Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Animes recentes e clássicos serão exibidos em mostra no CCSP em janeiro. Veja programação
O cinema do Centro Cultural São Paulo exibe, entre os dias 16 e 23 de janeiro, uma seleção de animações japonesas. Aproveitando o sucesso estrondoso da animação Your Name, que será exibida em janeiro na Sala Paulo Emílio, do Circuito SPCine, a seleção do Centro Cultural São Paulo incluiu duas maratonas. No sábado, dia 20, será exibida a maratona One Punch Man, uma sátira de ação aos super-heróis turbinados da cultura anime japonesa. No domingo, Usagi Drop, sobre um jovem de 30 anos que se vê pai da noite para o dia.
Também estão na programação clássicos como Akira, de Katsuhiro Otomo, e Nausicaa no Vale dos Ventos, de Hayao Miyazaki, considerado um dos grandes títulos de ficção científica de todos os tempos. E animações mais contemporâneas, como Patema Invertida, sobre um garoto que se vê em um mundo com a gravidade trocada, e Gantz:0, animação em CGI do famoso mangá de sobrevivência Gantz.
FILMES
Nausicaa no Vale dos Ventos, de Hayao Miyazaki
Kaze no tani no Naushika, Japão, 1985, 116 min, DCP, leg, 12 anos
A humanidade tenta sobreviver neste mundo em ruínas, dividida em pequenas populações e impérios, mil anos após os 7 Dias de Fogo, um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. Isolada pelo Mar da Corrupção e uma floresta tóxica com plantas e insetos gigantes, Nausicaa é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo em que tenta salvar seu povo dos reinos vizinhos.
Re: Cyborg 009, de Kenji Kamiyama
Japão, 2012, 103 min, digital, leg, 12 anos
Nove seres humanos normais de diferentes partes do mundo são sequestrados e transformados em ciborgues com poderes surpreendentes, criados com o propósito de serem usados como armas. Os nove ciborgues rebeldes começam a lutar contra os seus criadores, em nome da justiça e da paz no mundo. Décadas mais tarde, os nove ciborgues parecem sem alterações pelo tempo, mas eles vivem em um mundo onde a “justiça” tem tantas nuances quanto o número de pessoas que vivem no planeta. Qual é o seu lugar no mundo agora?
Maratona: Usagi Drop, de Unita Yumi
Usagi Drop, Japão, 2011, 242 min, digital, leg, 12 anos
Daikichi, um homem de 30 anos, tinha uma vida relaxada de solteiro até que um dia recebe a notícia de que seu avô morreu. Durante o velório, Daikichi conhece Rin, uma garota de 6 anos que era filha escondida do avô e que agora irá para onorfanato por não ser desejada pela família. Ao saber disso, Daikichi reage contra essa decisão e acaba preferindo adotar a menina. Assim, começa a nova vida do homem desorganizado com a menina bem educada.
Maratona: One Punch Man, de One
Wanpanman, Japão, 2015, 288 min, digital, leg, 16 anos
One Punch-Man conta a história de Saitama, um super-herói extremamente poderoso, que se entediou com a ausência dos desafios nas suas lutas contra o mal e procura encontrar um oponente digno.
Gantz: O, de Yasushi Kawamura e Keiichi Saitô
Gantz:o, Japão, 2016, 95 min, digital, leg, 18 anos.
Masaru Kato morreu em um acidente de carro. Surpreendentemente, ele acorda em um quarto que nunca viu. Lá ele conhece os membros do chamado Time Tokyo, cujo líder acabou de morrer. Junto com o Time Tokyo, Kato se vê no meio do fogo cruzado contra o Time Osaka, um bando de bandidos. Em meio a vários incidentes, Kato continua lutando com o objetivo de chegar em casa para encontrar o irmão.
Leia também: São Paulo do alto: conheça os mirantes do centro
Altino Arantes vai reabrir como Farol Santander, um espaço cultural pra agitar o centro de São Paulo
O Garoto e o Demônio, de Mamoru Hosoda
Bakemono no Ko, Japão, 2015, 118 min, dublado, livre.
Uma história de amizade entre Kyuta, um menino solitário que vive em Shibuya e Kumatetsu, uma fera sobrenatural que vive isolada em um mundo imaginário. Um dia, Kyuta foge para o mundo imaginário e conhece Kumatetsu, que se torna o seu guia espiritual. O encontro deles se transforma em uma grande aventura.
O Castelo de Cagliostro, de Hayao Miyazaki
Rupan sansei: Kariosutoro no shiro, Japão, 1981, 100 min, dublado, livre.
Lupan é um ladrão famoso e após um roubo bem sucedido percebe que foi enganado e que roubou notas falsas. Disposto a encontrar a origem do dinheiro falso, ele descobre que o dinheiro vem de um país distante e esquecido, já famoso pela fabricação de dinheiro falso no mundo todo, e encontra Clarisse, a herdeira da família real de Cagliostro. Clarisse, está em perigo devido ao segredo que sua família esconde.
Akira, de Katsuhiro Ôtomo
Akira, 1989, Japão, 124 min, DCP, 12 anos
Kaneda é um líder da gangue de motoqueiros, que tem um amigo próximo envolvido em um projeto governamental secreto chamado Akira. Para salvar seu amigo, Kaneda pede ajuda para vários grupos, como ativistas anti-governo, políticos gananciosos, cientistas irresponsáveis e poderosas forças militares. Durante o confronto, Tetsuo recebe uma força sobrenatural que resulta em conseqüências para o resto de sua vida.
Patema Invertida, de Yasuhiro Yoshiura
Sakasama no Patema, Japão, 2013, 100 min, digital, 12 anos
Em um mundo futurístico, Patema é uma jovem menina que vive em um complexo industrial. Certo dia, enquanto explorava as fronteiras da cidade, ela tropeça em um grande poço e começa a cair para cima. Quando chega à superfície, ela está de cabeça para baixo e é resgatada pelo jovem Age. Patema descobre nesse lugar estranho que a gravidade funciona de maneira invertida e que as pessoas da superfície são proibidas a olhar para o céu. Os dois resolvem se aventurar juntos para descobrir o que está por trás de seus mundos.
PROGRAMAÇÂO
Sala Lima Barreto, com classificação indicativa de 16 anos.
16/1, terça-feira
17h Castelo de Cagliostro
19h30 – Akira
17/1, quarta-feira
15h – O Garoto e o Demônio
17h30 – Gantz: O
20h – Re:Cyborg 009
18/1, quinta-feira
15h – Castelo de Caglistro
17h30 – Re:Cyborg 009
20h – Gantz: O
19/1, sexta-feira
15h – O Garoto e o Demônio
17h30 – Patema Invertida
20h – Nausicaa do Vale dos Ventos
20/1, sábado
15h – Maratona One Punch Man 1 – eps 01, 02, 03 e 04
17h – Maratona One Punch Man 2 – eps 05, 06, 07 e 08
19h – Maratona One Punch Man 3 – eps 09, 10, 11 e 12
21/1, domingo
15h – Maratona Usagi Drop 1 – eps 01, 02, 03 e 04
17h – Maratona Usagi Drop 2 – eps 05, 06, 07 e 08
19h – Maratona Usagi Drop 3 – eps 09, 10 e 11
22/1, terça-feira
15h – Patema Invertida
17h – Akira
19h30 – Nausicaa do Vale dos Ventos
Onde: Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade – estação Vergueiro do metrô
Tel: (11) 3397 4002
Grátis
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup