Viaduto Santa Efigênia passa por reforma. Prefeitura diz que vai manter desenho do mosaico do piso
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Edifício inaugurado em 1939 foi construído pra ser sede do Banespa, mas banco resolveu se instalar no Altino Arantes
A antiga loja do Mappin, em frente ao Theatro Municipal, vai virar uma unidade do Sesc. A loja de departamentos funcionou no prédio até 1999, quando a empresa foi à falência. Nos últimos anos havia ali uma unidade das Casas Bahia, que fechou há algumas semanas. O Sesc ainda não divulgou o prazo de início das obras ou previsão para inauguração.
Prédio histórico
Este prédio é muito importante para a história de São Paulo. Tanto a história quanto a memória afetiva de muitos paulistanos. Quem se lembra de, quando criança, se arrumar para ir fazer compras “na cidade”?
O edifício, batizado de João Brícola, foi projetado em 1936 pelo arquiteto Elisário Bahiana, o mesmo que fez o Viaduto do Chá e o Jockey Club de São Paulo, e inicialmente seria a sede do Banespa, o Banco do Estado de São Paulo que na época era um dos maiores do país.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Quando o prédio ficou pronto, o Banespa achou que o local não era adequado, muito distante do centro financeiro da época (na Praça Antônio Prado). O banco então fez uma troca com a Santa Casa, e levou o banco para o edifício Altino Arantes (atual Farol Santander). A Santa Casa alugou o prédio para o Mappin, que anteriormente ficava do outro lado do Viaduto do Chá, onde é hoje a Praça do Patriarca.
O Mappin inaugurou sua megaloja no João Brícola em 1939 e durante muito tempo, até que nos anos 1970 o comércio de rua começou a sofrer a concorrência dos shopping centers. O Mappin funcionou ali até 1999, quando foi decretada a falência. Alguns anos depois, a Casa Bahia ocupou o prédio, até o começo deste ano.
Por coincidência, o Sesc 24 de Maio, a dois quarteirões de distância, foi instalado onde antes era a Mesbla, outra grande loja de departamentos, concorrente do Mappin.
Leia também: PISCINA NO TOPO E VISTA PANORÂMICA? CONHEÇA O SESC 24 DE MAIO
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Love Cabaret, na Rua Araújo, quer se tornar um "parque de diversões para adultos" e mostrar diversidade de corpos
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Veja a relação de filmes para conhecer São Paulo a partir de múltiplos olhares; lista traz longas-metragens de ficção e documentários, e algumas obras podem ser vistas no YouTube
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
Restauro não é só arquitetônico, mas também dos usos, diz Frederico Lohmann, superintendente do Cultura Artística sobre café, livraria e restaurante que serão instalados dentro do espaço aumentando o movimento durante o dia na Nestor Pestana
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup