A Vida no Centro

CalçadaSP

CalçadaSP

Wans Spiess e Tony Nyenhuis são publicitários e criadores do CalçadaSP, iniciativa de ativismo urbano com olhar artístico. Aqui, eles usam as calçadas do centro para caminhar sobre diferentes temas da região mais pulsante da cidade.

Caminhada apreciativa pelo Centro de São Paulo na Virada Sustentável

CalçadaSP convida a fazer o caminho contrário ao propor um novo olhar sobre as calçadas da capital durante a Virada Sustentável, um olhar apreciativo

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Imagine sair pelas ruas acompanhado por Mário de Andrade e encontrar índios guaranis e sua voz de resistência. Mais à frente, ouvir Adoniran Barbosa e Elis Regina contando seus “causos” da sacada de um casarão histórico. Seguir com a multidão, cada vez mais avolumada, entoando sambas puxados pela VaiVai e embalar-se na música brasileira feita pelas ruas, como o ilêaiê e o hiphop. E, porque não, tresloucar-se com Oswald de Andrade e Anita Malfati, felizes ao encontrar com a amiga Tarcila do Amaral. Arte cênica, circo e música ocuparam as ruas no último final de semana durante o Cortejo da Memória Paulistana pela Jornada do Patrimônio 2019 (de 17 e 18 Agosto). Foi a exaltação daquilo que nossa querida Sampa tem para nos contar.

Mas a cidade é um conteúdo pronto e suas histórias estão ali, disponíveis no nosso caminho diário e sempre ao alcance dos nossos olhos. A calçada é um convite para experimentar a cidade e nos conduz por fatos, curiosidades, grafismos … você sabia que algumas são até consideradas arte?

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

É o que vamos ver na caminhada que o CalçadaSP preparou para a Virada Sustentável 2019. Um surpreendente passeio e um trajeto no centro com calçadas que valem ser conhecidas. A caminhada dura cerca de 1 hora, com pontos de conversa sobre as calçadas pelo caminho. Com início e ponto de encontro nas catracas do Metrô Praça da República, o grupo passa por lugares e calçadas muito vistas e pouco conhecidas. Como a calçada da Biblioteca Mário de Andrade, que inclusive é uma obra de arte.

Um dia diferente para quem gosta de novas experiências e se interessa por assuntos relacionados a cidades. Só quem conhece, cuida. Vamos?

SERVIÇO

DATA: 24/08 (sab)

HORÁRIO: 10h00 (procure chegar com 10 min de antecedência)

PONTO DE ENCONTRO: catracas do Metrô República

Por favor confirme sua participação através do email: wans.spiess@gmail.com

E para quem se interessa pelo caminhar, indicamos mais alguns eventos bem bacanas da Virada Sustentável 2019:

Os Prazeres e Surpresas de Andar em São Paulo

Andar a pé é uma maneira de se inspirar, entender a cidade, perder-se na multidão e até se conhecer melhor.

Dia 23/08, 9h00 na Unites Unibes Cultural – Auditório – Rua Oscar Freire, 2500

Mobilidade mais Humana

Especialistas discutem o conceito humano da mobilidade.

Dia 23/08, 14h00 na Unites Unibes Cultural – Auditório – Rua Oscar Freire, 2500

Expedição pelas Nascentes do Rio Água Preta

Conhecer algumas nascentes do Água Preta na Pompéia

Dia 25/08, 10h00 ponto de encontro no Sesc Pompéia  – Rua Clélia, 93

Siga o CalçadaSP no Instagram (www.instagram.com/calcadasp) e use #calçadasp para compartilhar suas fotos, elas podem fazer parte da galeria de calçadas do projeto.

Leia também: CONHEÇA A HISTÓRIA E VEJA O QUE FAZER NA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

OS NOVOS BARES E RESTAURANTES DE IMIGRANTES QUE ESTÃO RENOVANDO A GASTRONOMIA DO CENTRO DE SÃO PAULO