Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Depois das lives, agora o setor de cultura se organiza para oferecer opções mais elaboradas de cultura online
Primeiro foram as lives. Com grandes produções e bebedeira ou discretas, na cozinha de casa, elas deram o que falar e ocuparam o espaço nas redes sociais nas primeiras semanas de quarentena. Agora, passados três meses desde o início do isolamento, o setor cultural começa a se organizar para oferecer várias opções de cultura online. São espetáculos de teatro, óperas, filmes, exposições e até visita guiada por prédios históricos. Confira:
A companhia de teatro Os Satyros faz um espetáculo online, ao vivo, A Arte de Encarar o Medo. A peça traz cada um dos atores em sua casa, se apresentando através da plataforma Zoom, normalmente usada para reuniões. Trata-se do primeiro espetáculo deste tipo criado após o isolamento social.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Em um futuro distópico, pessoas tentam reconstruir histórias de uma vida anterior à pandemia. Em quarentena há 5.555 dias, isolados e angustiados, criaram um grupo na internet para se conectar. Esses amigos não entendem como ainda existe energia elétrica nem acesso à web, porque as emissoras de televisão e os jornais deixaram de existir e as cidades foram abandonadas. A depressão, a solidão, o medo do contágio, a angústia pela proximidade da morte e o desespero diante dos ataques diários contra a democracia brasileira perpassam as cenas do espetáculo.
As apresentações acontecem às sextas e sábado às 21h e domingos às 16h.
Os ingressos podem ser comprados na Sympla.
Leia também: A ARTE DE ENCARAR O MEDO DISCUTE VIDA CIBORGUE, NECROPOLÍTICA E PANDEMIA
O Barbeiro de Sevilha, do italiano Gioachino Rossini, A Viúva Alegre e Rigoletto são algumas das óperas disponíveis no You Tube do Theatro Municipal de São Paulo, dentro do projeto Reserva Municipal. O canal traz ainda o libreto das peças, além da opção de legenda em português do próprio You Tube.
O canal do Theatro Municipal traz ainda outras produções, como o espetáculo de dança A Biblioteca de Babel, com o Balé da Cidade de São Paulo, além de outros conteúdos.
O Itaú Cultural traz peças de teatro, adultas e infantis dentro da programação do Palco Virtual, disponível no site da instituição.
Alguns espetáculos, como Chapeuzinho Vermelho e Édipo Rei, na versão para crianças, e Frida Kahlo – Viva la Vida, com o Teatro do Ornitorrinco, ficam disponíveis somente até o dia 10. Outros continuam até agosto.
O site tem ainda aulas gratuitas, bate-papos e vários outros conteúdos online.
E, neste sábado, 11, entra no site a terceira temporada do Camarim em Cena. O primeiro episódio é uma entrevista com o bailarino e coreógrafo japonês Tadashi Endo, principal nome do butô na atualidade.
A entrevista, gravada em 2017, com mediação da jornalista Márcia Abos, integra a nova temporada, aberta no início do mês com o encontro com o ator Renato Borghi, segue até o final de julho com as conversas realizadas com o diretor e professor Antonio Januzelli, o Janô, e a cantora Angela RoRo.
Com um novo episódio a cada semana, o Camarim em Cena reúne, ao todo, 16 entrevistas gravadas entre 2016 e 2019, presencialmente na sede do Itaú Cultural, com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música. Dividida em quatro temporadas, a série aborda o ofício dos atuadores, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, inicia uma série de lives turísticas que vão proporcionar passeios virtuais às quintas-feiras, às 15h, por diversos prédios históricos e pontos turísticos da cidade de São Paulo. Já foram realizadas visitas ao edifício Martinelli e ao Edifício Mattarazzo, que podem ser vistas no Instagram da Secretaria de Turismo.
As lives turísticas são realizadas por guias especializados, que trazem dados e fatos históricos, além de curiosidades sobre cada local visitado. A ideia principal é promover os pontos turísticos da cidade de São Paulo, que se encontram fechados durante a quarentena para conter a disseminação do coronavírus, assim como valorizar cartões-postais que são parada obrigatória para turistas que venham a São Paulo.
O acesso é gratuito e pode ser feito pelos perfis: Facebook e Instagram: @turismoprefsp e Instagram: @saopauloturismo.
O Museu do Futebol tem várias exposições no Google Arts and Culture. Confira a lista:
Pacaembu – o estádio monumento
Mulheres, desobediência e resiliência
Celebre as Mulheres no futebol brasileiro
Lea Campos, a primeira árbitra
A “Michael Jackson”: Os primeiros chutes
A “Michael Jackson”: livre para jogar
A “Michael Jackson”: Seleção Brasileira e Europa
A “Michael Jackson”: o legado
Mário Américo: massagista das seleções
Estilo em campo: acessórios, cores e tecnologias na moda do futebol
Futebol de papel
O jogo e o povo
A Seleção em Poços de Caldas
A história da Camisa Canarinho: como o amarelo-ouro passou a vestir o Brasil
Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés
LEIA TAMBÉM
Há 100 anos, gripe espanhola matou 1% dos paulistanos. Leia entrevista com José Roberto Walker
Para estimular as pessoas a se manterem em suas casas durante o período de isolamento, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e as Organizações Sociais de cultura que fazem a gestão de espaços culturais, corpos artísticos, programas e eventos, criaram a campanha #Culturaemcasa. Pela iniciativa, o portal da secretaria traz uma grande oferta de conteúdo cultural online, como shows de música, concertos, visitas virtuais a museus, palestras, bate-papos, livros e espetáculos, entre outros. A lista é atualizada diariamente e pode ser acessada por meio deste endereço.
Outra opção é para quem gosta de cinema? A Petra Belas Artes à la carte, plataforma de streaming criada pelo Cine Belas Artes, traz uma programação especial que pode ser acessada pelo computador ou celular. Veja mais detalhes aqui.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup