A Vida no Centro

CalçadaSP

CalçadaSP

Wans Spiess e Tony Nyenhuis são publicitários e criadores do CalçadaSP, iniciativa de ativismo urbano com olhar artístico. Aqui, eles usam as calçadas do centro para caminhar sobre diferentes temas da região mais pulsante da cidade.

Para descobrir Chão Paulo

Em 2020 o CalçadaSP vai fazer você olhar diferente para os pisos que formam o patchwork de calçadas de SP

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Da próxima vez que você estiver caminhando pela rua, procure dar uma boa olhada no chão onde pisa. Repare nos detalhes que a calçada te apresenta (sempre há algum) e tente responder: o que será que eles têm a nos dizer?

Esta é uma das perguntas que direcionam o nosso trabalho. Todo mundo sabe que adoramos fotografar as calçadas da cidade. O olhar apreciativo e muitos quilômetros andados nos permitiram capturar no nosso perfil @calçadasp a arte e o design quase sempre despercebidos bem debaixo dos nossos pés.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Mas nossa curiosidade nos levou mais longe … e, assim, descobrimos que os pisos têm algo para além da estética a nos contar.

A nossa relação com a cidade começa pela calçada, e dela surge um monte de assuntos, inclusive políticos, cotidianos e, porque não, vivenciais. É verdade que, tecnicamente, a falta de padrão e de cuidado com as calçadas é muito combatida. Há boas razões para isso … Mas, apenas cá entre nós: enquanto a solução não é encontrada, a gente usa a diversidade a nosso favor.

O projeto Descubra Chão Paulo traz a curadoria de temas variados sobre as dores e amores das calçadas da cidade. Com olhar artístico e escrita afetiva, o CalçadaSP vai abordá-los de um jeito absolutamente único e inovador.

Afinal, como diz o escritor Saint-Exupéry, “o essencial é invisível aos olhos”.

Para a estreia do projeto, em homenagem à nossa SP que completa 466 anos no próximo dia 25 de janeiro, trazemos como tema o desenho que virou símbolo da cidade e é nossa queridinha.

 01 – CALÇADAS HISTÓRICAS

Se você caminha por São Paulo com certeza já pisou em uma dessas por ai. Dizem que o então Prefeito Faria Lima, invejoso pelo Rio de Janeiro possuir um desenho de passeio público para chamar de seu (aquele das ondinhas), lançou um concurso cultural para a escolha do padrão das calçadas paulistanas. E foi assim, que em 1965, o formato geométrico que representa os contornos do mapa do estado de São Paulo ganhou a cidade.

Hoje, porém, os tradicionais ladrilhos estão sumindo aos poucos das calçadas paulistanas, seja pela falta de manutenção, seja por sua substituição por concreto, deixando nossa cidade um pouco mais triste. Obras pública, escolha dos donos dos imóveis e até mesmo modismos transformam em raridade ícones do cotidiano.

O “piso paulista”, como ficou conhecido este calçamento, é obra de Mirthes Bernardes. Nós já contamos esta história que você pode revisitar clicando aqui.

Gostou? Então, anote: a cada mês, um novo tema. Vamos juntos montar uma galeria de imagens para não deixar que o cinza tome conta das calçadas e apague o pachwork de memórias que caracterizam o chão da nossa cidade.

GALERIA DE CALÇADAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

Siga o CalçadaSP no Instagram (@calcadasp) e use #calçadasp para compartilhar suas fotos, elas podem fazer parte da galeria de calçadas artísticas do projeto.