Assine nossa Newsletterfique por dentro de tudo o que rola no centro

A Vida no Centro

Mapa mostra as distâncias a pé entre uma estação e outra do metrô

Quer andar? Mapa mostra distâncias a pé entre estações de metrô

Mapa da ONG SampaPé! mostra tempo que se gasta caminhando entre as estações de metrô. Veja e faça o cálculo

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Quem tem o hábito de se locomover longas distâncias de Metrô pode não se dar conta de que alguns trajetos entre duas estações são tão curtos que poderiam ser percorridos em menos de dez minutos de caminhada.

Isso vale principalmente para a região central de São Paulo, onde às vezes as conexões entre duas linhas ampliam o tempo de viagem.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Você quis dizer: ?

A caminhada ainda traz uma vantagem adicional de se tomar um solzinho ou apreciar a arquitetura da cidade. Ou até mesmo parar para um cafezinho, se o temp permitir.

Para facilitar a vida de quem quer fazer esse cálculo para saber se compensa andar, ONG SampaPé! elaborou o mapa “Vá a pé” com as distâncias entre todas as estações do Metrô de São Paulo.

Mapa mostra as distâncias a pé entre uma estação e outra do metrô

Mapa mostra as distâncias a pé entre uma estação e outra do metrô

O mapa pode ser baixado aqui e impresso ou salvo nos favoritos do celular para ficar sempre à mão.

“As pessoas têm a impressão que vale mais a pena pegar o transporte público, mesmo que para percorrer distâncias curtas. Mas quando se compara o tempo de pegar fila, passar na catraca e descer inúmeras escadas, percebe-se que o tempo gasto seria menor se o trajeto fosse realizado a pé”, diz a diretora do SampaPé!, Leticia Sabino.

Outra vantagem de ocasionalmente trocar o metrô pela caminhada é conhecer melhor a cidade. “Dá pra parar um pouquinho pra olhar, tirar foto”, diz Ana Carolina Nunes, também diretora da ONG.  “A gente quer que as pessoas se disponham a ser turistas dentro da nossa cidade, porque a gente se propõe mais a cuidar dela” afirma.

A pé é pertinho

O mapa mostra que a principal estação do Metrô paulistano, a Sé, está a 8 minutos de distância das estações Liberdade, Pedro II e Anhangabaú. Tempo inferior ao tempo gasto para se caminhar entre a porta de uma estação, comprar o bilhete, esperar o trem e sair na porta da outra estação.

CITY TOURS PARA CURTIR O CENTRO DE SÃO PAULO: A PÉ, DE BIKE, DE DIA, À NOITE

CONFIRA 10 IMAGENS LINDAS DO JARDIM SUSPENSO DO EDIFÍCIO MATARAZZO

Também estão incluídas no mapa dois “atalhos” a pé entre estações de linhas diferentes, como Anhangabaú e São Bento e Ana Rosa e Chácara Klabin.

“Muitas vezes vale mais a pena trocar a baldeação por alguns minutos caminhando na rua, especialmente em regiões com alta concentração de estações”, destaca Leticia.

O SampaPé!

O SampaPé! foi criado em 2012 como um coletivo para organizar ações de estímulo ao caminhar pela cidade. No ano passado, o grupo foi formalizado como uma organização não governamental e tem buscado recursos para manter as atividades.

As diretoras são Ana Carolina Nunes, jornalista, mestre em políticas públicas e pesquisadora na área de políticas públicas em mobilização, e Leticia Sabino, administradora de empresas e mestre em planejamento urbanístico.

Foram os idealizadores e mobilizadores da Paulista Aberta, que fechou a avenida ao trânsito aos domingos e transformou a rua numa área de lazer, promovem passeios a pé todos os meses em diferentes regiões da cidade e fazem parte do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Você quis dizer: ?