Assine nossa Newsletterfique por dentro de tudo o que rola no centro

A Vida no Centro

Viny Alves, ilustrador e designer gráfico

Tipos paulistanos: a diversidade da metrópole nas ilustrações de Viny Alves

Artista gráfico Viny Alves fez uma galeria dos tipos que compõem a diversidade de São Paulo e que tornam a cidade única. Veja as ilustrações

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Por Viny Alves*

A série de ilustrações “Tipos Paulistanos” traz de forma sutil, mas precisa, personagens que cruzamos todos os dias nas ruas da cidade de São Paulo, seja no centro ou em seus bairros mais populares. Figuras anônimas, algumas excêntricas, outras nem tanto, que coexistem numa realidade repleta de divergências sociais, mas que compõem o caótico cenário paulistano em suas nuances entre o belo e o encantador, o feio e o sujo.

Estas ilustrações nasceram durante um trabalho para o TCC da faculdade, e iriam compor um livro com fotografias e versos sobre a cidade. Essa aplicação foi descartada, pois tantos elementos gráficos poderiam causar um ruído na composição do trabalho final.

Desenhar estas personagens, cada qual com sua personalidade expressas em linhas soltas nas cores preta e vermelha num fundo branco (referência à bandeira de São Paulo) foi tão divertido e agradável quanto sair pelas ruas fotografando e escrevendo poemas sobre a cidade. São retratos caricatos e que trazem a humanidade das pessoas que fazem parte do nosso dia a dia, repletas de histórias, e que às vezes sequer notamos, absorvidos pela rotina.

Eu gosto muito deles, pois surgiram num momento em que eu estava inteiramente inspirado com o projeto. Eu os desenhei diretamente no computador, com auxílio de uma tablet e um software de desenho vetorial, sem um rascunho prévio em papel, diferente de como eu faço com a maioria das ilustrações que produzo.

O resultado desta inspiração é esta série de desenhos com estes sujeitos que figuram em todos os cantos da nossa metrópole, abordando a sociedade paulistana de forma cômica, mas que também nos alerta sobre os seus contrastes.

*Viny Alves, ilustrador e designer gráfico. Paulistano da gema, 36 anos, atua como editor e ilustrador de livros didáticos e freelancer na pré- produção de animações, onde o cartoon é sua maior paixão. Mora em Mirandópolis, pacato bairro da Zona Sul, mas ama a caótica vida noturna de SP.

Saiba mais: Facebook, Insta: Vinylogia e Behance

Veja os desenhos: