Assine nossa Newsletterfique por dentro de tudo o que rola no centro

A Vida no Centro

Ballet Stagium apresenta Kuarup

Ballet Stagium apresenta Kuarup no Theatro Municipal, com entrada gratuita

Coreografia foi apresentada pela primeira vez em 1977, quando os índios já eram vítimas de genocídio. Veja detalhes do espetáculo

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Quarenta anos depois da primeira apresentação, em 1977, o Theatro Municipal de São Paulo recebe nesta segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de outubro, o espetáculo de dança do Ballet Stagium “Kuarup ou a Questão do Índio”, de Décio Ótero, com entrada gratuita. Quando foi apresentada pela primeira vez, a coreografia chamou a atenção para a realidade dos índios brasileiros, que naquela época estavam sendo vítimas de genocídio.

Apesar do peso do tema, o coreógrafo elaborou uma obra calcada na simplicidade dos movimentos, referenciados no cotidiano de uma aldeia indígena, um dos motivos que a fez ser um dos grandes sucessos da dança contemporânea brasileira, além de destaque no extenso repertório da companhia.

Com trilha sonora original gravada na região do Alto e Baixo Xingu, este icônico trabalho do Ballet Stagium é referência histórica até os dias atuais, pois trata-se de um ato corajoso, ao usar sua arte para denunciar um crime em plena ditadura militar.

Ballet Stagium apresenta Kuarup

Ballet Stagium apresenta Kuarup

“Qualquer que seja nossa filosofia de vida, a cor de nossa pele, a origem de nossos pais, todos temos em comum algo muito importante: um amor profundo pela nossa terra” diz Décio Otero. Com este chamado para a simplicidade, o Ballet Stagium convida a todos a lembrar-se de suas origens e celebrá-las com orgulho e reverência.

Leia também: Como será o novo Cultura Artística

Conheça a Casa do Baixo Augusta

Para o secretário municipal de Cultura, André Sturm, as apresentações gratuitas de uma companhia como o Stagium a uma nova geração é uma forma de manter a memória da dança sempre viva. “Queremos proporcionar ao público a oportunidade de assistir ao vivo a uma das coreografias mais importantes já criadas por uma das principais companhias de dança do Brasil que, além disso, influenciou e marcou a história da dança no país”, afirma.

Serviço:

KUARUP 40 ANOS NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Onde: Praça Ramos de Azevedo, s/nº

Quando: dias 9 e 10 de outubro, às 20h

Grátis (ingressos serão distribuídos 2 horas antes de cada apresentação)