A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Quer aprender sobre ópera? O Theatro Municipal tem curso gratuito no YouTube

O curso sobre ópera do Theatro Municipal tem aulas que abordam do surgimento do gênero às classificações vocais

Como surgiu a ópera? Como funcionam as tramas e quais as formas musicais que sustentam esse gênero artístico? Essas são algumas das questões abordadas no curso sobre ópera oferecido pelo Theatro Municipal de São Paulo.

Gratuitas, as aulas são ministradas pela musicóloga Ligiana Costa, especializada em ópera barroca e apresentadora do podcast do Municipal. Com doutorado pelas Universidades de Tours (França) e Milão (Itália), ela conduz um curso livre de introdução ao gênero mais longevo do teatro musical do ocidente pensado para todos os públicos. Dos ouvintes assíduos dessa arte aos iniciantes.

Gravado pela própria apresentadora, de sua casa, o conteúdo está disponível na internet e de forma gratuita, sem necessidade de cadastro. Basta acessar o YouTube do Theatro Municipal e assistir quando e onde quiser.

Módulos

O curso é dividido em três módulos e ao todo são seis aulas, disponíveis no YouTube do Municipal e podem ser assistidas a qualquer momento. Cada episódio tem duração de até 30 minutos.

Nas duas primeiras aulas, um conteúdo teórico e histórico sobre o nascimento desta arte. O que existia antes da ópera? Quais foram as buscas estéticas que culminaram nesta forma de teatro musical inteiramente cantado? Como a ópera, inicialmente um divertimento da corte, se torna pública e possível para um público pagante?

Nas aulas três e quatro, o assunto é dramaturgia e formas musicais. Como funcionam os libretos? Como funcionam as tramas? Quais são as formas musicais que sustentam musicalmente a ópera? Ligiana Costa traça um panorama para entender como se forma a ópera e como avaliar uma produção operística do ponto de vista estrutural.

E nos dois últimos episódios o curso aborda a arte de excelência e precisão técnica que é o canto lírico. Aqui, a professora traz breve história da vocalidade lírica e as diversas classificações vocais presentes em uma ópera, que de forma simples e conhecida do grande público são divididas em tenor, soprano, mezzo soprano, barítono, baixo e contralto. E para melhor compreensão dos estilos, entra em cena o Coro Lírico para interpretar trechos de árias gravadas a capela por alguns dos integrantes do corpo artístico do Theatro Municipal que desde 1939 compõe as montagens da casa.

Links para assistir às aulas – Iniciação à Ópera
Aula 1: O Nascimento da Ópera – parte 1
Aula 2: O Nascimento da Ópera – parte 2
Aula 3: Dramaturgia Musical – parte 1
Aula 4: Dramaturgia Musical – parte 2
Aula 5: Vozes Líricas – parte 1
Aula 6: Vozes Líricas – parte 2

Clayton Melo

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero com MBA em Marketing pela FGV, é curador cultural, analista de tendências, com formação na Escola Panamericana de Artes, e palestrante – já falou em instituições como Facebook, Google Campus, Mackenzie, ESPM, Cásper Líbero, Anhembi Morumbi, Campus Party e Festival Path. É especialista no desenvolvimento de projetos digitais de conteúdo, com estratégias de construção de audiências e comunidades, e experiência em Storytelling (ESPM), Inbound Marketing, Growth Hacking e Planejamento de Conteúdo para SEO. Neste espaço, escreve sobre tendências urbanas, futuro das cidades, inovação e cultura.