A Vida no Centro

CalçadaSP

Wans Spiess e Tony Nyenhuis são publicitários e criadores do CalçadaSP, iniciativa de ativismo urbano com olhar artístico. Aqui, eles usam as calçadas do centro para caminhar sobre diferentes temas da região mais pulsante da cidade.

A pé no Centro

Um passeio por algumas fotos do CalçadaSP, especialmente escolhidas para dialogar com o Centro da cidade

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

O Centro de São Paulo é, sem dúvida, um dos lugares preferidos do CalçadaSP. Como em nenhum outro lugar, a diversidade dos tipos de calçada se confunde com os muitos pés que caminham por aqui. Um cenário propício para descobrirmos padrões, cores e formas que se destacam nos vestígios deixados pelo vai e vem do dia a dia.

Quando fomos convidados pelo A Vida no Centro para expor as nossas fotos na primeira edição do Diálogos A Vida no Centro, sabíamos que a escolha seria difícil. O evento foi idealizado para servir de inspiração para aqueles que querem redescobrir o Centro da cidade. Seguindo esta direção, procuramos trazer fotos que traduzissem história, resistência ou, simplesmente, a vida que pulsa por aqui. Uma composição que mostra as belezas despercebidas no passo rápido, em contraponto com as tristezas que já conhecemos. Uma oportunidade para desacelerar e refletir.

O que mostrou que estamos no caminho certo é que Mobilidade foi unanimidade nas falas sobre as maiores vantagens do Centro. De fato, a topografia do espaço facilita o deslocamento a pé, e a região é facilmente acessada por transporte público e até por bicicleta. Claro que também foi citada a necessidade de conservação das vias para os pedestres, e este é um tema que o CalçadaSP quer acompanhar bem de perto nos próximos meses.

Se você não pôde estar presente ao evento (não perca o próximo), que tal conferir ao vivo onde estão as calçadas escolhidas? Criamos um passeio a pé que parte de um dos lugares de concentração do CalçadaSP, o icônico Edifício Planalto. Você pode brincar de #caçacalçada ao se inspirar nas fotos do roteiro publicado no Mapa A Pé no Centro.  Quem sabe não nos cruzamos caminhando por ai?

Acesse o mapa e clique nos ícones para ver as fotos.

Ahh …. e não deixe de seguir nossos passos também no Instagram @calcadasp.