QUEM SOMOS

A Vida no Centro é uma plataforma jornalística especializada no Centro de São Paulo. Fundada em agosto de 2017 pelos jornalistas e empreendedores Denize Bacoccina Clayton Melo, profissionais com ampla experiência em grandes veículos de mídia e também como líderes de diferentes projetos digitais no mercado, o portal produz jornalismo original e confiável sobre uma grande diversidade de temas relacionados à região central de São Paulo, como dicas e sugestões para o leitor aproveitar a cidade (onde ir, o que fazer, onde comer e beber, turismo, cultura e lazer) e também discussões sobre urbanismo e o futuro da vida urbana.   

Desde sua fundação, com a proposta de fazer um jornalismo hiperlocal, o portal tem como missão apurar e publicar reportagens factualmente precisas para que as pessoas possam formar suas próprias opiniões e tomar decisões bem informadas.

Além do portal jornalístico, atuamos por meio de newsletter, redes sociais, eventos, podcasts, vídeos e outros formatos especiais de conteúdo. Já realizamos duas edições do Festival A Vida no Centro (2019 e 2020), com shows, tours, debates e feira de economia criativa, e diversas edições do Diálogos A Vida no Centro, nossa arena de discussões que coloca frente a frente cidadãos, poder público, especialistas e empresas para discutir o Centro de São Paulo. Além disso, também fomos os curadores e organizadores oficiais da edição 2022 do festival internacional World Creativity Day na cidade de São Paulo, com mais de 60 horas de programação gratuita para a população e atividades em diferentes da região central e da Vila Madalena.   

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

Pelo conjunto de todo esse trabalho, recebemos o Prêmio SP + Digital duas vezes (2022 e 2023), concedido pela SP Turis, e fomos Finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para as Artes 2022. A plataforma também já foi tema de diferentes reportagens de grandes veículos (TV, rádio, jornais, revistas e portais) e nossos fundadores constantemente são entrevistados como fontes para reportagens sobre o Centro realizadas pela grande imprensa.

PRINCÍPIOS EDITORIAIS

Nossos princípios editoriais são a honestidade, a transparência e o equilíbrio. Acreditamos que o trabalho jornalístico é parte importante da luta pelo direito à cidade, com ampliação da cidadania, gestão democrática e amplo acesso por toda a população aos serviços e recursos públicos, como saúde, educação, segurança, espaço público, turismo e cultura.

Somos apartidários e sem vínculos com poderes políticos e econômicos. A Vida no Centro é uma startup de jornalismo independente, financiada majoritariamente com recursos próprios e é comandada pelos seus fundadores, Denize Bacoccina e Clayton Melo. 

Nosso propósito é, por meio do jornalismo independente, contribuir para uma cidade mais justa, sustentável e solidária. Acreditamos na ressignificação do Centro de São Paulo como um lugar não só para trabalhar, mas também morar, empreender, se divertir, fazer turismo e programas culturais.

Nossa visão é de que o Centro está se efetivando como um polo cultural, gastronômico e de inovação na cidade. Isso vem acontecendo aos poucos e por iniciativa das próprias pessoas, seja de forma individual, coletiva ou pelo empreendedorismo. Mas é preciso dar visibilidade, conectar todos os atores envolvidos, discutir os problemas da região e, assim, amplificar os efeitos desse movimento. E colocar o Centro da cidade no centro da vida em sociedade.

POLÍTICA DE CORREÇÃO DE ERROS

Não temos compromisso com o erro. Apuramos nossas informações com cuidado, checando sempre sua veracidade e buscando fontes qualificadas para as matérias.

Caso algum erro venha a ser publicado, ele será corrigido de maneira ágil e transparente. Se percebermos internamente ou recebermos a notificação de conteúdo errado, nossos editores vão verificar a informação e, se for confirmado o erro, ele será corrigido e uma errata será adicionada à matéria, informando aos leitores do erro e da alteração, bem como do momento em que ela foi feita.

Para reportar um erro, envie e-mail para contato@avidanocentro.com.br

QUEM FINANCIA O NOSSO JORNALISMO

Não publicamos matérias pagas e toda e qualquer publicidade, publicada em forma de banners ou patrocínio a eventos, é devidamente informada ao leitor. A fim assegurar nossa independência editorial, o portal não aceita interferência de patrocinadores ou do poder público, seja nas pautas jornalísticas, edição ou publicação de conteúdo. Nossas principais fontes de receita são publicidade e patrocínios a projetos. As marcas, no entanto, só podem patrocinar produtos, campanhas de conscientização ou projetos sem poder de opinar no conteúdo jornalístico nos diversos canais da plataforma.

DE QUEM É O A VIDA NO CENTRO 

A Vida no Centro é uma empresa privada, criada pelos jornalistas Clayton Melo e Denize Bacoccina.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Vida no Centro valoriza a sua privacidade e adota procedimentos para zelar pela segurança dos dados pessoais de nossos usuários. Coletamos apenas dados de navegação de forma anônima e dados de e-mail para recebimento da nossa newsletter, mediante consentimento explícito a partir de preenchimento de formulário específico. Não compartilhamos seus dados com terceiros. Em caso de dúvida, entrar em contato pelo e-mail: contato@avidanocentro.com.br

EXPEDIENTE

DENIZE BACOCCINA

Cofundadora e editora

Jornalista com mais de 30 anos de experiência em redações e projetos digitais no Brasil e no exterior. Formada em Comunicação pela Puccamp, tem especialização em Relações Internacionais pela UnB e em Antropologia pela Escola de Sociologia e Política (Fesp-SP).

É cofundadora e diretora da plataforma A Vida no Centro e editora do Observatório da Imprensa, do Projor.

Foi repórter de Economia do jornal O Estado de S. Paulo, correspondente internacional da BBC Brasil em Londres e Washington e repórter em Brasília, Chefe da Sucursal da IstoÉ Dinheiro em Brasília, superintendente executiva de Agências e Conteúdo Digital da EBC, Country Manager nos países de língua portuguesa da agência internacional de vídeos Ruptly e Head de Conteúdo Editorial do Experience Club.

Fez reportagens em dezenas de países em vários continentes, especialmente em temas relacionados a economia e política internacional. Desde 2017, atua também com jornalismo hiperlocal no Centro de São Paulo.

Contato: denize@avidanocentro.com.br

CLAYTON MELO

Cofundador e editor

Jornalista com 27 anos de experiência em redações e no desenvolvimento de projetos digitais, tem MBA em Marketing pela FGV e faz pós-graduação no Master em Foresight e Design de Futuros pela ESPM. É consultor e estrategista de projetos de conteúdo digital multimídia (trilhas de conteúdo, webséries, podcasts e videocasts).

Foi editor da Istoé Dinheiro, Gazeta Mercantil e da rede de sites de tecnologia IDG e repórter do Meio e Mensagem. Também foi colunista da Exame e da Fast Company Brasil, além de já ter colaborado para diversas publicações. Atualmente, escreve sobre novas mídias e tendências no jornalismo para o portal Observatório da Imprensa, do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo.

Com ampla experiência nas áreas de digital, inovação, criatividade, negócios e sustentabilidade, é membro do Conselho Curador do Bioeonomy Amazon Summit, evento anual da bioeconomia organizado na Amazônia pelo Pacto Global da ONU e a gestora de investimentos KPTL.

Durante dois anos (2023 e 2024), morou em Angola, onde atuou como consultor para a implantação de um portal de notícias, integração multiplataforma (TV, rádio, portal e redes sociais) e programas de treinamento em jornalismo digital para profissionais angolanos.

Contato: clayton@avidanocentro.com.br

ONDE ENCONTRAR O CONTEÚDO DO A VIDA NO CENTRO