Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Sesc 14 Bis abre no Bixiga com três andares com teatro, cafeteria, exposição, atividades físicas e lúdicas para crianças. Conheça o espaço
Um novo Sesc entrou em funcionamento na região central de São Paulo. A unidade Sesc 14 Bis, em frente à praça de mesmo nome, no Bixiga, abriu as portas no dia 6 de outubro de 2023.
O novo Sesc 14 Bis fica no local onde funcionava o prédio da Fecomércio, e já tinha um importante teatro, o Teatro Raul Cortez. Com 513 lugares, ele será um dos maiores da rede Sesc na cidade e além de peças teatros terá espetáculos de música, dança, circo e cinema.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Nesta fase inicial, três pisos do edifício estarão abertos ao público. O térreo, com espaço para exposições, loja, biblioteca e cafeteria, o primeiro andar, para atividades físicas e o terceiro, onde fica o teatro. O endereço é Rua Dr. Plínio Barreto, 285, e o local tem um amplo estacionamento no subsolo, com vagas para carros, motos e bicicletas.
O projeto completo prevê ainda a instalação de um restaurante (comedoria, na nomenclatura do Sesc) e a criação de outros espaços.
O Sesc 14 Bis é a primeira das três unidades anunciadas pelo Sesc na região a abrir as portas. A entidade vai ainda ocupar o antigo prédio do Mappin, como sede administrativa, e restaurar e reformar o prédio do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), também no Bixiga. Leia mais aqui: SESC ANUNCIA UNIDADES NO TBC E NA PRAÇA 14 BIS E CONFIRMA SEDE NO ANTIGO PRÉDIO DO MAPPIN
O Sesc 14 Bis
Instalada numa região com centenas de espaços culturais e uma história rica, desde a ocupação pela população negra, afrodiaspórica, e posteriormente se firmando como um bairro de imigração italiana, o Sesc 14 Bis nasce com o objetivo de se tornar um ponto de conexões entre culturas e um local de encontro dos moradores e visitantes da região, segundo o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda.
“O edifício se estabelecerá como um ponto de encontros. Uma praça como lugar de estar, do debate, do brincar e da promoção da democracia ativa como um exercício da cidadania plena. Essa unidade do Sesc chega para ser um espaço de coletividade e diálogo, em uma região marcada pela pulsante vida cultural com seus centros históricos, espaços cênicos de relevância e coletivos artísticos, estes responsáveis por manter vivo o ‘espírito de bairro’, mesmo num território central da cidade e verticalizado”, diz Danilo Miranda.
Conheça os espaços que já estão em funcionamento no Sesc 14 Bis
Térreo
Praça de Convivência: com pé direito duplo proporcionando o diálogo do edifício com a rua e o seu entorno, dará as boas-vindas ao visitante. Um ambiente para encontros e realização de atividades.
Espaço de Leitura: incentiva a troca de experiências literárias, culturais e educativas, com objetivo de promover o acesso ao livro.
Espaço de Brincar: instalação para bebês e crianças de até seis anos de idade, acompanhadas de responsável, que contempla a ideia da convivência lúdica.
Biblioteca: instalada em piso elevado para dialogar com todo o espaço de convivência a sua volta e com acervo de 3 mil títulos para empréstimo, entre obras de literatura brasileira, estrangeira, quadrinhos, poesia e artes, além de conteúdos que contemplam as principais áreas de atuação do Sesc, como meio ambiente, esporte e saúde. Jornais e revistas também serão disponibilizados para leitura no local.
Loja Sesc: ponto de convívio livre e para comercialização de produtos customizados, dos títulos publicados pela Edições Sesc e dos CDs e DVDs lançados pelo Selo Sesc.
Cafeteria: com opções de sopas, saladas, bebidas quentes e frias, salgados, doces e itens de bomboniere.
Sala de apoio à família: com poltrona para amamentação, micro-ondas, purificador de água, pia e bancada de apoio.
Central de Atendimento e Bilheteria: ponto de informações ao visitante e venda de ingressos. Nos dias de espetáculo no teatro, a bilheteria fica aberta até 30 minutos antes do fechamento da unidade.
Achados e Perdidos: os objetos ficam guardados por 30 dias. Itens não procurados no período são doados para instituições sociais.
Primeiro pavimento
Espaço de múltiplo uso de 1800 metros quadrados pensado para receber atividades de formatos e linguagens diversas, como aulas abertas, encontros e oficinas dos programas físico-esportivos, de tecnologias e artes e socioeducativas. Estruturas retráteis de paredes móveis em sistema deslizante possibilitam a realização simultânea de atividades distintas, todas com acesso gratuito e abertas ao público de todas as idades.
Segundo pavimento
Está o Teatro Raul Cortez que a partir de agora passa a incorporar à sua programação outras linguagens artísticas para além do teatro. Com espaço cênico privilegiado e plateia com 513 lugares, incluindo os assentos para pessoas com mobilidade reduzida que podem utilizar as plataformas acessíveis, o Teatro Raul Cortez será um dos maiores da rede Sesc na capital. Para os espetáculos com cobrança de ingresso, a política de preços vai seguir o padrão da rede Sesc e a aquisição será via internet ou na bilheteria das unidades.
Primeiro, segundo e terceiro subsolos
Estacionamento com 250 vagas para carro e moto, com serviço de manobrista.
Bicicletário disponível para todo o público. É necessário ter cadeado.
Sesc 14 Bis:
Endereço: R. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista
Horário de funcionamento: de terça a sábado, 10h às 21h; domingos e feriados, 10h às 19h
Veja programação aqui.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup