Assine nossa Newsletterfique por dentro de tudo o que rola no centro

A Vida no Centro

Piscina no topo e vista panorâmica? Conheça o Sesc 24 de Maio

Bem no coração de São Paulo, o Sesc 24 de Maio vai ampliar a oferta de arte, cultura e lazer no centro. Confira os detalhes e veja como aproveitar o novo ponto cultural, esportivo e de convivência da cidade

O coração de São Paulo, que já tem locais consagrados à arte e à cultura como o Teatro Municipal, a Praça das Artes, a Biblioteca Mário de Andrade, ganha a partir do dia 19 de agosto um novo espaço. O Sesc 24 de Maio abre as portas com uma área de 28 mil m² num prédio construído em 1941 totalmente remodelado, por dentro e por fora. O espaço, que até 1998 era ocupado pela Mesbla, e já foi um magazine luxuoso,

De centro de compras, o novo local deve virar um dos mais badalados centros de lazer, cultura e inovação do centro da cidade, seguindo a tendência de qualidade das outras unidades do Sesc São Paulo.

Localizado na esquina da Rua 24 de Maio com a Dom José de Barros, o novo centro cultural, esportivo e de convivência da cidade é formado por dois edifícios que passaram por completa reestruturação em projeto de Paulo Mendes da Rocha, um dos mais importantes nomes da arquitetura contemporânea, com a colaboração do escritório MMBB Arquitetos.

LEIA TAMBÉM
DO ALTO DO COPAN: CONFIRA IMAGENS INCRÍVEIS DE SÃO PAULO
CONFIRA 10 IMAGENS LINDAS DO JARDIM SUSPENSO DO EDIFÍCIO MATARAZZO

Piscina, público e serviços do Sesc 24 de Maio

A expectativa do Sesc é receber cerca de cinco mil pessoas por dia, entre trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e população em geral, que terão acesso a todas as atividades culturais. O Sesc 24 de Maio contará com teatro, espaços para comedoria, cafeteria, biblioteca, área de exposição, convivência, clínica odontológica, área para prática esportiva e atividades corporais, área de tecnologia e arte e solário. O destaque do projeto é a piscina, com área de 625m², construída no topo do edifício principal, com vista panorâmica para a cidade.

O processo de requalificação dos edifícios para o conceito programático do Sesc foi um dos principais desafios para a equipe de arquitetos, liderada por Paulo Mendes da Rocha. Sobretudo a do prédio principal, que durante 57 anos abrigou a loja de departamentos Mesbla. Mendes da Rocha conta que, na primeira visita ao espaço, um prédio vizinho, menor, lhe chamou a atenção. Como o prédio estava à venda, ele sugeriu que o Sesc adquirisse o imóvel e, atendido, instalou ali os espaços de serviço e apoio ao edifício principal. Os dois prédios são interligados por rampas.

Paulo Mendes da Rocha e Danilo Miranda

Quem mora ou trabalha no centro já estava cansado de ouvir falar que haveria um Sesc no antigo prédio da Mesbla, mas a reforma demorou a sair. Veja aqui a cronologia da ocupação do local, há quase duas décadas.

– Em 2001, três anos após decretada a falência da Mesbla, o edifício inaugurado em 1941 que levava o nome da loja de departamentos é adquirido pelo Sesc São Paulo.

Projeto arquitetônico é de Paulo Mendes da Rocha - Foto: Matheus José Maria

Projeto arquitetônico é de Paulo Mendes da Rocha – Foto: Matheus José Maria

– No mesmo ano, após uma visita ao local junto com Danilo Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, Paulo Mendes da Rocha e o escritório MMBB Arquitetos são contratados para realizar a obra da futura unidade 24 de Maio. Por sugestão do arquiteto, o Sesc comprou o edifício ao lado para transformá-lo num prédio de serviços que auxilia o edifício principal. Assim, este ganhou um espaço mais amplo, voltado exclusivamente para as atividades oferecidas pela unidade.

– De 2001 a 2003 acontece a primeira fase de ocupação da futura unidade 24 de Maio. Lá são realizados eventos pontuais, como mostras, festivais, workshops.

– Entre 2007 e 2008, tem início a segunda fase de ocupação do espaço da antiga Mesbla, agora com o nome de Espaço Transitório 24 de Maio. A programação é assumida pelo Sesc Carmo.

– No início de 2009 o Espaço Transitório 24 de Maio fecha as portas para o início das obras pela construtora Mendes Junior Trading e Engenharia S/A, vencedora da licitação.

 – Segundo a arquiteta Marta Moreira, do escritório MMBB, os dois primeiros anos da obra, de 2009 a 2011, foram praticamente para demolição, remoção de entulho e resolução de problemas logísticos, visto que o canteiro de obra ficava dentro do próprio edifício. Além disso, havia as particularidades da região central.

– 19 de agosto de 2017: inauguração da unidade Sesc 24 de Maio.

Dentista, piscina, teeatro etc

Conheça os espaços que compõem os 13 andares do novo Sesc:

Piscina

Localizada ao ar livre na cobertura do prédio, no 13º piso, a piscina tem área de 625m² e capacidade para 400 pessoas.

Jardim da Piscina e Cafeteria

Logo abaixo da piscina, um amplo espaço aberto, com espelho d’água e uma cafeteria.

Comedoria

Tem serviço de restaurante e cafeteria, e segue o conceito do Sesc de oferecer produtos saudáveis que equilibrem nutrição e gastronomia.

Teatro

Localizado no subsolo da unidade, com palco italiano, tem capacidade para 220 pessoas, incluindo acomodação para portadores de necessidades especiais.

Loja e Cafeteria do Teatro

A loja vende produtos e publicações das Edições Sesc e do Selo Sesc e ingressos para toda a rede Sesc.

Exposições

Com área total de 1.300 m2, o espaço é voltado para receber instalações e exposições artísticas com temáticas que expressam a diversidade dos públicos do Sesc.

Espaço Brincar

Destinado a crianças até 6 anos e adultos acompanhantes, contempla a convivência entre brincadeiras de infância e experiências vividas pelos adultos.

Biblioteca

O acervo tem cerca de 12 mil títulos e o empréstimo de livros é aberto ao público em geral mediante cadastro. Tem revistas e jornais para leitura no espaço. Há equipamento para deficientes visuais e com visão parcial.

Espaço de Tecnologia e Artes (ETA)

O ambiente, contíguo à Biblioteca, conta com recursos para atividades relativas ao uso da internet e dinâmicas que utilizam suportes tecnológicos.

Oficinas

Quatro salas para prática de atividades artísticas manuais compõem um espaço para trocas e aprendizado de múltiplas linguagens.

Esportes

Voltado para modalidades esportivas diversas e adaptadas. Conta com parede de escaladas e salas de múltiplos usos para ginásticas artísticas e acrobáticas.

Ginástica

Com piso de madeira, o espaço é destinado à melhoria da funcionalidade do corpo para as atividades do dia-a-dia e do lazer.

Clínica odontológica

Conta com 14 consultórios odontológicos e um auditório para oficinas de prevenção e saúde bucal.

Praça: Espaço Transitório e Central de Atendimento

Na Praça, no térreo da unidade, estão os postos de atendimento, informação, venda de ingressos e inscrições para as diversas atividades oferecidas pela unidade. Com duas entradas para o público, este Espaço Transitório integra-se às calçadas das ruas 24 de Maio e Dom José de Barros.

Serviços

Os sanitários encontram-se no prédio anexo e há fraldários no 2º e 3º pavimentos. São cinco elevadores no prédio principal (social) e dois no prédio anexo (serviço).

Acessibilidade – o acesso a todos os espaços é universal e livre para todos os públicos por meio de elevadores e rampas. Possui, também, banheiros e vestiários para pessoas com mobilidade reduzida.

Sesc 24 de Maio

Rua 24 de Maio, 109, Centro

Fone: (11) 3350-6300

Horário de funcionamento:

Terça a sábado, das 9h às 21h

Domingos e feriados, das 9h às 18h