Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Mais de 40 trios de forró tradicional vão se revezar em Maratona do Forró na Praça da República neste sábado
O centro de São Paulo vai se transformar num grande baile de forró neste sábado, dia 16 de dezembro. A Maratona do Forró começa às 16 horas na Praça da República, com a participação de mais de 40 trios com grandes orquestras de forrozeiros.
O evento, gratuito, é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e o projeto Espalha Brasa, que promove o forró tradicional.
Alguns destaques da programação deste dia são a cantora Fatel Barbosa, que se consolida no gênero do forró pé-de-serra; o Trio Sabiá, com mais de 30 anos de carreira; e o Trio Marrom, com 33 anos de carreira, liderado por Curisco, que durante 19 anos integrou a banda de Dominguinhos.
Os grupos vão relembrar os clássicos do forró de seus maiores ícones, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Flávio José.
O termo forró vem do inglês “for all”, criado por americanos quando instalaram uma base militar no Rio Grande do Norte, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Para se divertir, os soldados americanos davam bailes abertos ao público, para todos: “for all”, expressão que os nordestinos pronunciavam “forró”.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
“Quando analisamos a história do forró vemos que é um estilo musical que nasceu de uma habilidade curiosa dos brasileiros de incorporar novidades à sua cultura dando à ela uma personalidade local. É uma forma de homenagear a cultura brasileira na sua essência”, ressalta o secretário André Sturm.
Para garantir que o forró não pare durante as três horas do evento, vários músicos foram convidados. Confira a lista:
Trio Amizade
Trio Zabelê
Romero Silva
Bill Ramos
Bernadete França
Nininho de Uauá e Dedé Florêncio
Trio Marrom
Gilberlândio
Gaviões do Nordeste
Dantas do Forró
Os Alegres do Nordeste
Trio Umbuzeiro
Zezinho do Acordeon
Fernandinho do Acordeon
Fabinho Zabumbão
Zé da Guia
Gara-Pé
Julinho Torres
Dika de Monteiro
Trio Raça do Pajeú
Aluízio Cruz
Trio Sabiá
Sérgio Avelar
Téo dos 8 Baixos
Fatel Barbosa
Luiz Wilson
Farinha do Mesmo Saco
Sakulejo
Trio Lua Branca
Os Sociais do Forró
Trio Arcoverde
Zé da Lua
Lucas Silva
Cacá Lopes
Geraldo Brito
Nego do Acordeon
Luiz Amorim
Trio Alecrim
Gaúcho do Forró
Trio Pernambuco
Manoel do Acordeon
Ferreirinha do Forró
Trio Jeremoabo
Serviço:
Maratona de Forró – Praça da República
Sábado, dia 16 de dezembro, das 16h às 19h
Grátis
Leia também:
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup