Viaduto Santa Efigênia passa por reforma. Prefeitura diz que vai manter desenho do mosaico do piso
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Gilberto Gil faz show pre-inauguração do Sesc 24 de Maio com transmissão pela web. Veja detalhes
Visitamos o Sesc 24 de Maio, que abre neste fim de semana com uma programação especial e começa a funcionar normalmente na segunda-feira, dia 22.
Veja a programação completa nestes dois links:
Antes, no dia 17, quinta-feira, o cantor e compositor Gilberto Gil faz uma transmissão pela web apresentando o espaço, com pocket show com um repertório de canções que dialogam com as referências sonoras da região. No entorno do Sesc, por exemplo, estão as galerias do Rock e do Reggae, dois gêneros presentes em músicas de Gil.
A piscina no terraço, com capacidade para 400 pessoas, é o grande atrativo do novo Sesc. Para tristeza de muita gente, apenas funcionários de empresas ligadas ao Sesc (comércio e serviços) podem ser associadas à entidade e usar a piscina. Não-associados podem frequentar atividades se houver vagas, e participar das atividades culturais, gratuitas ou pagas.
Mas há muitas atrações para o público em geral: restaurante, cafeteria, teatro, exposições e grande variedade de aulas. O funcionamento das 9h às 21h de terça a sábado e das 9h às 18 domingos e feriados também deve aumentar o movimento na região, que normalmente fica vazia após o fechamento do comércio.
O prédio, que já foi a luxuosa sede da Mesbla e foi totalmente reformado com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha e do escritório de arquitetura MMBB, foi apresentando à imprensa nesta terça-feira. Funcionários ainda trabalham em ritmo acelerado para finalizar os últimos detalhes, concluir a limpeza e instalar os últimos equipamentos. Já começaram também a montar as primeiras exposições.
A reforma incluiu a modificação interna de todo o prédio, construído nos anos 1930. Apenas a estrutura externa de concreto foi aproveitada. Todas as paredes e a parte central, que ficava sob uma cúpula, foram retiradas e quatro grandes pilares de concreto foram instalados para sustentar a estrutura da piscina.
As paredes externas foram substituídas por paredes de vidro, com uma belíssima estrutura metálica interna.
A reforma durou quase dez anos, de acordo com a administração do Sesc por causa da complexidade de se realizar uma obra deste porte numa área de tanto movimento, com restrições para o trânsito de caminhões de grande porte e horários para a realização da obra.
“É muito divertido transformar um lugar em algo diferente”, diz o arquiteto.
Para o gerente regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, a reforma transformou o antigo prédio numa série de praças empilhadas, já que todos os andares têm vista para a rua e podem ser vistas da rua.
“Temos uma visão privilegiada da nossa vizinhança e das vida cotidiana da centro”, diz Paulo Mendes da Rocha sobre as paredes transparentes do edifício.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Love Cabaret, na Rua Araújo, quer se tornar um "parque de diversões para adultos" e mostrar diversidade de corpos
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Veja a relação de filmes para conhecer São Paulo a partir de múltiplos olhares; lista traz longas-metragens de ficção e documentários, e algumas obras podem ser vistas no YouTube
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
Restauro não é só arquitetônico, mas também dos usos, diz Frederico Lohmann, superintendente do Cultura Artística sobre café, livraria e restaurante que serão instalados dentro do espaço aumentando o movimento durante o dia na Nestor Pestana
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup