A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Artista da Vila Buarque usa gradil da Praça Rotary como suporte para suas obras

Bruno Ribeiro está fazendo uma ocupação artística no gradil da Praça Rotary; exposição ao ar livre conta com dezenas de obras

Texto e fotos: Priscilla Torelli

Há seis meses, desde o começo da pandemia, um artista misterioso começou a colocar diversas obras de arte no gradil da praça Rotary, localizada no bairro da Vila Buarque, região central de São Paulo.

O bairro começou a ficar cada vez mais colorido e os moradores do bairro começaram a ficar curiosos e a se perguntar: “de onde vêm essas obras?”. Depois, o misterioso artista visual colocou uma obra e nela se identificava com o Instagram @raveinfinita. E só mais recentemente, ele revelou quem era. Trata-se do Bruno Ribeiro, cujo Insta é @tecnobrvno.

Obra de arte no gradil da Praça Rotary – Foto Priscilla Torelli

Dono de um humor ácido, as obras de Bruno têm uma pitada provocativa. Frases como “Menos mais amor por favor por favor” ou “Eu sabia que você gostava de arte cafona” são as que estão entre as mais fotografadas (e postadas).

Obra de arte no gradil da Praça Rotary – Foto Priscilla Torelli

Muitas delas trazem um colorido surpreendente e misturam diversos tipos de materiais, como lãs, isopor, plástico e papel laminado. Morador do Windsor, de uma kit de 20 m2, Bruno conta que os materiais que ele tinha em casa e as obras que mantinha lá o estavam sufocando.

E foi aí que ele teve a ideia de fazer essa intervenção, que está maravilhando a todos. “É um conceito novo que estou apresentando, um meio termo entre street art e arte contemporânea”, diz.

Bruno Ribeiro Foto Priscilla Torelli

E a vida de um artista no Brasil não é fácil. Ele afirma que já foi recusado por todas as galerias e museus da cidade, além de ter se inscrito em todos os editais possíveis. E, com estas intervenções, vêm alcançando um grande número de pessoas.

Bruno ainda fala que não pediu autorização, ele simplesmente ocupou este espaço público. “Só coloquei. Nem sei pra quem deveria pedir e eu jamais pediria. A graça é ocupar!“ E ele está fazendo da cidade o suporte para exibir seus instigantes trabalhos.

Obra de arte no gradil da Praça Rotary – Foto Priscilla Torelli

O cara, que nunca conseguiu expor em lugar nenhum, está cativando a todos com sua arte.

Obra de arte no gradil da Praça Rotary – Foto Priscilla Torelli

Priscilla é jornalista, ama viajar e escolheu a Vila Buarque para viver. De tão apaixonada pelo bairro, ela administra o Instagram @vilabuarque desde 2016 e ainda oferece um passeio pelo Airbnb, o Retratos Urbanos na Vila Buarque. Nele, ela conta as histórias do bairro enquanto fotografa seus convidados.

Leia também: ARTE NO ALTO: OBRAS DE ARTISTAS NOS PRÉDIOS DO CENTRO DE SÃO PAULO