A Vida no Centro

Clube da Imprensa
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Clube da Imprensa (24/04): o jornalismo virou refém das redes sociais?

Clube da Imprensa desta terça-feira, no Bar Brahma, vai discutir a relação do jornalismo com as redes sociais e de que maneira os veículos podem evitar essa dependência e conquistar e dialogar com sua própria audiência. Evento também é transmitido pelo Facebook

A relação do jornalismo com as redes sociais é o tema do encontro desta terça-feira, dia 24 de abril, do Clube da Imprensa, série de encontros que discute o presente e o futuro do jornalismo. O jornalismo virou refém das redes sociais?: como as mudanças no algoritmo do Facebook estão impactando os sites jornalísticos e a distribuição do conteúdo.

Os convidados desta semana são o diretor de conteúdo de Uol, Rodrigo Flores, a jornalista especializada em tecnologia e jornalismo digital, Cristina de Luca, editora das publicações da IDG no Brasil e blogueira do Uol, e o diretor de mídias digitais da Editora Três, Hélio Gomes. O debate terá a mediação da jornalista Denize Bacoccina, cofundadora da startup de jornalismo A Vida no Centro.

Eles vão discutir o papel das redes sociais na distribuição de conteúdo jornalismo, neste cenário em que o poderio do Facebook está sendo colocado em xeque, depois de um momento em que vários veículos montaram suas estratégias a partir da empresa fundada por Mark Zuckerberg. Quais são as alternativas? Como prescindir das redes sociais sem abrir mão do diálogo que ela permite com o público?

O debate será transmitido ao vivo pelo Facebook do Clube da Imprensa e também pelos parceiros de mídia do projeto: Jornalistas & Cia, Comunique-se e A Vida no Centro.

O Clube da Imprensa é um projeto criado por um grupo de jornalistas: Denize Bacoccina, Clayton Melo, Hélio Gomes, Milton Gamez, Edson Franco, Cesar Itiberê e Rica Ramos. Todos com grande experiência no mercado, em veículos como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, Terra e BBC.

Os encontros começam com um happy hour, às 18h, com um som ambiente nas picapes. Os convidados serão recebidos com um chope oferecido pelo Bar Brahma, na Avenida São João, esquina com a Avenida Ipirange.

Nas paredes, as imagens da exposição “Retratos de Empresários”, cedida ao Clube da Imprensa pelo fotógrafo Claudio Gatti. Os debates começam por volta das 20h.

Nas três primeiras semanas, os temas foram a igualdade de gênero nas redações, os novos modelos de negócios e as mudanças na fotografia na era digital.

Sobre o Clube da Imprensa

O Clube da Imprensa é uma iniciativa colaborativa e voluntária, criada por um grupo independente de  jornalistas:

César Itiberê – Executivo de contas na Fotos Públicas. Ex-editor de fotografia na Folha de S. Paulo e na Editora Três.

Clayton Melo – Cofundador do A Vida no Centro e um dos fundadores da plataforma StartAgro, de tecnologia para o agronegócio. Ex-editor-executivo do IDG Now! e ex-editor da Istoé Dinheiro e Gazeta Mercantil.

Denize Bacoccina – Country manager da Ruptly no Brasil e Portugal e cofundadora do A Vida no Centro. Ex-chefe da sucursal da IstoÉ Dinheiro em Brasília e ex-correspondente da BBC, em Londres e Washington.

Edson Franco – Coordenador online do Canal Rural. Ex-gerente do Terra e ex-editor da Folha de S. Paulo e da Galileu.

Hélio Gomes – Diretor de mídias digitais da Editora Três. Ex-diretor de redação e conteúdo da Trip, da Galileu e do Terra.

Milton Gamez – Diretor de núcleo da FSB. Ex-Diretor de Redação da IstoÉ Dinheiro e ex-repórter d’O Globo e da Folha de S. Paulo.

Rica Ramos – Diretor de arte, luthier e artista gráfico. Ex-capista da IstoÉ e ilustrador do Valor Econômico.