Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Decreto assinado pelo governador João Dória proíbe funcionamento do comércio entre 24 de março e 7 de abril, com exceção de supermercados, padarias e açougues
O governador de São Paulo, João Dória, decreta neste sábado quarentena em todo o Estado de São Paulo entre os dias 24 de março a 7 de abril. Todo o comércio deve ficar fechado, com exceção de supermercados, padarias, açougues. Bancos e lotéricas também poderão funcionar.
Bares, cafés e restaurantes podem funcionar apenas para serviço de delivery, só com portas fechadas.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Todos devem ficar em casa, exceto serviços essenciais. O governador destacou que esta é a data inicial do decreto, que pode ser ampliado, se for necessário.
Também estão excluídos do decreto de quarentena do Estado de São Paulo hospitais, farmácias, clínicas, postos de combustíveis, construção civil, transportadoras, armazéns, telemarketing, empresas de segurança e manutenção.
Ônibus, trens, metrôs e aplicativos de transporte podem continuar operando.
Indústrias não estão incluídas na quarentena e podem continuar funcionando normalmente, para garantir o abastecimento.
Dória destaca que o decreto de quarentena visa reduzir a circulação de pessoas, mas resguardar o abastecimento. Empresas devem garantir que seus funcionários trabalhem com condições de higiene e segurança.
Na cidade de São Paulo, o comércio já estava fechado desde a sexta-feira, dia 20, por um decreto do prefeito Bruno Covas, que ainda permitia o funcionamento de restaurantes. Agora, a cidade fica incluída na quarentena geral do Estado, até o dia 7 de abril.
A prefeitura já havia determinado, no dia 17 de março, situação de emergência na capital. Assim, “todos os cursos, oficinas e eventos similares promovidos pelo município de São Paulo estão suspensos”. A medida determina também o “fechamento imediato de museus, bibliotecas, teatros e centros culturais públicos municipais, além da suspensão de programas municipais que possam ensejar a aglomeração de pessoas, tais como o ‘Ruas Abertas'”.
Na quarta-feira, 18, o governo do Estado anunciou a liberação de R$ 500 milhões para aquecer a economia do Estado no enfrentamento ao coronavírus (COVID-19). Haverá ainda um pacote especial para as empresas dos setores de Turismo, Viagens, Economia Criativa e Comércio, com financiamento que serão concedidos pelo Banco do Povo e Desenvolve SP – O Banco do Empreendedor.
Veja aqui informações oficiais sobre o coronavírus.
E que tal aproveitar este tempo de recolhimento em casa para curtir um filme, ler uma coisa interessante? Temos várias entrevistas, podcasts e artigos aqui no portal.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup