Assine nossa Newsletterfique por dentro de tudo o que rola no centro

A Vida no Centro

Fotos da cidade de São Paulo produzidas com celular Motorola. Foto Tiago Queiroz/Estadão

Cenas de São Paulo em exposição no Poupatempo

Exposição do fotógrafo Tiago Queiroz mostra cenas do centro de São Paulo, em fotos preto e branco tiradas com telefone celular

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

O Poupatempo Sé comemora seus 20 anos com duas exposições de fotografias. Uma delas, selecionada a partir dos arquivos da instituição, mostra a evolução no uso da tecnologia para prestar os serviços, como o uso de fotos e impressões digitais, coleta biométrica e o atendente virtual Poupinha, que dá informações e faz agendamento pelo Portal do Poupatempo e pelo Messenger, no Facebook.

Outra exposição mostra a vida urbana no entorno da unidade, no coração de São Paulo. São imagens do fotojornalista Tiago Queiroz, em preto e branco, tiradas na imediações do Poupatempo Sé usando um telefone celular.  Algumas delas foram feitas do alto do Palácio Clóvis Ribeiro, sede da Secretaria da Fazenda, onde no térreo funciona a unidade mais antiga do Poupatempo.

Tiago Queiroz  é jornalista formado pela PUC-SP, trabalha como repórter fotográfico há 15 anos e gosta, sobretudo, de descobrir histórias curiosas em São Paulo. Ele conta que descobriu o ponto quase por acaso, quando foi fazer uma foto para uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, onde trabalha, e elogiou a vista da moradora. “Ela me disse que onde ela trabalhava antes é que tinha uma vista linda e me mostrou as fotos”, conta Tiago.

Era o prédio do Poupatempo. “Aí, no dia 17 de janeiro, um dia chuvoso, resolvi fazer umas fotos lá, já pensando no efeito em preto e branco”, diz ele. A relação com o centro é antiga. Criança, ele acompanhava o pai, advogado, que sempre teve escritórios na região central. “Eu me lembro que depois, adolescente, eu ia trabalhar com ele e achava o máximo quando tinha que ir pra rua, pode ficar andando por ali.”

Leia também: De ponto de gangues a passeio descolado: veja fotos da Galeria do Rock

“São Paulo não é uma cidade”: orgulho e constrangimento na exposição no Sesc 24 de Maio

O Poupatempo montou a exposição como uma homenagem à cidade e especialmente aos moradores do centro, que acompanham de perto a história de 20 anos do serviço.

Para Tiago, da memória de infância e adolescência ficou a lembrança de que o centro tem muita poesia. Basta saber olhar.

Veja algumas das imagens: