Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Bruno Ribeiro está fazendo uma ocupação artística no gradil da Praça Rotary; exposição ao ar livre conta com dezenas de obras
Texto e fotos: Priscilla Torelli
Há seis meses, desde o começo da pandemia, um artista misterioso começou a colocar diversas obras de arte no gradil da praça Rotary, localizada no bairro da Vila Buarque, região central de São Paulo.
O bairro começou a ficar cada vez mais colorido e os moradores do bairro começaram a ficar curiosos e a se perguntar: “de onde vêm essas obras?”. Depois, o misterioso artista visual colocou uma obra e nela se identificava com o Instagram @raveinfinita. E só mais recentemente, ele revelou quem era. Trata-se do Bruno Ribeiro, cujo Insta é @tecnobrvno.
Dono de um humor ácido, as obras de Bruno têm uma pitada provocativa. Frases como “Menos mais amor por favor por favor” ou “Eu sabia que você gostava de arte cafona” são as que estão entre as mais fotografadas (e postadas).
Muitas delas trazem um colorido surpreendente e misturam diversos tipos de materiais, como lãs, isopor, plástico e papel laminado. Morador do Windsor, de uma kit de 20 m2, Bruno conta que os materiais que ele tinha em casa e as obras que mantinha lá o estavam sufocando.
E foi aí que ele teve a ideia de fazer essa intervenção, que está maravilhando a todos. “É um conceito novo que estou apresentando, um meio termo entre street art e arte contemporânea”, diz.
E a vida de um artista no Brasil não é fácil. Ele afirma que já foi recusado por todas as galerias e museus da cidade, além de ter se inscrito em todos os editais possíveis. E, com estas intervenções, vêm alcançando um grande número de pessoas.
Bruno ainda fala que não pediu autorização, ele simplesmente ocupou este espaço público. “Só coloquei. Nem sei pra quem deveria pedir e eu jamais pediria. A graça é ocupar!“ E ele está fazendo da cidade o suporte para exibir seus instigantes trabalhos.
O cara, que nunca conseguiu expor em lugar nenhum, está cativando a todos com sua arte.
Priscilla é jornalista, ama viajar e escolheu a Vila Buarque para viver. De tão apaixonada pelo bairro, ela administra o Instagram @vilabuarque desde 2016 e ainda oferece um passeio pelo Airbnb, o Retratos Urbanos na Vila Buarque. Nele, ela conta as histórias do bairro enquanto fotografa seus convidados.
Leia também: ARTE NO ALTO: OBRAS DE ARTISTAS NOS PRÉDIOS DO CENTRO DE SÃO PAULO
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup