Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Zé Celso Martinez Corrêa, fundador do Teatro Oficina e gênio que revolucionou o teatro brasileiro, também nos ensinou a importância de humanizar a vida na cidade
Zé Celso, somos eternamente gratos por tudo o que você nos proporcionou.
Gratidão por ter sido esse artista revolucionário que mudou definitivamente o teatro brasileiro.
Gratidão por transformar a cultura brasileira e nos ensinar, como um mensageiro de Dioniso, que a vida tem de ser celebrada, festejada e vivida intensamente.
Gratidão por ter fundado, junto com outros grandes artistas, o Teatro Oficina, em 1958, esse monumento da cultura brasileira que fica aqui juntinho da gente, no Bixiga, e que tantas histórias, risos e lágrimas provocou em nós.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Gratidão por sua luta contra a ditadura, que te prendeu e te fez sofrer muito.
E gratidão também pela luta em defesa da criação do Parque do Bixiga.
Luta essa que nós, aqui do Centro, fazemos questão de continuar e levar adiante.
Não deixaremos seu legado em defesa de um parque para a cidade se perca diante de caprichos de gente poderosa que desconhece o significado da palavra humanidade.
É como você disse em entrevista ao A Vida no Centro, quando perguntamos a você sobre como se poderia resolver a pendência em relação à criação do parque:
“Vai se resolver com o apoio da multidão. Com o desacovardamento de todos, de toda a sociedade que está no andar de baixo. Não acredito que virá nada de cima. Mas pode ser que tenham uns caras que se abram e compreendam que a vida é mais importante do que o dinheiro, que a natureza aberta é muito mais importante”.
É isto, Zé:
com o Parque do Bixiga, você nos relembrava, para além da grandeza das suas realizações no teatro, que a cidade é para as pessoas, que a cidade é todos nós. Que a cidade pode ser o lugar do encontro, da poesia e da alegria.
Evoé, Zé!
Evoé, Parque do Bixiga!
LEIA TAMBÉM:
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup