Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Edifício Sampaio Moreira, inaugurado em 1924, foi o mais alto da cidade até 1929, quando ficou pronto o Edifício Martinelli. Veja imagens
Primeiro arranha-céu e edifício mais alto de São Paulo entre 1924 e 1929, o Edifício Sampaio Moreira, na Rua Líbero Badaró, 340, foi restaurado recentemente e é a atual sede da Secretaria Municipal de Cultura.
Por ali já estão abertos à visitação o Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, e o Farol Santander, novo nome do edifício Altino Arantes, também conhecido como Banespão.
A disposição original das salas comerciais, que antes funcionavam no local, foi mantida somente no quinto andar, para oferecer ao público a oportunidade de conhecer o prédio em seu formato original. Os outros andares foram adaptados para atender às necessidades da Secretaria.
Com 50 metros de altura e 12 andares, o prédio foi projetado pelo arquiteto Chistiano Stockler para o comerciante Sampaio Moreira e inaugurado em 1924. Até a inauguração do Edifício Martinelli, quase em frente, em 1929, foi o prédio mais alto de São Paulo.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Quando foi inaugurado, em 1924, o Sampaio Moreira tinha 180 salas comerciais, e já abrigava, no térreo, a Casa Godinho, um dos estabelecimentos comerciais mais antigos da cidade (antes, a loja funcionava na Praça da Sé). Durante todo este período, mesmo com a fachada do prédio cercada de tapumes e telas de proteção, a loja continuou funcionando no local.
O prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) em 1992, juntamente com um conjunto de imóveis localizados no entorno do Vale do Anhangabaú.
Em 2010, foi desapropriado para abrigar a Secretaria Municipal de Cultura. As obras de restauro, iniciadas em 2012, recuperaram suas características originais, adaptando-o às novas necessidades de acessibilidade e segurança (incluindo a construção de um bloco anexo nos fundos, com escada de emergência). As construções foram paralisadas em 2015 e retomadas em 2017.
Veja fotos do Edifício Sampaio Moreira:
Veja também: SÃO PAULO DO ALTO: CONHEÇA OS MIRANTES DO CENTRO DA CIDADE
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup