Assine nossa Newsletterfique por dentro de tudo o que rola no centro

A Vida no Centro

Mediação lúdica Foto: Bruno Lemos

Espaços culturais do centro têm programação para o Dia das Crianças. Confira opções gratuitas

CCBB, Centro Cultural SP, Sesc 24 de Maio, Biblioteca Monteiro Lobato e Itaú Cultural têm programação especial para a semana da criança. Veja programação

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

O feriado do dia 12 de outubro, Dia das Crianças pode ser um excelente motivo para levar os pequenos para passear no centro de São Paulo. Vários espaços culturais a região estão com programação especial para este dia, alguns com roteiros que vão até o fim de semana. Confira abaixo a programação preparada pelo CCBB, Centro Cultural São Paulo, Sesc 24 de Maio, Biblioteca Monteiro Lobato e Itaú Cultural.

CCBB São Paulo

No CCBB, o Dia das Crianças #MaisQueDigital, traz o mundo digital para o espaço físico, propondo uma brincadeira virtual interativa que acompanha os pequenos visitantes e suas famílias durante a programação do dia. Pelo aplicativo Messenger, um personagem virtual interage com os visitantes, conta sobre a programação e presenteia as crianças com outros personagens exclusivos relacionados ao cinema, games e Programa Educativo.

Para conquistar os 7 personagens disponíveis, a criança participa das atividades previstas e digita a palavra-chave recebida durante a brincadeira. O desafio é conquistar no mínimo 4 personagens exclusivos para ganhar um presente especial. Para participar, é preciso instalar o aplicativo Messenger no celular para participar da programação #MaisQueDigital.

No espetáculo infantil Bê a Bach, quatro quatro atrizes acompanhadas por flauta, violão e violoncelo, traduzem em forma e movimento a perfeição cristalina e as emoções do universo sonoro do músico alemão Johann Sebastian Bach. Bê a Bach é um espetáculo sem palavras, com muita música, movimento, formas e cores, que pode ser compreendido até mesmo por bebês.

Na sessão Pipoca, será exibida a comédia “Uma professora muito maluquinha”, de André Alves Pinto e César Rodrigues, com distribuição de pipoca.

Programação Gratuita – Dia das Crianças #MaisQueDigital no CCBB São Paulo

10h – Programa Educativo – Contação de Histórias

11h – Teatro “Bê a Bach”

11h – Programa Educativo – Caça ao Tesouro

12h – Programa Educativo – Jogos e Brincadeiras

13h às 17h – Espaço interativo com brinquedos eletrônicos e games

14h – Cinema – Sessão Pipoca Filme: Uma professora muito maluquinha

14h30 – Programa Educativo – Oficina de Stop Motion

16h – Programa Educativo – Caça ao Tesouro

 Serviço

CCBB São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Acesso ao calçadão pelas estações Sé e São Bento do Metrô

(11) 3113-3651/3652

Quarta a segunda, das 9h às 21 horas

Centro Cultural São Paulo

No Centro Cultural São Paulo, o tema é Pensar e brincar é só começar, com uma reflexão sobre a infância sem perder a diversão. A programação começa no dia 11 e vai até o dia 15 de outubro. São várias atividades: cinema, ateliê aberto, conversas filosóficas, contação de histórias, dança e muito teatro infantojuvenil.

O cinema vai exibir uma sessão de curtas metragens estranhos e diferentes, com a proposta de quebrar as ideias pré-estabelecidas da criança sobre o que é um desenho animado. Vai exibir também um clássico do cinema infantil, O Balão Vermelho, em 16mm, com o projetor montado no meio da sala de cinema para uma exibição por meio do mecanismo da película cinematográfica.

Após as sessões de cinema as crianças poderão fazer experimentações gráficas e criação de pequenos livros a partir de conversas e leituras em um espaço de ateliê aberto chamado Grafiqueta, com a Libélula (Maroca Sampaio) e Liana Yuri. A matéria-prima dessa construção serão carimbos que compõem uma gramática visual elaborados a partir de visitas e olhares ao CCSP.

O teatro infantojuvenil prestará homenagem significativa ao multipremiado Ilo Krugli, decano encenador, dramaturgo, ator, figurinista, artista plástico e escritor argentino-brasileiro. Uma das principais figuras do teatro para crianças no país, fundou o importante grupo teatral Ventoforte. Aliando sua verve de contador de histórias à de educador, Krugli, como um verdadeiro ilusionista da arte, sempre usou de muita poesia em suas surpreendentes investigações sobre o comportamento humano.

A Ação Cultural inaugura o projeto Peripatumen, no qual as crianças também poderão participar de uma conversa filosófica sobre a natureza do pensar e seu significado, sobre imaginação, criatividade, medo e memória. O primeiro encontro será com o filósofo Yonathan Listik.

A programação completa pode ser obtida aqui.

Sesc 24 de Maio

Teatro, música, circo, dança e literatura estão na programação da semana da criança no Sesc 24 de Maio, com atividades gratuitas no feriado e nos dias seguintes. Confira aqui a programação completa.

De 12 a 15 de outubro, em duas apresentações diárias, a banda Pato Fu faz o show de lançamento do álbum Música de Brinquedos 2. A banda traz mais versões de clássicos da música pop nacional e internacional, interpretados com a ajuda de novos brinquedos, instrumentos em miniatura e monstros cantantes. Os ingressos custam R$ 40,00 a inteira e são gratuitos para crianças até 12 anos com credencial plena.

Serviço:

Sesc 24 de Maio

Rua 24 de Maio

Biblioteca Monteiro Lobato

No domingo, a Biblioteca Monteiro Lobato preparou atividades das 10h às 17h. Confira a programação completa: 

Shows:

10h  Banda Paralela

11h Badulaque

13h Os Saltimbancos

16h Parlapatões em: Clássicos do Circo

Contação de histórias:

14h30 História Colaborativa para Viver o Tempo Como um Presente, com Kiara Terra

Oficinas:

10h30 às 13h30 Oficina de Pipa com a Cia do Caju

14h às 17h Oficina de Fábrica de Brinquedos com a Cia do Caju

Intervenções:

Casinha de Rodas – Ônibus Brincante

Recreart

Itinerantes com Circle: Agência de Circo

Serviço:

Biblioteca Monteiro Lobato

Rua General Jardim, 485

Horário: segunda a sexta das 8h às 18h, sábado das 10h às 17h e domingos das 10h às 14h

 Itaú Cultural

A programação do Fim de Semana em Família do Itaú Cultural dos dias 14 e 15 de outubro (sábado e domingo) traz oficina de contação de histórias Contando Áfricas em Contos, com a Cia. Colhendo Contos e Diáspora Negra, às 14h, e show de Isadora Canto, que apresenta músicas de seu disco Vida de Criança, às 16h. A partir das 11h30, o público mirim tem à sua disposição o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca, que ajudam a despertar o interesse pelos livros.

Serviço: 

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 11 – 2168-1776/1777

Acesso para pessoas com deficiência física