A Vida no Centro

Janaina Soggia
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Jana Café Literário faz edições mensais na Biblioteca Mário de Andrade

Autores clássicos e contemporâneos se revezam na programação que acontece todo último domingo de cada mês. Veja programação completa

Depois de tocar um bem-sucedido café literário na Casa das Rosas por mais de um ano e meio, a professor de Literatura Janaina Soggia levou o Jana Café Literário para o templo maior de livros de São Paulo: a Biblioteca Mário de Andrade, na esquina da Rua da Consolação com Avenida São Luiz.

A programação será mensal, sempre no último domingo de cada mês – com exceção de dezembro, quando acontece antes. Em janeiro, foi a vez do clássico da inglesa Jane Austen, Orgulho e Preconceito. Em fevereiro, o livro escolhido é Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar.

Nos meses seguintes, haverá, entre outros, A Insustentável Leveza do Ser, O Grande Gatsby e A Revolução dos Bichos. Veja aqui a programação completa.

Foi o aumento do público que levou Janaina a procurar um local maior para o evento, que começou a ser realizado em maio de 2016 e em algumas edições já não conseguia acomodar todo o público sentado de forma confortável. Na Mário de Andrade, a procura está ainda maior, mas o espaço também permite acomodar mais gente.

Na lista de livros que serão discutidos neste ano, Janaina buscou misturar obras clássicas e contemporâneas, e manteve uma única regra: igual número de escritores homens e mulheres. “O objetivo é a formação do leitor”, diz Janaina, que faz mestrado em Literatura e dá aulas de Língua Portuguesa em colégios.

O evento começa às 15 horas, com uma palestra sobre o livro que será discutido, o autor e o contexto histórico em que a obra foi produzida. Em seguida, começam as perguntas e debates sobre o livro. Como diz o título, as discussões são acompanhadas de café e bolo.

Para participar, é preciso retirar o ingresso, gratuito, uma hora antes na recepção da Biblioteca.

Jana Café Literário

Onde: Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, esquina com Avenida São Luiz (estações Anhangabaú ou República do Metrô)

Quando: 25 de fevereiro, às 15h

Gratuito, com retirada de ingresso uma hora antes do evento.