A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Cervejarias no Centro de SP: lugares que todo cervejeiro precisa conhecer

As cervejarias do Centro de São Paulo oferecem muito mais do que um simples chope; veja nossa lista e aproveite o boom cervejeiro na região

Por Francine Costanti

O Centro de São Paulo se transformou num novo polo gastronômico da cidade. E isso também inclui as cervejarias, que têm feito muito sucesso entre os paulistanos. Nos últimos meses, começaram a pipocar novas casas na região central com bebidas que levam aromas de frutas, sabores mais amargos e até algumas feitas com chocolate. Tem pra todos os gostos.

Com um leque vem variado de produtos, as cervejarias do Centro de São Paulo oferecem muito mais do que um simples chope. A tendência tem sido proporcionar uma experiência aos clientes que procuram experimentar combinações e ingredientes cada vez mais exóticos.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Lista de cervejarias no Centro de SP

Se você já é apreciador de cerveja ou quer conhecer ambientes para degustar sua bebida preferida, veja a nossa lista de cervejarias imperdíveis no Centro.

Tap Tap - cervejarias no centro de sp

TapTap

Perto de completar um ano, a cervejaria é mais uma opção no meio de tantos outros bares que ficam na Praça Roosevelt. Apreciadores de cervejas gourmet já são freqüentadores assíduos do bar, que conta com 16 torneiras de rótulos nacionais e internacionais. As cervejas são servidas direto no balcão, onde fica o cardápio, e podem ser acompanhadas de petiscos e sanduíches. A melhor dica para quem não conhece os rótulos é pedir sugestões para os atendentes.

Rua da Consolação, 455
Segunda das 16h à 1h/ Terça a sábado das 12h à 1h/ Domingo: 12h às 21h
Telefone (11) 98477-8849
Como chegar:  Na estação República do metrô, desembarque na saída “Sete de Abril” e siga reto, em direção ao edifício Copan. Ao chegar, vire à esquerda em direção à Rua da Consolação. O bar fica logo à direita, na esquina com a Praça Roosevelt.

Dogma - cervejarias no centro de sp

Dogma Bar

Três sócios e amantes da cerveja já fabricavam a bebida, mas não tinham um ponto fixo para vendê-las. Até que, em agosto de 2017, decidiram abrir um espaço para comercializar uma própria marca. Ainda que a maioria dos rótulos seja produzida por parceiros, a casa tem espaço para uma produção em pequena escala. O ambiente é bem descolado e prático, com um balcão enorme e algumas mesas de madeira. São 15 torneiras – alguns rótulos também na versão lata – e você ainda pode levar sua cerveja preferida pra casa, embalada em garrafas exclusivas da casa. As comidinhas ficam por conta dos food trucks estacionados na calçada.

Rua Fortunato, 236 – Vila Buarque
Quarta a sexta das 17h às 22h30 /Sábado das 12h às 22h30 / Domingo das 14h às 20h30 / Segunda e terça é fechado
Como chegar:  Desça na estação Santa Cecília no sentido “Largo Santa Cecília”. Continue pela Rua Dona Veridiana, vire à direita na Rua Canuto do Val e à esquerda na Rua Fortunato. O bar fica à direita.

Bar do Urso - cervejarias no centro de sp

Bar do Urso

Ambiente agradável e atendimento rápido. Esses são os pontos altos do lugar, que pertence à Cervejaria Colorado. Vale a pena ir até lá, escolher uma mesa e experimentar os chopes servidos direto das torneiras. As opções são Cauim (com mandioca), Indica (com rapadura), Demoiselle (com café) e Appia (com trigo e mel). Ao lado do balcão há uma estante com produtos Colorado. Você ainda pode pedir delivery da cerveja e dos petiscos.

Rua Augusta, 976
Terça a sexta das 18h à meia-noite / Sábado das 16h à meia-noite / Domingo das 16h às 22h /Segunda é fechado
Telefone: (11) 2768-6077
Como chegar: Desça na estação Consolação e vá sentido Rua Augusta, no lado centro. O bar fica à esquerda.

Cervejaria Gordo - cervejarias no centro de sp

Cervejaria do Gordo

Essa é a segunda unidade da cervejaria em São Paulo – a primeira fica no Itaim Bibi – que oferece rótulos da própria marca. São oito tipos de cerveja para todos os gostos, como APA, IPA, Larger, Red Ale, Stout e Weiss. As bebidas são servidas na torneira ou em garrafas de 330ml, 600ml, 1 litro e o menu degustação. Para quem não conhece alguns tipos de cervejas artesanais, no balcão há uma tela para descrever cada tipo. Acompanhe um gole e outro com uma porção de carne seca e mandioca ou linguiça acebolada.

Rua Augusta, 1246
Segunda a quarta das 17h às 1h /Quinta a sábado das 17h às 2h/Domingo é fechado
Telefone: (11) 2838-0954
Como chegar: Desça na estação Consolação e vá sentido Rua Augusta, no lado centro. O bar fica à esquerda.

Lira Bar - cervejarias no centro de sp

Lira Bar Empório

Se você procura um lugar descolado e decoração hipster, vá ao Lira Bar. A casa oferece um cardápio enorme de cervejas artesanais – feitas na casa e também de outras marcas brasileiras -, cachaças, vinhos e, para acompanhar, diversos tipos de queijos embutidos feitos por produtos locais. Há uma prateleira enorme de bebidas que você pode comprar e levar para casa ou pegar da geladeira para tomar ali mesmo nas mesas ou na escada do lado de fora. Experimente a cerveja da casa “Laranjon” com a tábua de petiscos. Um ambiente perfeito para os dias mais quentes!

Rua Marquês de Itu, 1039 – Santa Cecília
Terça a sexta das 17h às 23h / Sábado das 14h às 23h / Domingo das 16h às 22h / Segunda é fechado
Telefone: (11) 2528-3786
Como chegar: Desça na estação Santa Cecília no sentido “Largo Santa Cecília”.Continue pela Rua Dona Veridiana e vire à direita na Marquês de Itu.

Cerveja a granel - cervejarias no centro de sp

Cerveja a Granel

Como diz o nome, a cervejaria tem um sistema bem diferente e criativo. Você cadastra um cartão no balcão e pode se servir do chope de sua preferência direto na torneira. A cada pedido, é preciso colocar o cartão no painel correspondente (que explica cada rótulo) e encher seu copo. Uma das torneiras serve água para lavar os copos antes de mais uma rodada. Ao final, você paga com cartão apenas o que consumiu. São quinze opções de cerveja, como APPA, Stout, IPA e Weiss e algumas são feitas com sabores frutas, como jabuticaba, mirtillo, morango, framboesa e pêssego. Se quiser levar sua cerveja preferida é só encher uma garrafa da casa e colocar na sacola. Além dos balcões em frente às torneiras há mesas do lado de fora.

Rua Barão de Tatuí, 402 – Santa Cecília
Quarta a sexta das 17h à 0h / Sábado das 13h à 0h / Domingo das 13h às 21h / Segunda e terça é fechado
Telefone: (11) 2894-2149
Como chegar: Desça na estação Santa Cecília sentido “Largo Santa Cecília” e vá em direção à Rua Frederico Abranches. Vire à esquerda na R. Martim Francisco, à direita na Baronesa de Itu e novamente à direita na Barão de Tatuí. Você vai caminhar cerca de 700 metros.

Cervejaria Central - cervejarias no centro de sp

Cervejaria Central

Há cerca de um ano, dois amigos apaixonados por cerveja e pelo Centro decidiram abrir um bar dedicado à bebida. O ambiente moderninho – com visual industrial e mesas de madeira por todo o salão – tem torneiras com chopes feitos na própria casa e outros rótulos criados por parceiros paulistanos. O cardápio que acompanha as bebidas é extenso e cheio de gostosuras, como pão de linguiça, bolinho de mandioca, torresmo de barriga de porco, além de sanduíches e até sobremesas. O diferencial da cervejaria são os vinte tipos de cachaças vindas de todas as regiões do Brasil, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Rua Jesuíno Pascoal, 101 – Vila Buarque
Terça a sexta das 18h à meia noite /Sábado das 16h às 23h /Domingo e segunda é fechado
Telefone: (11) 4179-7534
Como chegar: Desça na estação Santa Cecília no sentido “Largo Santa Cecília”. Vire à esquerda na Frederico Abranches e à direita na Rua Jesuíno Pascoal.

The Joy - cervejarias no centro de sp

The Joy

Quer experimentar cervejas do mundo todo? No The Joy são mais de 100 rótulos nacionais e importados, com 16 torneiras de chopes bem populares lá fora, como Heineken, Guiness, Paulaner, Vedett, Brooklyn Brown Ale, Erdinger e London Pride. A casa tem um visual que lembra um pub antigo, mas como mesas grandes no salão. Nos dias quentes, você pode beber ao ar livre sentado na bancada de madeira que fica na frente do bar. Além das bebidas, a cervejaria também serve almoço e, à noite, o ideal é pedir uma porção de nachos com chili. O atendimento da casa é impecável!

Maria Antônia, 330 – Vila Buarque
Segunda a sábado das 11h30 às 2h/ Domingo é fechado
Telefone: (11) 3628-0691
Como chegar: Desça na estação Santa Cecília no sentido “Largo Santa Cecília” e vá em direção à Rua Dona Veridiana. Vire à esquerda na Maria Antônia. Você vai caminhar cerca de 900 metros.

LEIA TAMBÉM
Bares e botecos japoneses: veja as dicas para o happy hour na Liberdade

Categorias e tags

O que fazer Onde comer e beber
Francine Costanti

Francine Costanti

Francine Costanti é jornalista, e seus textos - na maioria sobre cultura e entretenimento - já passearam por algumas redações de portais e agências. Como inspiração pessoal, a ideia aqui é explorar a cena de música e literatura do Centro de São Paulo, desde os contos literários de Mário de Andrade até as letras de Emicida. Esse espaço é feito para e por todos. Por isso fique à vontade para deixar sugestões.