A Vida no Centro

Origens paulistanas

Vera Lucia Dias atua como guia cultural na cidade de São Paulo. Tem graduação em Turismo e pós em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Conselheira de Turismo, representou a Secretaria Municipal de Cultura e o Sindicato de Guias do Estado de São Paulo. Nascida no bairro da Mooca, publicou em 2008 “O Tupi em São Paulo Vocabulário de nomes tupis nos bairros paulistanos” pela editora Plêiade. Busca a reflexão sobre a presença Guarani nas aldeias da cidade.

Cidade das águas, São Paulo

A colunista Vera Lucia Dias escreve sobre os rios de São Paulo, que hoje estão cobertos e pela urbanização da cidade

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

“Mas porém, rio, meu rio, de cujas águas eu nasci,

Eu nem tenho direito mais de ser melancólico e frágil,

Nem de me estrelar nas volúpias inúteis da lágrima!

Eu me reverto às tuas águas espessas de infâmias…”

Mário de Andrade (A meditação sobre o Tietê)

A cidade de São Paulo, antes aldeia Piratininga, tem como característica geográfica a presença de muitas águas em seu solo. São riachos, dois grandes rios, o Tietê e o Pinheiros, ribeirões, cachoeiras. Duas grandes represas. A Billings, nome do americano Asa Billings, responsável por supervisionar a construção de barragens. E a Guarapiranga.

Existem cachoeiras na zona norte, entre elas a Engordador, no Parque Estadual da Cantareira, declarado como Reserva da Biosfera pela Unesco. E na zona sul a Sagui, na Área de Proteção Ambiental Capivari-Mono. Nessas regiões há presença de rica fauna com tucanos, corujas, jaguatiricas, capivaras. Pelo território a flora encontrada é composta de araçás, goiabas, jabuticabas, uvaias, manacás, sumarés, ypês ou jacarandás.   

As aldeias do povo indígena Guarani são muito importantes no espaço ainda preservado. Eles têm conhecimento sobre a lida com rios. Buscam um bom viver e são responsáveis pela preservação e proteção da Mata Atlântica com manejo e equilíbrio do meio natural e demais seres cuidando com maestria da riqueza ambiental de São Paulo.

Um grande vale localizado a 760 metros acima do mar recebe riachos lá do alto do espigão da Paulista com seus 800 metros. Desses o Saracura com suas sete nascentes circulando correntes subterrâneas pela avenida 9 de Julho, o Itororó pela avenida 23 de Maio. O Bixiga, o riacho Anhangabaú e muitas outras minas formando águas que desaguam no Tamanduateí. Este por sua vez desagua no Tietê.

O Tamanduateí foi um dos mais violentados em seu curso retificado, que ora corre canalizado ora passa no meio de avenidas, como a suplicar olhares. Somente nas cheias de dezembro a março quando seu leito sobe é que percebemos sua força. Muito triste, o rio de tamanduás ser tão pouco preservado em suas margens.

Águas de São Paulo. A cuidar.     

Glossário tupi

Anhangabaú – água do rosto do diabo; bebedouro dos demônios; rio dos malefícios (água salobra/figueira brava)

Araçá – fruta, planta mirtácea

Cambuci – pote

Capivara – comedor de capim

Capivari – rio das capivaras

Coruja – kaburé

Goiaba – acoyaba; agregado de caroços

Guarapiranga – garça vermelha

Itororó – barulho da água entre as pedras

Jabuticaba – iabutikaba; gordura de jabuti; árvore das mirtáceas”; fruto em forma de botão

Jacarandá – iakarandá; árvore da família das leguminosas

Jaguatirica – morro das onças

Lambari – araberi; peixe

Manacá – manaká, planta solanácea

Sagui – saguim; símio

Saracura – saracura; ave

Sumaré – variedade de orquídea

Tamanduateí – rio dos tamanduás

Tietê – rio profundo; rio por excelência

Uvaia – fruta azeda

Ypê – ipê; casca grossa

Referências bibliográficas: Eduardo de Almeida Navarro, Tupi Antigo; Francisco da Silveira Bueno, Vocabulário Tupi-Guarani; Vera Lucia Dias; O Tupi em São Paulo.

Leia também: RUAS COM NOMES TUPIS NO CENTRO DE SÃO PAULO