Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Inscrições para a edição do dia 4 de abril estão abertas e expositores do Centro têm condições especiais. Quer expor? Veja como
O Mercado Mundo Mix, feira criada nos anos 1990 que foi a pioneira neste mercado, evoluiu e agora se transforma no Mercado Mundo Criativo, terá sua segunda edição no dia 4 de abril, em parceria com o A Vida no Centro. O Mundo Criativo será sediado no Complexo #9, novo polo de empreendedorismo criativo e cultural na Rua Santo Antônio, na Bela Vista. Será um local capaz de proporcionar uma experiência completa, juntando, num mesmo espaço, a possibilidade de fazer compras, ouvir música, beber e comer e encontrar os amigos.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
E já está aberto o processo de seleção para empreendedores e produtores que desejam participar do Mercado Mundo Criativo, no dia 4 de abril. Expositores de toda São Paulo – e também de outras cidades – podem participar, mas as marcas do Centro contarão com condições especiais.
O evento terá ampla exposição nos canais digitais do A Vida no Centro (portal, Facebook, Instagram e newsletter), além de divulgação em outros veículos de imprensa.
O A Vida no Centro terá um lounge no Mercado Mundo Criativo, um ambiente para receber os amigos e promover boas conversas.
LEIA MAIS SOBRE O LANÇAMENTO DO MERCADO MUNDO CRIATIVO, EM PARCERIA COM A VIDA NO CENTRO
O Mercado Mundo Criativo foi concebido com a visão de que o processo de consumo mudou nos últimos anos, podendo ser resumido a partir das seguintes tendências:
– Transparência: com maior acesso a informações, o público se tornou mais apurado na hora da compra, o que tornou a tomada de decisão mais consciente em relação aos materiais, estilo e processos.
– Coletânea e Curadoria: as referências agora são mundiais e de todos os nichos possíveis. O look de cada um pode se misturar num mosaico das mais diversas influências.
– Legitimidade e Propósito: o jovem busca saber das tendências antes dos outros, e ele compra a “causa” daquilo que percebe como original e autêntico. Mas este não é mais o impulso que sustenta o consumo. Mais que tudo o público quer conhecer o propósito do produto e do empreendedor
– Urbanismo: o senso de localização aumenta mais e mais. Conhecer a vizinhança é algo valorizado – é a idéia de navegadores urbanos, com seu roteiro de lugares especiais e a busca por um sentimento de pertencimento e de descoberta da cidade.
Assim, a curadoria do Mercado Mundo Criativo vai selecionar as principais e mais relevantes marcas que dialogam com esse novo comportamento de consumo. Mais do que clientes, a curadoria procura parceiros. A fotógrafa Mônica Maia é a curadora cultural, e Ivana Debértolis é a curadora de economia criativa.
Veja como foi a primeira edição
A ideia é criar um lugar fixo para dar continuidade ao projeto, mas de uma forma que o expositor não fique amarrado nas mãos de organizadores de eventos, que em geral cobram muito caro pelas participações. Inicialmente, as edições serão mensais e com o tempo devem se tornar semanais.
“Queremos criar algo como em Camden Town, em Londres, ou uma nova Benedito Calixto, mas só voltada a empreendedores da economia criativa e demais criadores. A cidade precisa desses hubs fixos”, diz Beto Lago, criador do Mercado Mundo Criativo.
Para o A Vida no Centro, será um importante ponto de encontro para moradores e visitantes e uma oportunidade de expandir a presença da plataforma no mundo físico, com a criação de um espaço para encontros e trocas de experiências com o público que já acompanha o trabalho online.
“Estamos abertos a criadores de toda a cidade, mas um dos focos principais são os empreendedores do Centro. Neste aspecto, a parceria com o A Vida no Centro visa fazer um mapeamento de todo os projetos criativos que já acontecem na região e convidá-los a participar do evento, diz Beto Lago.
SE VOCÊ É EXPOSITOR E QUER PARTICIPAR DO MERCADO MUNDO CRIATIVO, PREENCHA ESSE FORMULÁRIO.
O Complexo #9, base do Mercado Mundo Criativo, é um novo polo de empreendedorismo criativo e cultural, com diversidade e inclusão. Instalado embaixo do Viaduto Júlio de Mesquita Filho, entre a Rua Santo Antônio e a Avenida 9 de Julho, o espaço foi reformado por iniciativa dos empresários Moisés Batista de Souza, conhecido como Gibi, campeão mundial de Muay Thai e dono da Gibi Academia, que fica na vizinhança, e do empresário de entretenimento Klaus Pian. O local já sedia hoje uma academia com aulas de luta e outras modalidades com gratuidade para quem não pode pagar. Veja nesta matéria a história do local, entrevista com os criadores e fotos.
Moda
– Criações Upcycling
– Consumo Consciente
– Impacto Social
– Economia Criativa
– Estilistas e Marcas Emergentes
– Brechós Itinerantes
– Reaproveitamento de Materiais
– Marcas Plus Size
– Moda Sem Gênero
– Decoração Criativa
Nos últimos anos, com a regulamentação da comida de rua e o aparecimento de foodtrucks, o segmento gastronômico se transformou na grande estrela da economia criativa. São centenas de pequenos negócios gastronômicos que hoje em dia movimentam uma verdadeira indústria dentro do lazer, entretenimento e consumo de novas opções gastronômicas acessíveis.
A edição do dia dia 4 de abril marcará também o lançamento do Mercado Casa Criativa, uma feira com tudo o que se usa dentro de casa, de objetos de decoração e mobiliário a plantas e terapias de harmonização.
Os segmentos são os seguintes:
Objetos
Móveis e mobiliários
Decoração
Coisas de cozinha
Artes visuais como quadros, postes, gravuras e similares
Antiguidades
Plantas e jardim
Livros e revistas antigas
Vinil
Harmonização energética para o lar como aromaterapia, Feng Shui, colorterapia
Roupas de cama, mesa e banho
Artesanato decorativo
Tapetes
Esculturas
Sabonetes artesanais
Incensos naturais
Serviço:
Mercado Mundo Criativo, com Festival Lab Rock e feira de economia criativa e gastronomia
Data: 4 de abril de 2020
Horários:
Mercado Mundo Criativo: das 11h às 20h
Atrações musicais: das 12h às 19h
Local: Complexo #9
Endereço: Rua Santo Antônio, 800, Bela Vista. São Paulo – SP
Entrada Gratuita
Censura Livre
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup