A Vida no Centro

Isolamento social coronavírus
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Em tempos de isolamento social, artistas fazem shows online. Veja a programação

Festivais de cultura pela internet e shows online de diferentes artistas são boas dicas do que acompanhar durante os dias de isolamento social por causa do coronavírus

Com o cancelamento de shows, concertos, peças de teatro e outros eventos culturais por causa da pandemia de coronavírus e o isolamento social obrigatório para o público, muitos artistas estão se organizando para oferecer suas apresentações online. São várias opções, de iniciativas de artistas a grandes festivais com dezenas de músicos – cada um deles em sua casa, claro, reunidos apenas no computador ou celular de quem está assistindo.

Confira na nossa Agenda Cultural a lista completa de eventos online.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

 

Isolamento social

O ator e dramaturgo Ivam Cabral, cofundador da companhia de teatro Os Satyros e diretor da SP Escola de Teatro, fechou os dois espaços no início do mês e decidiu oferecer seu espetáculo solo Todos os Sonhos do Mundo via Instagram. A primeira apresentação será neste sábado, dia 21, às 21h, no perfil @ivam_cabral. Nas semanas seguintes, a temporada continua de sexta a domingo, no mesmo horário.

A partir da repercussão positiva do espetáculo online, Ivam decidiu realizar o Quarentena Festival, que terá produção da cia. Os Satyros e da SP Escola de Teatro e contará, entre outros, com a participação de Zeca Baleiro e Clarice Niskier, além de artistas da Finlândia, Espanha, Cabo Verde e Suécia, aproveitando as parcerias que a Escola já tem com escolas e artistas destes países. Tudo com transmissão ao vivo, pelas redes sociais, entre os dias 6 e 12 de abril, com leituras de poesia e literatura às 19h, teatro às 21h e shows musicais às 23h.

“Estamos buscando saídas para este momento, para que as pessoas não fiquem sozinhas em casa, que a gente não entre em depressão. E o Festival surgiu como uma maneira de a gente continuar dividindo experiência, não se sentir sozinha, pra gente trocar afetos e principalmente pra gente continua sonhando”, diz Ivam. “Pode demorar até as pessoas poderem ir ao teatro de novo, e o teatro é para a gente continua sonhando.”

LEIA TAMBÉM
Coronavírus: grupos de vizinhança se organizam para ajudar idosos a não sair de casa

Festival Janelas de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo está planejando um festival batizando de Janelas de São Paulo, onde os artistas vão se apresentar de suas janelas. Inspirados na cantoria dos italianos, em homenagem aos profissionais da área da saúde, o programa terá um orçamento de R$ 10 milhões para cerca de 8 mil artistas de áreas como teatro, música, dança e leitura de poesia. O chamamento será feito na próxima semana, e o festival ainda não tem data, mas deve começar. As performances serão gravadas ou transmitidas pelas redes sociais.

A cantora Sandy abre, nesta sexta-feira, 20, a série de shows Festival Música em Casa, promovida pela gravadora Universal Music no Instagram. O evento vai até o dia 29 de março, com apresentações de Atitude 67, Projota, Léo Santana, Michel Teló, Paula Fernandes, Luísa Sonza e muitos outros. Programação pode ser conferida aqui.

Shows online durante o isolamento social

Outro festival de música é o Festival Fico em Casa BR, inspirado em festival do mesmo nome criado em Portugal. Serão 40 horas de programação, 76 artistas, entre os dias 24 e 27 de março. Entre eles, estão Daniela Mercury, Maria Gadú, Paulo Miklos, Adriana Calcanhoto, B Negão, Valesca Popozuda, Boogarians, Dudu Nobre, Emicida, Luedji Luna, Tereza Cristina, Francisco El Hombre e Rael. “Nestes dias críticos pra todo mundo, faça o possível para ficar em casa, que nós levaremos música e arte até você”, diz a organização do festival.

Veja aqui a programação completa no Facebook. O #FestivalFicoEmCasaBR será apresentando no Instagram, Facebok e Twitter.

E o festival virtual #tamojunto, promovido pelo jornal O Globo em cooperação com os artistas, traz transmissão ao vivo, entre os dias 20 e 23, entre 18h e 22h.

Serão 32 pocket shows ao vivo. Entre eles, Mallu Magalhães, Adriana Calcanhotto, Nego do Borel, Martinho da Vila e Di Ferrero. Os shows podem ser vistos no Instagram de cada artista e no site do O Globo. Veja aqui a programação.

#CulturaemCasa

Para estimular as pessoas a se manterem em suas casas durante o período de isolamento, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e as Organizações Sociais de cultura que fazem a gestão de espaços culturais, corpos artísticos, programas e eventos, criaram a campanha #Culturaemcasa. Pela iniciativa, o portal da secretaria traz uma grande oferta de conteúdo cultural online, como shows de música, concertos, visitas virtuais a museus, palestras, bate-papos, livros e espetáculos, entre outros.  A lista é atualizada diariamente e pode ser acessada por meio deste endereço.

Streaming e TV por assinatura

E os fãs de cinema também não vão ficar desamparados. O SPCine Play, plataforma de streaming da Prefeitura de São Paulo, liberou todo o acervo gratuitamente, por 30 dias. Para se cadastrar e ver os filmes, é só clicar aqui.

As operadoras de TV por assinatura também liberaram canais extras gratuitamente para os seus assinantes, especialmente os canais de filmes, normalmente fora dos pacotes mais baratos.

Vai fazer um show online? Está organizando uma programação online para os dias de isolamento social? Manda pra gente: contato@avidanocentro.com.br.