Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Monarco, Marina de La Riva, Fabiana Cozza e Royce do Cavaco se apresentam com grupos de samba em espaços ao ar livre do centro. Veja programação
Celebrado em 2 de dezembro, o Dia Nacional do Samba terá uma programação especial para comemorar a data, com shows gratuitos no centro de São Paulo a partir desta sexta-feira, dia primeiro.
“O samba é um estilo musical querido dos paulistanos. Com essa comemoração ao ar livre, a Secretaria de Cultura quer reunir o público em pontos estratégicos do centro para dançar e se divertir, honrando o legado dos grandes sambistas e abrindo espaços para as novas vozes do gênero”, diz o secretário municipal de Cultura, André Sturm.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
A Praça do Patriarca abre a programação, no dia 1º, às 18h, com o show do grupo Samba de Rainha, que recebe como convidada a cantora Marina de La Riva, para homenagear as grandes vozes femininas deste gênero musical. O repertório conta com músicas de Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Alcione.
No dia 2, sábado, às 16h, o Boulevard São João recebe as rodas de samba da Comunidade Pagode da 27 e sua convidada especial, a sambista Fabiana Cozza, que trazem ao palco o samba de raiz e releitura de clássicos.
A programação continua no próximo fim de semana. O compositor Monarco da Portela, referência do samba nacional, se apresenta no Coreto da Praça Antonio Prado, no dia 8 de dezembro, às 18h, com o grupo Terreiro de Compositores, um movimento cultural da zona leste que traz canções autorais interpretadas em rodas de samba semanais.
No dia 9, é a vez do grupo Na Palma da Mão, que em conjunto com o cantor Royce do Cavaco faz uma roda de samba com sucessos de várias épocas.
Para finalizar a programação no centro, o samba de terreiro será reverenciado pelo Glória ao Samba na Praça das Artes, no dia 10 de dezembro. Em homenagem aos dez anos de formação, rodas de samba apresentarão repertório de sambas de quadra, sambas-enredo de escolas que estão fora do eixo das grandes escolas cariocas, além de samba de terreiro.
Programação completa:
CENTRO
Samba de Rainha convida Marina de La Riva
Dia 1º, às 18h
Praça do Patriarca
Pagode da 27 convida Fabiana Cozza
Dia 2, às 16h
Boulevard São João
Terreiro de Compositores convida Monarco da Portela
Dia 8, às 18h
Coreto da Praça Antonio Prado
Na Palma da Mão convida Royce do Cavaco
Dia 9, às 16h
Praça da República
Glória ao Samba
Dia 10, às 14h
Praça das Artes
Gratuito
Leia também:
SÃO PAULO DO ALTO: CONHEÇA OS MIRANTES DO CENTRO DA CIDADE
CCBB TRAZ SHOWS DE LECI BRANDÃO, TOQUINHO, JOÃO DONATO E NÁ OZZETTI EM HOMENAGEM A FERNANDO FARO
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup