A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Antiga loja Mappin vai virar unidade do Sesc

Edifício inaugurado em 1939 foi construído pra ser sede do Banespa, mas banco resolveu se instalar no Altino Arantes

A antiga loja do Mappin, em frente ao Theatro Municipal, vai virar uma unidade do Sesc. A loja de departamentos funcionou no prédio até 1999, quando a empresa foi à falência. Nos últimos anos havia ali uma unidade das Casas Bahia, que fechou há algumas semanas. O Sesc ainda não divulgou o prazo de início das obras ou previsão para inauguração.

Prédio histórico

Este prédio é muito importante para a história de São Paulo. Tanto a história quanto a memória afetiva de muitos paulistanos. Quem se lembra de, quando criança, se arrumar para ir fazer compras “na cidade”?

O edifício, batizado de João Brícola, foi projetado em 1936 pelo arquiteto Elisário Bahiana, o mesmo que fez o Viaduto do Chá e o Jockey Club de São Paulo, e inicialmente seria a sede do Banespa, o Banco do Estado de São Paulo que na época era um dos maiores do país.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Quando o prédio ficou pronto, o Banespa achou que o local não era adequado, muito distante do centro financeiro da época (na Praça Antônio Prado). O banco então fez uma troca com a Santa Casa, e levou o banco para o edifício Altino Arantes (atual Farol Santander). A Santa Casa alugou o prédio para o Mappin, que anteriormente ficava do outro lado do Viaduto do Chá, onde é hoje a Praça do Patriarca.

O Mappin inaugurou sua megaloja no João Brícola em 1939 e durante muito tempo, até que nos anos 1970 o comércio de rua começou a sofrer a concorrência dos shopping centers. O Mappin funcionou ali até 1999, quando foi decretada a falência. Alguns anos depois, a Casa Bahia ocupou o prédio, até o começo deste ano.

Por coincidência, o Sesc 24 de Maio, a dois quarteirões de distância, foi instalado onde antes era a Mesbla, outra grande loja de departamentos, concorrente do Mappin.

Leia também: PISCINA NO TOPO E VISTA PANORÂMICA? CONHEÇA O SESC 24 DE MAIO

Categorias e tags

Cidades
Denize Bacoccina

Denize Bacoccina

Denize Bacoccina é jornalista e especialista em Relações Internacionais. Foi repórter e editora de Economia e correspondente em Londres e Washington. Cofundadora do projeto A Vida no Centro, mora no Centro de São Paulo. Aqui é o espaço para discutir a cidade e como vivemos nela.