Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o Dia Mundial da Criatividade/ World Creativity Day São Paulo tem dezenas de atrações gratuitas no Centro de São Paulo e Vila Madalena; veja como se inscrever.
O Dia Mundial da Criatividade/World Creativity Day (WCD), maior festival colaborativo de criatividade do mundo, divulga sua programação para a cidade de São Paulo e libera as inscrições para as atividades, que serão todas gratuitas ao público. Para consulta à programação e inscrições, basta acessar o site do festival.
Nos dias 20, 21 e 22 de abril*, 100 cidades em todo o Brasil e outras 30 cidades no mundo terão uma intensa programação aberta ao público como parte do World Creativity Day. Com o tema “Celebrar a Vida”, o evento, que está em sua 5ª edição, vai realizar mais de 1,5 mil atividades gratuitas (presenciais e online). A data (21 de abril), que entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.
Em São Paulo, o Dia Mundial da Criatividade/ World Creativity Day tem como parceira e líder local A Vida no Centro, plataforma de inovação social e experiências urbanas a partir do Centro de São Paulo criada pelos jornalistas e articuladores urbanos Denize Bacoccina e Clayton Melo.
“Cocriada colaborativamente, a programação do WCD São Paulo traz um mosaico muito rico da comunidade criativa de São Paulo, com atrações voltadas para a diferentes interesses. Da inovação corporativa e universo de startups ao futuro do trabalho, passando por economia circular, cinema expandido e discussões sobre ESG, entre outras coisas”, diz Clayton Melo, cofundador da plataforma A Vida no Centro, Cocurador e Líder Local do WCD São Paulo.
“Teremos uma programação variada, com atividades em vários locais da cidade, como Vila Madalena, Praça Roosevelt e Santa Cecília, focando cada dia num local, de forma que as pessoas possam aproveitar da melhor forma este momento de redescoberta da cidade”, diz Denize Bacoccina, cofundadora da plataforma A Vida no Centro, Cocuradora e Líder Local do WCD São Paulo.
Com mais de 60 atrações, presenciais e online, a edição São Paulo conta com patrocínio da consultoria de inovação Kyvo, da incorporadora Magik JC e do Ecoe Coworking, espaço de coworking que fica no bairro da Santa Cecília.
O festival conta com o apoio do Sesc São Paulo, Learning Village, primeiro hub de inovação e tecnologia com foco em educação e desenvolvimento de pessoas da América Latina, criado pela HSM e pela SingularityU Brazil, da agência de comunicação Fato Relevante, Cine Bijou, Café Via Roosevelt, SP Escola de Teatro e Fast Company Brasil.
O festival é híbrido, com atividades online e presenciais.
PALESTRA DE DANILO SANTOS DE MIRANDA
O destaque da programação online é a palestra de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, instituição que é apoiadora oficial do festival. Um dos maiores nomes da cultura do país, o professor Danilo falará sobre criatividade, sociedade e desenvolivmento. Para se inscrever, acesse este link:
E onde acontecem as atividades presenciais do festival em São Paulo
As atrações na capital paulista acontecerão em diferentes pontos do Centro de São Paulo e em um espaço na Vila Madalena. São eles:
CENTRO
SP Escola de Teatro, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP). Praça Roosevelt, 210.
Sesc 24 de Maio, rua 24 de Maio, 109
Praça Roosevelt.
Ecoe Coworking, na Rua Barão de Tatuí , 544, na Santa Cecília.
BemViver Praça Vila Buarque, na Rua General Jardim, 384.
Satyros Cine Bijou, histórico cinema de rua que, depois de muitos anos fechado, foi reaberto pelas mãos da Cia de Teatro Os Satyros. Praça Roosevelt, 172.
Vila Madalena:
Learning Village, primeiro hub de inovação e tecnologia com foco em educação e desenvolvimento de pessoas da América Latina. Rua Harmonia, 1250.
Clique aqui para acessar a programação completa.
E veja a seguir alguns destaques da programação (garanta sua vaga)
DIA 20/4
PROGRAMAÇÃO LEARNING VILLAGE
Local: Learning Village (Rua Harmonia, 1250, Vila Madalena)
O WCD São Paulo 2022 começa no dia 20 de abril no Learning Village, hub de inovação e tecnologia em desenvolvimento humano criado pela HSM e pela SingularityU Brazil, que vai concentrar as atividades presenciais voltadas à inovação, tecnologia, futuro do trabalho, startups e design.
9h às 11h: Jam criativa: construindo futuros para pessoas e empresas. A sessão vai trazer cases, insights e métodos para inovar e desenvolver a capacidade de desenhar futuros desejáveis e aprender a navegar num mundo mais complexo e instável.
Nessa sessão, haverá palestras curtas de gente fera do mercado e com temas super atuais. Suzana Kubric, VP Global de RH do Nubank, por exemplo, é uma das palestrantes.
Skills para o mundo do trabalho de hoje (e de amanhã), por Suzana Kubric, VP Global de RH do Nubank.
Open talent e o futuro do trabalho, por Karina Rehavia, CEO da plataforma de talentos ollo
Haverá café na entrada e pós-evento.
À tarde, uma sugestão é esta:
Acessibilidade – um catalisador para a diversidade e inclusão
DIA 21/4
Locais: Praça Roosevelt, SP Escola de Teatro, Ecoe Coworking, BemViver Praça Vila Buarque e Vale do Anhangabaú
No feriado, a programação acontece no Centro de São Paulo. Veja as atrações.
Dia 21 – A partir das 9h na Praça Roosevelt:
No feriado, a região da Praça Roosevelt tem várias atividades mais lúdicas, de convivência, que permitem renovar o olhar para a relação com a cidade, com o outro, por meio de diferentes atividades e oficinas. É para relaxar, aprender e se divertir. Exemplo:
Feira de brechós na praça Roosevelt.
Durante o dia teremos diferentes oficinas e atividades na região da praça:
PROGRAMAÇÃO SP ESCOLA DE TEATRO – DIA 21/4
No dia 21/4, na SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210), tem pelo diferentes atrações.
10h: O artista na era digital: o desafios da comunicação em redes, com Miguel Arcanjo
15: Yoga do riso – exercícios de riso e respiração.
Esse papo será com o diretor de Carnaval e o compositor de samba enredo da Dragões da Real, que vão explicar como foram as pesquisas para desenvolver o enredo sobre Adoniran Barbosa, homenageado da escola no carnaval deste ano. O papo é permeado por músicas, claro, de Adoniran.
PROGRAMAÇÃO ECOE COWORKING – DIA 21/4 (feriado)
A partir das 8h, o Ecoe Coworking (Rua Barão de Tatuí, 544, Santa Cecília), tem diferentes atividades.
O espaço tem várias atividades interessantes, com uma pegada de economia e sustentabilidade – além de yoga e feira de troca de livros. Destaque para um pocket curso de cool hunting.
A partir das 9h: Feira de trocas de livros
A partir das 9h: Exposição rios visíveis & sonhados
10h: ESG na prática para negócios criativos
10h30: Em busca de sementes nativas pela metrópole paulista – um passeio na Santa Cecília, com Tiago Queiroz. Ponto de encontro no Ecoe Coworking
11h Criativos e gestores: identidades complementares?
15h: Oficina de Notion (aplicativo de gestão de tempo) para criativos
16h: Pocket curso de cool hunting, com Olavo Medeiros
Veja a programação completa do espaço aqui.
PROGRAMAÇÃO BEMVIVER PRAÇA VILA BUARQUE – dia 21/4
Dia 21/4 – no BemViver Praça Vila Buarque (na Rua General Jardim, 384, na Vila Buarque)
Para quem curte plantas e jardinagem, temos esta atividade organizada pela Magik JC:
14h: Oficina de jardinagem, com dicas sobre o cultivo de plantas dentro de casa e hortas.
PROGRAMAÇÃO CINE BIJOU – DIA 21/4
Dia 21/4 – 17h30 – Exibição do filme Corpo Monumento, seguido de bate-papo
Dia 21/4 – Exibição de Necro, do cineasta e artista visual Pedro Paulo Rocha, seguido de bate-papo com o diretor, que explicará o conceito de “cinema expandido”. Filho do cineasta Glauber Rocha, Pedro Paulo pesquisa e experimenta novas linguagens artísticas, misturando arte, tecnologia, atos performáticos e redes sociais.
DIA 22/4
PROGRAMAÇÃO ECOE – dia 22
A partir das 8h, no Ecoe Coworking (Rua Barão de Tatuí, 544, Santa Cecília)
A sexta também tem atividades muito interessantes no Ecoe. De assuntos relacionados à sustentabilidade a um palestra sobre neurociência e criatividade e rodas de conversa com o chef de cozinha do Paribar e lançamento de livro sobre Economia Criativa (com pocket show).
10h: Arte ruderal e o Cerrado Infinito – roda de conversa com o artista plástico Daniel Caballero
11h: Biomimética: design conectado com a natureza, com o designer de móveis Paulo Alves.
14h: “Como usar a criatividade para criar a vida que você deseja”, com o Dr Sidarta Zuanon, neurocirurgião especialista em neurocirurgia funcional, dor, acupunturista e um estudioso da neurociência.
15h: “Lampião, cangaço e São Paulo”, bate-papo com o jornalista e escritor Moacir Amâncio – autor de mais de 15 livros, dois deles finalistas do Prêmio Jabuti –, que vai falar sobre as histórias pesquisadas para seu livro “Os homens que mataram o facínora”.
16h: “A cozinha criativa do Paribar: a cidade como fonte de inspiração”, roda de conversa com o chef Luiz Campiglia, que vai explicar como suas pesquisas sobre as origens da culinária paulista o inspiram na criação dos menus e como ele conecta a rica história do restaurante à cultura e à vida da cidade no século 21.
17h30: Lançamento do livro Economia + Criatividade = Economia Criativa, com um painel com a presença do autores e um pocket show com o músico Guga Machado.
PROGAMAÇÃO SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210)
Destaque para um painel sobre a arte do roteiro.
PROGRAMAÇÃO SP ESCOLA DE TEATRO – DIA 22/4
Dia 22/4 18h: A arte do roteiro: o processo de criativo de filmes e séries, com a participação, entre outras pessoas, de Marcelo Starobinas, roteirista de filmes como Jean Charles e da série Pico da Neblina (HBO) e que atualmente se dedica à escrita de séries de ficção para a TV Globo, onde fez parte do time de autores de Carcereiros e Rio Connection.
Gostou? Curtiu? Então garanta sua vaga, porque as vagas são limitadas em função da capacidade dos espaços.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup