Assine nossa Newsletterfique por dentro de tudo o que rola no centro

A Vida no Centro

Conheça todos os bares da Praça Roosevelt, o point da boemia no centro de São Paulo

Vibrante, a Praça Roosevelt tem bares para diferentes tipos de público e ocasiões, do happy hour ao esquenta da balada.Confira os detalhes e aproveite

A Praça Roosevelt, point dos skatistas, dos teatros e local de várias manifestações culturais e de lazer a céu aberto no centro de São Paulo, é a região da boemia no centro de São Paulo. Vibrante, a praça tem pelo menos 12 bares, que apresentam um perfil variado e acolhem a todos os públicos. Há opções de estabelecimentos para sentar numa mesa na calçada e tomar uma cerveja sossegado, outros que capricham nos petiscos e nos drinques e alguns com música ao vivo num volume que não atrapalha o bate-papo. Tem até karaokê e mesa de bilhar. Nos dias quentes, as mesinhas na calçada são as mais disputadas. Quem não consegue acaba ficando em pé mesmo.

LEIA TAMBÉM 
5 CAFÉS PARA REUNIÕES DE TRABALHO NO CENTRO DE SÃO PAULO
CONHEÇA OS BARES QUE ESTÃO AGITANDO A NOITE NA GALERIA METRÓPOLE

Todos os bares começam a funcionar no final da tarde ou à noite e fecham à 1h – quando boa parte dos frequentados se muda para a escadaria da praça em frente. Em relação aos dias de funcionamento,  alguns não abrem às segundas ou domingos. Por isso é recomendável que você se certifique desses detalhes no Facebook (clique no nome do bar na lista abaixo) do estabelecimento antes de se programar, pois pode eventualmente haver alterações na programação.

A relação neste post segue a ordem da localização dos bares na Praça Rooselvet, partindo da Rua da Consolação até a Rua Nestor Pestana. A lista também inclui o Bar da Graça Braga, o único que fica do lado oposto da praça, ponto tradicional de samba de raiz e famoso pela feijoada aos sábados – o único a funcionar durante o dia.

E aí, preparado para a jornada etílica rooseveltiana?

Então lá vai!

Espetinho do Biro

Bar Espetinho do Miro

Quem não gosta de um bom petisco entre uma cerveja e outra num happy hour ou no esquenta da balada? Como o nome sugere, o Espetinho do Biro, que tem mesas na calçada e também na parte interna, é repleto de opções de espetinhos (camarão, carne, medalhão de filé, linguiça apimentada e kafta), além de sanduíches e caldos. O acompanhamento pode ser com cervejas de garrafa grande, long neck, lata ou caipirinhas.

Endereço: Praça Roosevelt, 252
Aberto diariamente

Vinil Retrô Cafeteria e Tabacaria

Vinil Retrô Cafeteria e Tabacaria

Desde 1968 o seu Renato Orbetelli mantém sua barbearia e tabacaria no mesmo ponto, o número 230 da Praça Roosevelt. E, mais de 40 anos depois, o estabelecimento se transformou no gastrobar Vinil Retrô Cafeteria e Tabacaria, mantendo ainda a tabacaria na entrada do bar. Vale passar por lá lá. Clima agradável, mesinhas na calçada para tomar cerveja com os amigos e boa gastronomia. Com preços amigáveis, o Vinil Retrô é o melhor lugar da Roosevelt para jantar – o cardápio é variado, com massas, panquecas, sopas e escondinho. No ambiente interno, que conta com iluminação charmosa e aconchegante, os espaços são mais reservados e próprios para boas conversas.

Endereço: Praça Roosevelt, 230
Aberto diariamente

La Barca

Bar La Barca

Quer matar a larica antes de ir para a balada? No La Barca, o ponto forte são os salgadinhos. Logo na entrada já se vê a estufa sempre cheia de coxinhas, esfihas e outros assados, inclusive vegetarianos e veganos.  O bar não tem site nem Facebook.

Endereço: Praça Roosevelt, 226
Aberto diariamente

Bar do Espaço Satyros

Bar do Espaço Satyros

Vai ao teatro e quer tomar uma cerveja ou matar a fome antes? Pequeno, o bar dos Satyros é perfeito para isso. No balcão, no saguão, tem diferentes tipos de salgados. Do lado de fora também tem mesinhas.

Endereço: Praça Roosevelt, 134
Aberto de terça a domingo

Parlapatões

Parlapatões

O bar do Parlapatões é um espaço animado, com várias mesas no saguão e, dependendo do dia,  rola um som ao vivo bacana. Serve tanto para quem vai ao teatro como para quem quer apenas tomar umas cervejas e ficar de boa.

Endereço: Praça Roosevelt, 158 
Aberto de terça a domingo

Lekitsch Bar

Lekitsch Bar

Inaugurado na mesma época em que a nova Praça Roosevelt, em 2012, o Lekitsch Bar tem na decoração um de seus diferenciais. Ela mistura o kitsch e o retrô, com elementos de pop-art e referências ao universo de Quentin Tarantino e Amy Winehouse. O menu tem saladas caprese com molho de mostarda e mel, cuzcuz paulista de frango com salada verde e ceviche, além de petiscos, como bolinhos de mandioca, abóbora, polenta e bruschettas. É o único da praça que também tem almoço, nos fins de semana.

Endereço: Praça Roosevelt, 142
Aberto de terça a domingo à noite e sábado e domingo também para almoço

Bambolina 

Bambolina

Bar administrado pelo Satyros, é um bom lugar para relaxar e curtir um bom papo. Atrai um público diversificado, com forte presença LGBT. O cardápio tem petiscos, cachaças artesanais e drinques como Aperol e Gin Tônica. Ele tem algumas mesas nas calçada, mas a maioria está dentro do bar, que possui uma boa área interna. Com uma pegada underground e descolada, o Bambolina costuma preparar algumas atrações especiais, como bazares que unem arte, moda e venda de discos.

Endereço: Praça Roosevelt, 124
Aberto diariamente

Papo, pinga e petisco

Papo, Pinga e Petisco

Um dos mais tradicionais e frequentados da praça, o PPP, como é conhecido, costuma receber grupos de amigos que gostam de um bar animado para bater papo. A decoração faz o cliente pensar que está dentro de um antiquário e pode ficar horas só se distraindo com os objetos pendurados nas paredes e no teto.  O ponto tem história. Nos final dos anos 1950 e início dos 1960, no mesmo local funcionava o Farney’s, que depois virou Djalma’s, atual Pinga, Papo e Petisco. E foi lá que, no dia 5 de agosto de 1964, Elis Regina fez seu primeiro show em São Paulo. Além das cervejas, o bar tem uma ampla carta de cachaças, puras e em combinações, como a de jambu.

Endereço: Praça Roosevelt, 118
Aberto de terça a sábado

FreakOut Bar

Bar FreakOut

Com o conceito de bar/teatro, o Freakout atrai um público que gosta de arte, música e diversão. Além de DJs e música ao vivo, o bar tem karaokê no piso térreo e mesa de bilhar no andar de cima. O espaço superior pode ser alugado para festas, confraternizações e apresentações e stand up comedy. A entrada é gratuita, mas, se o cliente quiser cantar, deve desembolsar R$ 10 e, para jogar uma sinuquinha, R$ 3 a ficha. É boa pedida para ir com amigos.

Endereço: Praça, 108

Aberto de terça a sábado

Mr Cult

Mr Cult

Um bar que alia boemia, arte e cultura. O Mr. Cult é para quem gosta dessa combinação – que tal uma cerveja ou um drink ao som de um MPB? Com amplo espaço, aceita reservas e é um bom local para ir em grupos. É um bar animado, mas sem perder o clima aconchegante. Às sextas e sábados têm música ao vivo.

Endereço: Praça Roosevelt, 100
Aberto de terça a domingo

Bar Amigos do Zé

Bar Amigos do Zé

Inaugurado em 2013, o Bar Amigos do Zé tem a proposta de ser um lugar da camaradagem. É cerveja gelada e bons petiscos em um ambiente bem descontraído, em uma das pontas da Praça Roosevelt. Tem boas porções, e o melhor pastelzinho da praça.  O BaZ (fala-se bazê) é a sigla para o nome do bar.

Endereço: Praça Roosevelt, 92
Aberto de terça a domingo

Você vai se quiser (Bar da Graça Braga)

Bar Você vai se quiser (Bar da Graça Braga)

Único bar da lista que fica do lado oposto da praça, o Você Vai se Quiser é a casa do samba na Roosevelt. A roda acontece às sextas e sábados, a partir do final da tarde – nesses dias tem cobrança de couvert. Quem se encarrega de deixar o samba mais animado é a anfitriã e proprietária Graça Braga. Uma boa dica é aproveitar a feijoada, aos sábados.

Endereço: R. João Guimarães Rosa, 281 (quase na esquina com a Consolação)
Aberto de terça a sábado