Assine nossa Newsletterfique por dentro de tudo o que rola no centro

A Vida no Centro

Primeiro debate do Clube da Imprensa, com Carla Jimenez, Fernando Luna, Sergio Ludtke, e Helio Gomes (mediador) Foto: Cesar Itiberê/FotosPublicas

Clube da Imprensa: O que os jornalistas podem aprender com youtubers e influenciadores digitais?

Com a participação de especialistas no mundo digital, evento vai debater transformações na linguagem, mudança no perfil profissional, empreendedorismo e startups de jornalismo

Nesta terça-feira (10/10) tem a segunda edição do Clube da Imprensa, série de encontros que discute o futuro do jornalismo realizada todas as terças-feiras de outubro no Bar Brahma, no centro de São Paulo. O evento é organizado por um grupo de jornalistas – entre eles os criadores do projeto A Vida no Centro, Denize Bacoccina e Clayton Melo.

O tema do papo desta semana é “Tudo o que os jornalistas ‘clássicos’ podem aprender com youtubers, blogueiros e influenciadores digitais”. Os debatedores são jornalistas experientes e que conhecem a fundo o universo digital: Liliane Ferrrari, professora e especialista em mídias sociais; Marcelo Tas, apresentador do programa Papo de Segunda (GNT) e ex-CQC; e Adriana Garcia Martinez (Diretora de Operações do Projor). O mediador é Clayton Melo.

Clube da Imprensa

Happy hour e Facebook

A jornada no Bar Brahma começa às 18h, com um happy hour e discotecagem. Às 20h, começa o painel. Quem não puder ir pode acompanhar ao vivo pelo Facebook do Clube da Imprensa ou do projeto A Vida no Centro.

Além dos debates, quem for ao Bar Brahma também poderá conferir as imagens da exposição “O Melhor do Fotojornalismo 2016”, cedida pela Arfoc-SP, Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo. O ilustrador e designer Rica Ramos, um dos criadores do Clube, vai fazer projeções digitais em tempo real no local.

Os encontros serão comandados por jornalistas, mas todos são bem-vindos, já que a imprensa diz respeito a toda a sociedade. Os debates vão ocorrer num clima bem descontraído, com a participação de todos e no ritmo de uma conversa em mesa de bar.

Como foi o primeiro encontro

A primeira sessão do evento foi realizada no dia 3 de outubro. Com a presença dos jornalistas Carla Jimenez (El País), Fernando Luna(Editora Globo), Sérgio Lüdtke (jornalista e pesquisador de novas mídias) e Hélio Gomes (mediador), o tema debatido foi o “O emprego na indústria de mídia brasileira está morrendo? A carreira solo é o futuro do nosso ofício?” Veja aqui o vídeo.

Na organização do Clube da Imprensa estão os jornalistas Helio Gomes, Milton Gamez, Edson Franco, Cesar Itiberê e Rica Ramos, além de Clayton Melo e Denize Bacoccina. Todos com grande experiência no mercado em veículos como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Terra, BBC.

Entre os nomes confirmados para as próximas semanas estão  Marcelo Duarte (Grupo Bandeirantes e Panda Books), Sérgio Martins (Veja), André Forastieri (R7) e Marcelo Forlani (Omelete), Nathalia Ziemkiewicz (Pimentaria).

Leia também: Grupo oferece sessões gratuitas de psicanálise na Praça Roosevelt

Paulo Mendes da Rocha: quem tem medo do centro tem medo da liberdade