Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Festival Jane´s Walk, realizado em várias cidades do mundo no primeiro fim de semana de maio, vai acontecer aqui em São Paulo. Veja como participar
Por Wans Spiess
Dia desses, descendo a Rua da Consolação, uma moça me abordou para perguntar onde era a Biblioteca Mario de Andrade. Como eu ia na mesma direção, e estávamos a menos de 2 quarteirões de distância do local, ofereci para acompanhá-la e mostrar o caminho. Percebi um misto de surpresa e agradecimento com a oferta. Seguimos conversando por apenas alguns minutos, tempo suficiente para descobrirmos a paixão em comum pelos livros, a alegria de visitar bibliotecas, e como isso nos ajuda em nossos estudos – ela graduanda, eu mestranda.
Este acontecimento ilustra muito bem o que Jane Jacobs chamou de vida social nas calçadas. As calçadas reúnem pessoas que não se conhecem socialmente de maneira íntima, e muitas vezes nem se interessam em se conhecer dessa maneira. Jacobs é uma das grandes inspiradoras do CalçadaSP. Ficou conhecida pela sua capacidade para observar de perto as coisas comuns e cotidianas que compõem o dia a dia de uma grande cidade. Jornalista autodidata, chegou a ser eleita pela revista Planetizen (2018) como uma das urbanistas mais influentes de todos os tempos.
Para celebrar esse legado, no primeiro final de semana de maio de cada ano, acontece o Festival Janes Walk em centenas de cidades ao redor do mundo. O evento incentiva as pessoas a compartilhar histórias sobre seus bairros, descobrir aspectos ocultos de suas comunidades e usar a caminhada como uma forma de se conectar com as pessoas.
O CalçadaSP, junto à comunidade internacional Jane’s Walk, aproveita a oportunidade para fazer um convite para um passeio diferente no Centro de São Paulo: que tal conhecer histórias curiosas das nossas calçadas? Algumas podem ser até arte.
Foi assim que me despedi da companhia da moça do começo desse artigo: contando sobre a arte no piso em frente à Biblioteca Mario de Andrade, uma história que já compartilhamos aqui no Blog.
Este é só um exemplo das muitas descobertas que faremos na nossa camnhada. É um circuito novo, mapeado pelo CalçadaSP, e seria legal também conhecer suas impressões – quem sabe no futuro vira outro itinerário turístico para o nosso Centro 🙂 Vamos?
Jane’s Walk 2019 – Calçada é arte?
Quando: Dia 04/05/2019 às 11h00
Ponto de encontro: Central de Informação Turística – Metrô Praça da República (linha amarela / vermelha)
Duração prevista: 40min de caminhada
Mapa do percurso aqui.
EVENTO GRATUITO MEDIANTE INSCRIÇÃO ANTECIPADA. FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Siga o CalçadaSP no Instagram (@calcadasp) e use #calçadasp para compartilhar suas fotos, elas podem fazer parte da galeria de calçadas do projeto.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup