aqui é explorar a cena de música e literatura do Centro de São Paulo, desde os contos literários de Mário de Andrade até as letras de Emicida. Esse espaço é feito para e por todos. Por isso fique à vontade para deixar sugestões.

Playlist para curtir um passeio no Centro de São Paulo

Quer uma trilha sonora para seus passeios a pé pelo Centro? Veja aqui as sugestões da blogueira Francine Costanti pra te ajudar a sair por aí

A ideia de escrever esse texto surgiu enquanto eu ouvia “Passeio”, de Belchior, que está no álbum de 1974. Na música ele retrata a paixão pela cidade em que viveu durante muito tempo desde que deixou Sobral, no Ceará. O cearense, assim como Alceu Valença, Caetano Veloso, Tom Zé, entre tantos outros foram encantados pela dinâmica caótica e romântica da cidade e, naturalmente, acabaram incorporando a cara de São Paulo nas obras.

Trecho da música “Passeio”:

“Vamos andar pelas ruas de São Paulo,

por entre os carros de São Paulo,

Meu amor, vamos andar e passear.

Vamos sair pela Rua da Consolação,

Dormir no parque, em plena quarta-feira

e sonhar com o domingo em nosso coração.

Meu amor, a eletricidade desta cidade

me dá vontade de gritar

de apaixonado que sou”.

É quase um costume sair de casa e já sacar os fones de ouvido e embarcar numa trilha sonora, seja para ir até o trabalho ou pra dar aquela animada no fim de semana, né? Andar por aí com uma música no ouvido é uma sensação boa de liberdade, é como que de sair de onde está e entrar num mundo particular.

Pra te inspirar nesse passeio pelas ruas de São Paulo, deixo uma playlist com dicas de músicas que combinam muito em uma caminhada!

Clique no link e sobe o som!

Faltou alguma música nessa lista? Deixe aqui nos comentários porque é sempre bom conhecer artistas!

Leia também: VOLTA AO MUNDO EM 20 BARES E RESTAURANTES PERTO DO COPAN

SÃO PAULO DO ALTO: CONHEÇA OS MIRANTES DO CENTRO DA CIDADE

Clique aqui para ler os outros posts do blog.