Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Evento o marca o encerramento da primeira temporada do projeto Hackeando a Cidade série em podcast que discute a cidade pós-pandemia
O quê: evento de debates Diálogos A Vida no Centro – Edição #Hackeando a Cidade
Quando: 9/12 (quinta-feira)
Horário: 18h45 às 21h30
Local: SP Escola de Teatro
Praça Roosevelt, 210 (com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do A Vida no Centro.
Entrada: Gratuito, com inscrições antecipadas (inscreva-se agora e receba seu convite por email).
Atenção: as vagas são limitadas, pois o evento terá capacidade reduzida em função dos protocolos de segurança sanitária.
A entrada só será permitida com apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e o uso de máscara é obrigatório.
Garanta seu convite para o Diálogos A Vida no Centro por aqui.
Como repensar o Centro de São Paulo para o pós-Covid? Quais os principais desafios da região? A região vinha num movimento positivo até a pandemia, com investimentos no setor de gastronomia, turismo, setor imobiliário, obras de infraestrutura. A pandemia trouxe outros desafios. Estabelecimentos fecharam, o número de pessoas em situação de vulnerabilidade aumentou, a violência cresceu. Como retomar a trajetória de qualificação do Centro e torná-lo um lugar melhor para moradores e visitantes? Esse é tema do Diálogos A Vida no Centro – Especial Hackeando a Cidade (garanta seu convite agora mesmo por aqui).
O evento será realizado no dia 9 de dezembro (quinta-feira), das 19h à 21h, na SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt, 210, e será transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube do A Vida no Centro.
O evento terá entrevista com Cesar Azevedo, Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, que vai falar sobre o Programa Requalifica Centro , lei aprovada recentemente que define regras para retrofits no Centro de São Paulo.
Organizado pelo A Vida no Centro, plataforma de informação e inteligência a partir do Centro de São Paulo, o encontro marca o encerramento da primeira temporada do projeto Hackeando a Cidade série em podcast que trouxe entrevistas inspiradoras com urbanistas, chef, acadêmicos, artistas, empresários e líderes sociais e comunitários que estão pensando, inovando e transformando a cidade num lugar melhor.
Com 15 episódios, a temporada conta com três apoiadores, que compartilham uma visão de cidade aberta, uso do espaço público e o amor pelo Centro de São Paulo: o escritório de arquitetura Pitá e o estúdio de design de móveis Estúdio Paulo Alves, que se mudaram para o Centro recentemente, e a construtora da Magik JC, empresa que atua há 50 anos no Centro de São Paulo e produz habitação econômica com arquitetura e design. O projeto tem ainda a parceria da SP Escola de Teatro, responsável pela edição e finalização do podcast.
O evento é gratuito, com inscrições antecipadas (inscreva-se agora e receba seu convite por email). As vagas são limitadas, pois o evento terá capacidade reduzida em função dos protocolos de segurança sanitária.
A entrada só será permitida com apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e o uso de máscara é obrigatório.
Programação do Diálogos A Vida no Centro:
18h45 – Café de boas-vindas
19h –Talk show A Vida no Centro: entrevista com Cesar Azevedo, Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo.
Apresentação do Programa Requalifica Centro, lei aprovada recentemente que define regras para retrofits no Centro de São Paulo. Em seguida, entrevista com o secretário Cesar Azevedo.
Cesar Azevedo: Advogado, atua há mais de 10 anos de na área pública. Foi secretário Municipal de Gestão (setembro de 2018 a janeiro de 2019) e Secretário Municipal de Licenciamento (fevereiro de 2019 a dezembro de 2020). Desde 2021 é Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento.
Clayton Melo (mediação): Jornalista e cofundador do A Vida no Centro, é Mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE). Especialista no desenvolvimento de projetos de conteúdo e eventos, foi editor da revista Istoé Dinheiro, Gazeta Mercantil e Meio e Mensagem e escreveu para diversas publicações. É colunista da Fast Company Brasil.
20h – Painel A retomada do Centro de São Paulo no pós-pandemia
Com a participação de:
Ana Ferrari
Arquiteta e urbanista, é sócia e responsável pelo projeto da Megafauna, livraria que fica no Copan e chegou ao Centro de São Paulo durante a pandemia. Entre 2010 e 2012 integrou a equipe do escritório Herzog & de Meuron, na Suíça, onde desenvolveu projetos no Brasil, como o Centro Cultural Luz, para o Governo do Estado de São Paulo.
Renato Cymbalista
Arquiteto e Urbanista, professor da FAU-USP e do Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE. É diretor do Fundo FICA, projeto que busca democratizar a habitação no Centro de São Paulo.
Cairê Aoas
Empresário, é sócio-criador da Fábrica de Bares, empresa responsável por bares icônicos e badalados no Centro, como Bar Brahma, Bar Léo, Bar dos Arcos, Blue Note e Riviera, entre outros. É sócio-fundador do FabLab, hub de inovação que fomenta startups inovadoras para o setor de bares e restaurantes.
Paulo Casale
Gerente-geral do Sesc 24 de Maio, está no Sesc desde 1992. Graduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista com MBA de Administração de Projetos pela FIA, é autor do livro “Sesc Campo Limpo – O espaço de cultura como convivência. Diálogo e contraponto à lógica da cidade”.
Denize Bacoccina (mediação): É jornalista, com especialização em Relações Internacionais. Trabalhou em veículos como O Estado de S. Paulo, BBC, Istoé Dinheiro, EBC, Ruptly e foi correspondente em Londres, Washington e Brasília. Desde 2017, é cofundadora e diretora da plataforma A Vida no Centro.
21h às 21h30 – Encerramento e confraternização
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup