A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Debate sobre mercado de revistas abre 3º edição do Clube da Imprensa

Sediada no Tubaína Bar e com entrada gratuita, série de encontros sobre jornalismo reúne especialistas durante o mês de setembro para discutir o presente e o futuro do mercado de mídia

A terceira edição do Clube da Imprensa, série de encontros que discute o presente e o futuro do jornalismo, começa nesta semana. Sempre às terças-feiras, os debates serão realizados nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro. O evento será realizado no Tubaína Bar, na Rua Haddock Lobo, 74. Todos os debates serão transmitidos ao vivo pelo Facebook do Clube da Imprensa e também no do A Vida no Centro , um dos parceiros de mídia do projeto. O Clube conta com o apoio institucional da Associação Nacional dos Editores de Revista (Aner) e  mídia do Jornalistas & Cia e Portal Comunique-se.

O primeiro tema da nova temporada é: “Afinal, o que será das revistas?” O objetivo é refletir sobre o momento desafiador vivido pela mídia impressa, que tem sofrido bastante com os efeitos provocados pela tecnologia digital no modelo de negócios. O setor tem convivido com notícias de fechamento de revistas e dificuldades por parte de grandes companhias do mercado. Quais são os melhores caminhos para as revistas na era digital? Existem cases ou tendências nacionais e internacionais que os profissionais e publishers brasileiros devam seguir?

O painel contará com a participação de:

Paulo Camossa Júnior: Publicitário formado na Escola Superior de Propaganda & Marketing, foi profissional de mídia em agências por 29 anos. Passou por diferentes agências, como pela Lage Stabel/BBDO, MPM, Talent e FCB até chegar à AlmapBBDO, onde permaneceu por 17 anos – 14 deles como Diretor Geral de  Mídia. Foi também Diretor de Marketing da Editora Abril. Em diversas ocasiões foi considerado Profissional de Mídia do Ano por diferentes entidades e publicações. Teve trabalhos premiados no Brasil e no exterior, deu aulas na ESPM e na UNIP e foi colunista de veículos do setor. É membro do Conselho Honorário do Grupo de Mídia São Paulo e, desde agosto de 2015, comanda a Piraporanó, empresa que dá suporte de Marketing Publicitário para produtores e autores de conteúdo, marcas e veículos de comunicação.

Helena Bagnoli – Historiadora e jornalista. Trabalhou na TV Cultura, na TVCableVisión e no Grupo Abril, onde por quase 18 anos dirigiu publicações, foi publisher das revistas de cultura e diretora-geral responsável por 50 marcas da Editora. De 2009 a 2013 foi presidente da MTV Brasil. Atualmente é publisher e diretora editorial da revista Bravo!

Hélio Gomes – Diretor de Mídias Digitais da Editora Três, que edita as revistas Istoé e Dinheiro, entre outras. Ex-diretor de redação e conteúdo da Trip, da Galileu e do Terra.

Clayton Melo – Jornalista com MBA em Marketing pela FGV, é cofundador do A Vida no Centro. Com 22 anos de carreira, muitos deles em redações, foi editor da revista Istoé Dinheiro e do jornal de economia Gazeta Mercantil, do site de tecnologia IDG Now e repórter do Meio & Mensagem, entre outros veículos.

O que é o Clube da Imprensa

O Clube da Imprensa é um projeto criado por um grupo de jornalistas: os criadores do A Vida no Centro, Denize Bacoccina e Clayton Melo, Hélio Gomes, Milton Gamez, Edson Franco, Marcia Minilo e Rica Ramos. Todos com grande experiência no mercado, em veículos como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, Terra e BBC.

Os encontros começam com um happy hour, às 18h, com um som ambiente nas picapes. Por volta das 20h começam os debates.  Como cortesia, o Tubaína Bar vai oferecer o segundo chopp – ou Tubaína – para quem for aos encontros.

Confira abaixo mais detalhes sobre a programação da terceira edição do Clube da Imprensa:

04/09 – Afinal, o que será das revistas?

O setor vem atravessando momentos difíceis, com fechamento de publicações, demissões e a necessidade de se reinventar na era digital. Quais as saídas? Quais as experiências de novos modelos de negócios estão sendo testadas e que podem apontar uma saída para esse mercado?

11/09 – A resposta da imprensa às fake news

Como os grandes veículos brasileiros e novas iniciativas independentes estão combatendo a praga das notícias falsas.

18/09 – A definir.

25/09 – Humor e jornalismo na era dos memes

O casamento ainda funciona neste século 21? É hora de fazer uma DR? Como a mistura entre informação e riso na imprensa brasileira transformou-se ao longo das décadas.

Mediador: Edson Franco

Sobre o Clube da Imprensa

O Clube da Imprensa é uma iniciativa colaborativa e voluntária, criada por um grupo independente de colegas jornalistas. A saber:

Denize Bacoccina – Cofundadora da plataforma A Vida no Centro e  Country manager da Ruptly no Brasil. Ex-chefe da sucursal da IstoÉ Dinheiro em Brasília e ex-correspondente da BBC, em Londres e Washington.

Marcia Minillo – A fotógrafa está à frente do projeto Sampa Inesgotável. Tem passagens marcantes pelas editoras Três e Globo.

Clayton Melo – Cocriador do A Vida no Centro e curador da StartAgro. Ex-editor da Istoé Dinheiro, Gazeta Mercantil e IDG Now.

Edson Franco – Coordenador online do Canal Rural. Ex-gerente do Terra e ex-editor da Folha de S. Paulo e da Galileu.

Hélio Gomes – Diretor de mídias digitais da Editora Três. Ex-diretor de redação e conteúdo da Trip, da Galileu e do Terra.

Milton Gamez – Diretor de núcleo na Editora Três. Ex-editor da IstoÉ Dinheiro e ex-repórter d’O Globo e da Folha de S. Paulo.

Rica Ramos – Diretor de arte, luthier e artista gráfico. Ex-capista da IstoÉ e ilustrador do Valor Econômico.

Clayton Melo

Clayton Melo

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero com MBA em Marketing pela FGV, é curador cultural, analista de tendências, com formação na Escola Panamericana de Artes, e palestrante – já falou em instituições como Facebook, Google Campus, Mackenzie, ESPM, Cásper Líbero, Anhembi Morumbi, Campus Party e Festival Path. É especialista no desenvolvimento de projetos digitais de conteúdo, com estratégias de construção de audiências e comunidades, e experiência em Storytelling (ESPM), Inbound Marketing, Growth Hacking e Planejamento de Conteúdo para SEO. Neste espaço, escreve sobre tendências urbanas, futuro das cidades, inovação e cultura.