Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Mais de 300 músicos vão tocar em 17 grupos de vários estilos no Festival Honk! Veja programação neste fim de semana
O Festival Honk! SP de Fanfarras Ativistas traz a São Paulo 17 grupos de fanfarras de várias vertentes, em apresentações gratuitas entre os dias 10 e 12 de novembro, sexta a domingo. Além dos shows musicais, haverá ainda oficinas e apresentações de dança e circo.
O evento terá músicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Bolívia, Costa Rica e Estados Unidos, que desenvolvem em suas localidades atividades de fomento à música instrumental de rua, de forma acústica e sem palcos. O objetivo é fomentar a arte de rua e a ocupação dos espaços públicos através da linguagem das fanfarras.
O Honk nasceu há 12 anos em Somerville, nos Estados Unidos, para celebrar a música, a comunidade local e o ativismo social. Depois de se espalhar por outros países, o Festival Honk! Chegou ao Brasil em 2015, no Rio de Janeiro, e agora chega a São Paulo, envolvendo diversos parceiros da cena cultural paulistana.
Organizado de forma voluntária e independente pelos próprios músicos, o evento foi financiado por uma campanha no Partio até o dia 8 de novembro.
A programação de três dias se inicia na sexta feira 10 de novembro, com ações no centro da cidade em parceria com o projeto Centro Aberto. Os decks de madeira nos Largos São Bento e São Francisco serão ocupados com oficina musical do grupo de Costa Rica e diversas apresentações a céu aberto. A programação termina em uma festa na Casa do Baixo Augusta com apresentações de duas fanfarras.
Leia também:
No sábado a ação será descentralizada e simultânea em três bairros. A programação terá início na Vila Anglo em parceria com o Condomínio Cultural, que contará com oficinas na parte da manhã e 3 cortejos. Em Pinheiros o palco da ação será o Largo Batata com 4 fanfarras se apresentando. Na Escadaria do Bixiga ocorrerá oficina musical da trompetista Datri Bean (EUA) e apresentação de 4 grupos em parceria com a Escadaria Do Jazz. De noite, a Casa do Baixo Augusta recebe uma noite de fanfarras cariocas.
O festival se encerra no domingo, com um grande desfile na Avenida Paulista, com duelos de fanfarras e a estreia da Orquestra Honk! Brasil, unindo integrantes dos diversos grupos que participaram do evento.
Grupos participantes
A Espetacular Charanga do França (SP)
Ataque Brasil (RJ)
Banda Paralela (SP)
Bloco das Tubas (RJ)
Bloco Honk Rio (RJ)
Cimarrona La Original Domingueña (Costa Rica)
Cumbia Calavera (SP)
Estação Diamante (MG)
Fanfarra Black Clube (RJ)
Fanfarra Clandestina (SP)
Grupo Folclórico Cultural Kantuta Bolívia (SP)
Grupo Ôncalo (SP)
Os Biquínis de Ogodô convidam as Sungas de Odara (RJ)
Os Siderais (RJ)
The Sun Orchestra – Taiyo Ongakutai (SP)
Trombetas Cósmicas Do Jardim Elétrico (RJ)
Unidos do Swing (SP)
Programação
10/11 Sexta-feira:
Largo São Bento – 15h às 16h
Largo São Francisco – 17h às 20h
Casa do Baixo Augusta – 21h às 02h
11/11 Sábado:
Condomínio Cultural (Vila Anglo Brasileira) – 14h às 18h
Largo da Batata (Pinheiros) – 14h às 19h
Escadaria do Bixiga (Bixiga) – 14h às 20h
Casa do Baixo Augusta – 21h às 02h
12/11 Domingo:
Paulista Aberta
Praça do Ciclista – 14h às 18h
Mais detalhes da programação no Facebook do evento.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup