Avenida Paulista volta a abrir para os pedestres aos domingos
Projeto Paulista Aberta para os pedestres volta neste domingo, com fechamento para veículos e abertura para lazer entre 8h e 12h
A Paulista Aberta volta neste fim de semana. A partir do dia 18 de julho a Avenida Paulista volta a fechar para veículos e abrir para o lazer de pedestres entre 8h e 12h em toda a extensão, entre a Rua da Consolação e a Praça Oswaldo Cruz.
De acordo com a Prefeitura, a abertura se dá agora porque 70% da população adulta da cidade já foi vacinada contra a Covid-19 com pelo menos uma dose de vacina.
A avenida estava fechada ao público desde março de 2020, por causa da pandemia de coronavírus. Antes desse fechamento, a Paulista ficava o dia inteiro aberto aos pedestres aos domingos, desde 2015, como conta este documentário:
QUER SABER COMO A PAULISTA FOI FECHADA AOS CARROS? VÍDEOS CONTAM A HISTÓRIA E SEUS CONFLITOS
De acordo com a Prefeitura, a reabertura se dá em caráter experimental e devem ser seguidos todos os protocolos sanitários estabelecidos pela Vigilância Sanitária, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento entre as pessoas, sem aglomerações. Por este motivo, foi escolhido o horário da manhã, normalmente mais tranquilo e com menor número de frequentadores.
A partir do funcionamento da Paulista, o Comitê de Eventos da Prefeitura irá analisar, em uma segunda etapa, a abertura do Vale do Anhangabaú, na região do Triângulo Histórico, no Centro da cidade.
O Vale do Anhangabaú está fechado desde 2019, quando começou uma ampla reforma. A obra ficou pronta no fim de 2020, mas o local ainda não foi totalmente liberado porque não foi concluído o contrato de concessão com uma empresa privada que irá fazer a operação comercial e manutenção do local e para evitar que se torne um local de concentração de pessoas. Já foi reaberta uma parte do Vale, a que fica mais próxima do Viaduto Santa Ifigênia. A Avenida São João, que antes era interrompida no meio do Vale, também foi reaberta.
Veja fotos do Vale do Anhangabaú:
Leia também: PAULISTA ABERTA MUDOU A CARA DO DOMINGO NA CIDADE; VEJA 10 LUGARES PARA VISITAR NA FAMOSA AVENIDA
CASARÃO DA VILLA FORTUNATA: CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DO PARQUE MÁRIO COVAS