Assine nossa Newsletterfique por dentro de tudo o que rola no centro

A Vida no Centro

Programa Ensaio - Toquinho e Fernando Faro 1990. Foto: Flavio Bacellar/CEDOC FPA

CCBB traz shows de Leci Brandão, Toquinho, João Donato e Ná Ozzetti em homenagem a Fernando Faro

Apresentações serão no formato do programa Ensaio, criado por Fernando Faro, com músicas e entrevista com os artistas. Veja datas

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos
Uma série de shows homenageia, a partir desta quinta-feira, 23 de novembro, o produtor musical, jornalista e diretor de televisão Fernando Faro, que morreu há um ano e meio e deixou um grande legado para a música popular brasileira e para a história da televisão no país.

A intenção do projeto “Luz, Câmera e Close: uma homenagem a Fernando Faro” é resgatar o passado, mas sem deixar de lado a relação e o diálogo com o presente e o futuro.

Antes de cada show, haverá a transmissão de um vídeo de abertura, com recortes garimpados do programa “Ensaio”, pertencentes ao acervo da TV Cultura.

O projeto do CCBB homenageia Faro com shows de artistas que passaram pelo programa Ensaio, que criou uma estética única, intimista, com todo o foco no artista, sem nenhuma distração. Os show seguirão o roteiro do programa, misturando músicas e perguntas e respostas.

Fernando Faro foi pioneiro na TV

Fernando Faro começou a atuar na TV em 1951, praticamente desde a sua fundação. Em 1969 ele criou o programa “Ensaio” na TV Tupi, que migrou para a TV Cultura em 1972 e ficou fora do ar de 1975 a 1990, quando é retomado e exibido até o falecimento de Faro, em 2016.  Pode-se dizer que pelo “Ensaio” passaram os maiores nomes da música brasileira.

“A escolha dos artistas se baseou na proposta criada pelo próprio Fernando Faro, que durante os 32 anos em que durou o Programa Ensaio e MPB Especial, sempre teve como característica na escolha dos seus convidados a diversidade e a pluralidade de estilos e gêneros musicais” afirma o curador do projeto, Paulo Bastos.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Você quis dizer: ?

O primeiro dos quatro shows será nesta quinta-feira, com Leci Brandão e participação de Gustavo Galo.

Veja a programação completa 

23 novembro – Leci Brandão com a participação de Gustavo Galo

Leci Brandão abre o projeto representando o samba. No início de sua carreira, em 1974, Leci participou de uma memorável gravação do programa Ensaio ao lado de Cartola. Em 1992, a sambista voltou ao programa com seu próprio repertório.

Gustavo Galo é integrante da banda Trupe Chá de Boldo e possui dois discos em carreira solo. Versátil, ele passeia por muitos ritmos, dentre eles, o samba.

 14 de dezembro – Toquinho com a participação de Versos Que Compomos na Estrada

Toquinho surgiu para o grande público apadrinhado pelo parceiro e amigo Vinicius de Moraes em sua fase pós bossa novista. A dupla gravou diversos programas “MPB Especial” (nome dado ao programa Ensaio em 1972, quando migrou da TV Tupi para a TV Cultura. Em 1990, o nome Ensaio foi retomado). Toquinho se tornou muito próximo de Fernando Faro e seguiu participando de diversos programas Ensaio no decorrer das décadas.

O duo Versos Que Compomos Na Estrada faz poesia musicada com perfume folk e um grande talento no violão.

Programa Ensaio - Fernando Faro, João Donato e Paulo Moura. Foto: Jair Bertolucci/CEDOC

Programa Ensaio – Fernando Faro, João Donato e Paulo Moura. Foto: Jair Bertolucci/CEDOC

 8 de fevereiro de 2018 – João Donato Trio com a participação de Saulo Duarte

Como nenhum outro músico do planeta – desde a década de 50 até os dias de hoje – João Donato permanece dialogando com os sons da (pós) modernidade e reverbera bossa-nova, samba, baião, bolero, jazz, música de concerto, canção popular, temas instrumentais, sons eletrônicos, até mesmo o funk, o hip hop, o rock. Foi em 1975 que Donato passou pelo programa Ensaio pela primeira vez. Sua última apresentação por lá foi em 2004.  Para o projeto, ele sobe ao palco acompanhado por Arismar do Espírito Santo (baixo) e Cleber Almeida (bateria).

Saulo Duarte é um dos grandes destaques da nova música brasileira. Guitarrista, cantor e compositor, ele possui três disco lançados, onde flerta com o carimbó, samba-rock, guitarrada, rock, reggae e outros ritmos quentes e dançantes.

8 de março de 2018 – Ná Ozzetti Trio com a participação de Mamparra  

Ná Ozzetti passou pelo Ensaio três vezes. Sua estreia na mira de Faro foi em 2002. Em 2005 participou como convidada da gravação de Ulisses Rocha. Em 2013, a cantora ícone da vanguarda paulista voltou ao Ensaio falando sobre as influências que carrega do trabalho de Carmen Miranda, entre outros temas.

Com um trabalho autoral há cinco anos, a banda Mamparra demonstra forte identidade e referência com artistas da Vanguarda Paulista.

Os shows dos dias 14 de dezembro e 08 de março serão antecedidos pelos debates: “Fernando Faro e seu legado histórico para a MPB” e “Fernando Faro e a trajetória do Rádio & TV no Brasil”, respectivamente. Quem irá conduzir as conversas será o curador do projeto Paulo Bastos, e os participantes serão Roberta Martinelli e Mino Carta no primeiro debate e Patricia Palumbo e Lillian Aidar no segundo debate.

CCBB

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 (acesso pelas estações de metrô Sé e São Bento)

Telefone: (11) 3113-3651

Horário: 20h

Preço: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia) clientes BB têm desconto de 50%

Ingressos pelo site.

 Leia também: ECONOMIA CRIATIVA EMBALA A RETOMADA DO CENTRO DE SÃO PAULO

COPAN: 7 ATRAÇÕES NO EDIFÍCIO-SÍMBOLO DE SÃO PAULO