Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
As cervejarias no Centro de São Paulo oferecem muito mais do que um simples chope; veja nossa lista e aproveite o boom cervejeiro na região
Por Francine Costanti | O Centro de São Paulo se transformou num novo polo gastronômico da cidade. E isso também inclui as cervejarias, que têm feito muito sucesso entre os paulistanos. Nos últimos meses, começaram a pipocar novas cervejarias no Centro de SP, com bebidas que levam aromas de frutas, sabores mais amargos e até algumas feitas com chocolate. Tem pra todos os gostos.
Com um leque vem variado de produtos, as cervejarias do Centro de São Paulo oferecem muito mais do que um simples chope. A tendência tem sido proporcionar uma experiência aos clientes que procuram experimentar combinações e ingredientes cada vez mais exóticos.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Se você já é apreciador de cerveja ou quer conhecer ambientes para degustar sua bebida preferida, veja a nossa lista de cervejarias imperdíveis no Centro.
Perto de completar um ano, a cervejaria é mais uma opção no meio de tantos outros bares que ficam na Praça Roosevelt. Apreciadores de cervejas gourmet já são freqüentadores assíduos do bar, que conta com 16 torneiras de rótulos nacionais e internacionais. As cervejas são servidas direto no balcão, onde fica o cardápio, e podem ser acompanhadas de petiscos e sanduíches. A melhor dica para quem não conhece os rótulos é pedir sugestões para os atendentes.
Rua da Consolação, 455
Segunda das 16h à 1h/ Terça a sábado das 12h à 1h/ Domingo: 12h às 21h
Telefone (11) 98477-8849
Como chegar: Na estação República do metrô, desembarque na saída “Sete de Abril” e siga reto, em direção ao edifício Copan. Ao chegar, vire à esquerda em direção à Rua da Consolação. O bar fica logo à direita, na esquina com a Praça Roosevelt.
Três sócios e amantes da cerveja já fabricavam a bebida, mas não tinham um ponto fixo para vendê-las. Até que, em agosto de 2017, decidiram abrir um espaço para comercializar uma própria marca. Ainda que a maioria dos rótulos seja produzida por parceiros, a casa tem espaço para uma produção em pequena escala. O ambiente é bem descolado e prático, com um balcão enorme e algumas mesas de madeira. São 15 torneiras – alguns rótulos também na versão lata – e você ainda pode levar sua cerveja preferida pra casa, embalada em garrafas exclusivas da casa. As comidinhas ficam por conta dos food trucks estacionados na calçada.
Rua Fortunato, 236 – Vila Buarque
Quarta a sexta das 17h às 22h30 /Sábado das 12h às 22h30 / Domingo das 14h às 20h30 / Segunda e terça é fechado
Como chegar: Desça na estação Santa Cecília no sentido “Largo Santa Cecília”. Continue pela Rua Dona Veridiana, vire à direita na Rua Canuto do Val e à esquerda na Rua Fortunato. O bar fica à direita.
Ambiente agradável e atendimento rápido. Esses são os pontos altos do lugar, que pertence à Cervejaria Colorado. Vale a pena ir até lá, escolher uma mesa e experimentar os chopes servidos direto das torneiras. As opções são Cauim (com mandioca), Indica (com rapadura), Demoiselle (com café) e Appia (com trigo e mel). Ao lado do balcão há uma estante com produtos Colorado. Você ainda pode pedir delivery da cerveja e dos petiscos.
Rua Augusta, 976
Terça a sexta das 18h à meia-noite / Sábado das 16h à meia-noite / Domingo das 16h às 22h /Segunda é fechado
Telefone: (11) 2768-6077
Como chegar: Desça na estação Consolação e vá sentido Rua Augusta, no lado centro. O bar fica à esquerda.
Essa é a segunda unidade da cervejaria em São Paulo – a primeira fica no Itaim Bibi – que oferece rótulos da própria marca. São oito tipos de cerveja para todos os gostos, como APA, IPA, Larger, Red Ale, Stout e Weiss. As bebidas são servidas na torneira ou em garrafas de 330ml, 600ml, 1 litro e o menu degustação. Para quem não conhece alguns tipos de cervejas artesanais, no balcão há uma tela para descrever cada tipo. Acompanhe um gole e outro com uma porção de carne seca e mandioca ou linguiça acebolada.
Rua Augusta, 1246
Segunda a quarta das 17h às 1h /Quinta a sábado das 17h às 2h/Domingo é fechado
Telefone: (11) 2838-0954
Como chegar: Desça na estação Consolação e vá sentido Rua Augusta, no lado centro. O bar fica à esquerda.
Se você procura um lugar descolado e decoração hipster, vá ao Lira Bar. A casa oferece um cardápio enorme de cervejas artesanais – feitas na casa e também de outras marcas brasileiras -, cachaças, vinhos e, para acompanhar, diversos tipos de queijos embutidos feitos por produtos locais. Há uma prateleira enorme de bebidas que você pode comprar e levar para casa ou pegar da geladeira para tomar ali mesmo nas mesas ou na escada do lado de fora. Experimente a cerveja da casa “Laranjon” com a tábua de petiscos. Um ambiente perfeito para os dias mais quentes!
Rua Marquês de Itu, 1039 – Santa Cecília
Terça a sexta das 17h às 23h / Sábado das 14h às 23h / Domingo das 16h às 22h / Segunda é fechado
Telefone: (11) 2528-3786
Como chegar: Desça na estação Santa Cecília no sentido “Largo Santa Cecília”.Continue pela Rua Dona Veridiana e vire à direita na Marquês de Itu.
Como diz o nome, a cervejaria tem um sistema bem diferente e criativo. Você cadastra um cartão no balcão e pode se servir do chope de sua preferência direto na torneira. A cada pedido, é preciso colocar o cartão no painel correspondente (que explica cada rótulo) e encher seu copo. Uma das torneiras serve água para lavar os copos antes de mais uma rodada. Ao final, você paga com cartão apenas o que consumiu. São quinze opções de cerveja, como APPA, Stout, IPA e Weiss e algumas são feitas com sabores frutas, como jabuticaba, mirtillo, morango, framboesa e pêssego. Se quiser levar sua cerveja preferida é só encher uma garrafa da casa e colocar na sacola. Além dos balcões em frente às torneiras há mesas do lado de fora.
Rua Barão de Tatuí, 402 – Santa Cecília
Quarta a sexta das 17h à 0h / Sábado das 13h à 0h / Domingo das 13h às 21h / Segunda e terça é fechado
Telefone: (11) 2894-2149
Como chegar: Desça na estação Santa Cecília sentido “Largo Santa Cecília” e vá em direção à Rua Frederico Abranches. Vire à esquerda na R. Martim Francisco, à direita na Baronesa de Itu e novamente à direita na Barão de Tatuí. Você vai caminhar cerca de 700 metros.
Há cerca de um ano, dois amigos apaixonados por cerveja e pelo Centro decidiram abrir um bar dedicado à bebida. O ambiente moderninho – com visual industrial e mesas de madeira por todo o salão – tem torneiras com chopes feitos na própria casa e outros rótulos criados por parceiros paulistanos. O cardápio que acompanha as bebidas é extenso e cheio de gostosuras, como pão de linguiça, bolinho de mandioca, torresmo de barriga de porco, além de sanduíches e até sobremesas. O diferencial da cervejaria são os vinte tipos de cachaças vindas de todas as regiões do Brasil, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Rua Jesuíno Pascoal, 101 – Vila Buarque
Terça a sexta das 18h à meia noite /Sábado das 16h às 23h /Domingo e segunda é fechado
Telefone: (11) 4179-7534
Como chegar: Desça na estação Santa Cecília no sentido “Largo Santa Cecília”. Vire à esquerda na Frederico Abranches e à direita na Rua Jesuíno Pascoal.
Quer experimentar cervejas do mundo todo? No The Joy são mais de 100 rótulos nacionais e importados, com 16 torneiras de chopes bem populares lá fora, como Heineken, Guiness, Paulaner, Vedett, Brooklyn Brown Ale, Erdinger e London Pride. A casa tem um visual que lembra um pub antigo, mas como mesas grandes no salão. Nos dias quentes, você pode beber ao ar livre sentado na bancada de madeira que fica na frente do bar. Além das bebidas, a cervejaria também serve almoço e, à noite, o ideal é pedir uma porção de nachos com chili. O atendimento da casa é impecável!
Maria Antônia, 330 – Vila Buarque
Segunda a sábado das 11h30 às 2h/ Domingo é fechado
Telefone: (11) 3628-0691
Como chegar: Desça na estação Santa Cecília no sentido “Largo Santa Cecília” e vá em direção à Rua Dona Veridiana. Vire à esquerda na Maria Antônia. Você vai caminhar cerca de 900 metros.
LEIA TAMBÉM
Bares e botecos japoneses: veja as dicas para o happy hour na Liberdade
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup