Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Um dos mais antigos de São Paulo, a história do bairro da Luz conta a própria história do desenvolvimento da cidade
O bairro da Luz é um importante cartão postal de São Paulo e um mais antigos do Centro da cidade. Ao olhar para o bairro da Luz, visualizamos a própria história social de São Paulo. Como uma vitrine, a região acompanha as diversas transformações da cidade.
Tudo começou por volta de 1600, quando Antônio Camacho ganhou 200 lotes de terra. No ano seguinte, Domingos Luiz e sua esposa mudaram-se do Ipiranga para o bairro e construíram, então, uma capela de Nossa Senhora da Luz.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
A região era formada por pântanos. Pouco a pouco, eles foram aterrados, pontes edificadas e construídos locais como o Jardim da Luz, o primeiro jardim público da cidade. Inaugurado em 1825, inicialmente como um Jardim Botânico, era o único ponto de lazer da cidade na época.
Já em 1867, outro marco para a região: a Estação da Luz, uma das mais importantes estações ferroviárias de São Paulo, cuja arquitetura e relógio chamam atenção pela sua inspiração britânica e neoclássica, imitando o Big Ben e a Abadia de Westminster, com estruturas trazidas da Inglaterra, tendo seu complexo arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico.
As estradas de ferro romperam o isolamento de São Paulo, ligando a cidade ao litoral e ao Oeste do estado, transportando imigrantes e riquezas agrícolas e industriais. Hoje, com tanta tecnologia, é fácil se perder e esquecer o que representaram. A estrada de ferro era tão importante e inovadora que as pessoas esperavam na plataforma apenas para ver o trem chegar. Por seus saguões desfilaram figuras importantes da sociedade.
A decadência da região
A decadência da área teve início na década de 1950, quando empresas grandes ali instaladas se mudaram para outras áreas da cidade, como a Avenida Paulista, que coincidiu com o declínio das ferrovias e a valorização do transporte rodoviário na cidade.
Veja no vídeo mais detalhes sobre a região e a origem do nome Luz.
Link para o vídeo no Youtube.
Leia também: DICAS DE PASSEIO: CONHEÇA A HISTÓRIA, A CULTURA E A ARQUITETURA DO BAIRRO DA LUZ
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup