
Cine Copan vai reabrir com o patrocínio do Nubank, como Nu Cine Copan
Nu Cine Copan começa a funcionar como teatro neste mês e, após reforma, será transformado num complexo cultural que terá ainda café, bar e espaços de eventos
Denize Bacoccina
O antigo Cine Copan, fechado desde 2008, será reaberto em meados do próximo ano, rebatizado de Nu Cine Copan, numa parceria entre o Nubank e Viva do Brasil. O novo projeto contempla a integração com a Galeria Pivô, que terá seu primeiro piso transformado em café e foyer do Nu Cine Copan. Com a parceria, todos os clientes Nubank pagarão meia entrada nos cinemas e outras atrações do espaço.
O cinema faz parte do projeto inicial do Copan, projetado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer – que depois transferiu o projeto para Carlos Lemos e foi construir a nova capital federal, Brasília. O atraso no início das obras, por questões financeiras, fez com que o edifício fosse inaugurado apenas em 1966.

O projeto de reforma devolve ao Centro de São Paulo um cinema que foi inaugurado em 1970 e funcionou até 1988. Nos anos seguintes o local virou um teatro e entre 2000 e 2008 o espaço foi ocupado por uma igreja. Saiba mais sobre a história do Cine Copan aqui.

Como é o Nu Cine Copan
O Nu Cine Copan será um cinema imersivo com capacidade para 442 lugares, tela LED com 17 metros de largura e som Dolby Atmos. Além da tela, haverá também um palco para apresentações teatrais, além de outras salas que permitem a criação de um espaço multiuso, inclusive para eventos. “Será um cinema evento. É um cinema em sua essência, mas com possibilidade de ter outras artes também”, disse o CEO da Viva do Brasil, José Aragão. A ideia, segundo ele, é ter filmes populares, que ocupem a totalidade da sala, e também integrar o circuito de festivais, lançamentos especiais, sessões comentadas, encontro com artistas e outros eventos.


Uma peça de teatro vai, inclusive, inaugurar a sala, ainda em obras. A partir do dia 19 de fevereiro e até o dia 19 de abril, estará em cartaz a peça Hamlet, com uma montagem especialmente concebida para o local. O palco será montado no espaço da futura plateia do cinema e o público de 350 pessoas será acomodado onde será instalada a tela. A peça tem direção de Rafael Gomes e conta com Gabriel Leone no elenco e os ingressos já podem ser adquiridos neste link.
Veja aqui um vídeo:
https://www.instagram.com/reel/DUWT6duElSr
Veja como será o Nu Cine Copan:
Obras e inauguração
As obras começam em abril e se estendem por um ano e três meses. A previsão é inaugurar o cinema em junho de 2027.
A parceria entre Viva do Brasil e Nubank tem a duração inicial de cinco anos após a reabertura do espaço, com investimento em parte privado e também usando leis de incentivo à cultura e programas culturais.

Complexo cultural
O Nu Cine Copan fará parte de um complexo cultural, com acessos pela entrada do cinema, na galeria do Copan, e também pelo espaço hoje ocupado pelo Pivô, ao lado da livraria Megafauna. O complexo vai contar com espaço gastronômico, bar, loja e espaços para conferências e eventos. A galeria Pivô vai continuar ocupando um espaço, agora integrado como cinema.
A Viva do Brasil já administra outro projeto cultural no Centro de São Paulo, o Centro Cultural Instituto Brasileiro de Teatro (iBT), um prédio de 7,5 mil metros quadrados na Avenida Brigadeiro Luís Antonio, próximo ao acesso para a Avenida 23 de Maio.

O Pivô está instalado no Copan desde 2011, um dos pioneiros em transformar o edifício em novo ponto de encontro da cultura e gastronomia no Centro. Nesses 15 anos, o Pivô já realizou mais de 80 exposições de 900 artistas e recebeu 120 mil visitantes.

Bradesco também reforma prédio histórico
O edifício Nova Central, prédio do Bradesco que fica em frente ao edifício Copan e foi durante décadas uma agência bancária, está sendo reformado pelo banco com um investimento de R$ 200 milhões e previsão de entrega no início de 2027. O projeto prevê escritórios do banco entre o quinto e o vigésimo andar, para acomodar 2,2 mil funcionários. Os primeiros cinco pavimentos serão destinados a lojas, restaurantes e outros espaços abertos ao público.


