Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Entenda como o empreendedor Facundo Guerra revitalizou o Mirante 9 de Julho, que hoje é um ótimo lugar para comer, trabalhar e se divertir. E tem novo projeto dele na praça: um bar no subsolo do Teatro Municipal
Construído em 1938, o Mirante 9 de Julho ficou décadas abandonado, até que se tornou um local tomado por mato e dominado por traficantes. Não mais. No ano passado, o local renasceu como um espaço multicultural e público, com internet gratuita e espaço para coworking, para quem quer trabalhar sem deixar de observar a vibração da cidade lá embaixo.
Mas o local também abriga várias opções de relaxamento e lazer: um café com comidinhas e cafés especiais, o restaurante Mirante Efêmero, com chefs e cardápios que mudam constantemente – a constante são os preços acessíveis, obrigatórios por contrato -, uma galeria para exposições de arte e até um cinema ao ar livre.
A programação pode ser conferida aqui.
O projeto é de Facundo Guerra, empreendedor de vários projetos de sucesso em São Paulo, responsável por casas noturnas de sucesso e pela revitalização de clássicos como o Bar Riviera e o Cine Joia.
O resultado é que em pouco tempo o Mirante 9 de Julho tornou-se um dos locais mais interessantes de São Paulo. É um espaço que simboliza a mistura que habita e dá vida à cidade, juntando num mesmo espaço o estudante que precisa de internet para navegar nas redes sociais à tribo moderninha que quer um lugar diferente pra variar. E tudo dentro do novo espírito que tomou conta do paulistano: a vontade de ocupar os espaços públicos.
O blog Passeios Baratos em SP fez uma excelente entrevista com Facundo Guerra, que conta como criou o projeto e fala de sua nova empreitada, o bar do subsolo do Teatro Municipal, que abriu as portas no início de maio.
Confira:
____________________________________________________________
Facundo Guerra não é um empresário comum. Ele mesmo se define que, acima de tudo, é um paulistano e quer que a cidade seja um lugar melhor para se viver. O Grupo Vegas, do qual faz parte, já revitalizou alguns lugares de São Paulo como o Cine Joia, o Riviera Bar e o Mirante 9 de Julho, aberto em agosto de 2015. Mas Facundo não para, ele quer mais: seu próximo projeto será um bar no Salão dos Arcos, no subterrâneo do Teatro Municipal.
Sobre o projeto, Facundo diz: “Tem muita gente me procurando pra saber mais do projeto do Arcos do Municipal. Como o projeto será montado no espaço que é talvez o mais significativo aparelho cultural da cidade para os paulistanos, o Theatro Municipal de São Paulo, patrimônio de todos nós, acho importante que o processo tenha o máximo de transparência.
Consultei o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural, responsável pelo Municipal, e eles me permitiram tornar público o projeto que foi ganhador da licitação.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup