A Vida no Centro

CalçadaSP

CalçadaSP

Wans Spiess e Tony Nyenhuis são publicitários e criadores do CalçadaSP, iniciativa de ativismo urbano com olhar artístico. Aqui, eles usam as calçadas do centro para caminhar sobre diferentes temas da região mais pulsante da cidade.

CalçadaSP no Dia Mundial do Pedestre

Estamos felizes em lançar o #mapeANDOfuturos com frases sobre o amanhã nos lugares de afeto das pessoas. Do digital, mensagens vão ao presencial.

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Por CalçadaSP

Todo mundo tem lugares preferidos na cidade. A rua da casa onde passou a infância, o endereço de um trabalho em que guarda boas lembranças, a calçada onde passeava com o pet inesquecível que não está mais aqui. A história de cada um(a) está marcada em diferentes espaços urbanos. Essas percepções nos levaram a um projeto que lançamos agora, na Semana do Caminhar, quando se comemora o Dia Mundial do Pedestre (8 de agosto). Mas a iniciativa nasceu mesmo de uma impossibilidade, e começou a se desenhar meses atrás.

Quem acompanha nosso trabalho no CalçadaSP (se ainda não conhece, vai lá no nosso perfil no Instagram), sabe que usamos histórias e linguagens lúdicas para chamar a atenção à calçada e incentivar o caminhar. Ou seja, a atividade acontece muito na rua e com a quarentena tivemos que explorar novos caminhos. A recomendação #fiqueemcasa nos fez refletir sobre a seguinte pergunta: ‘E se, no contexto da pandemia e do isolamento social, fosse possível escrever uma frase de futuro para um lugar preferido da cidade?’ Esse foi o ponto de partida do projeto Mapeando Futuros.

Pelo site mapeandofuturos.com.br você vai acessar um colorido mapa virtual, digitar o endereço de um ponto de afeto da cidade e deixar uma mensagem ao local. Com tantas notícias negativas no presente, acreditamos ser importante projetarmos mensagens positivas para um novo amanhã. Mapear desejos através dos nossos pontos de afeto com os lugares vira um pouco a chavinha do hoje para o futuro.

No mapa virtual também dá para escolher uma cor simbolizando sentimentos. Todas as frases são acompanhadas com essas cores, e nossa intenção é que em breve o mapa vire uma paleta colorida de pensamentos que nos ajudarão a reinventarmos o amanhã coletivamente. O poder das cores e das palavras ajuda no distensionamento dos efeitos da pandemia, que podem até afetar nossa saúde mental.

Outro ponto de destaque do ‘Mapeando’ é que algumas frases vão ganhar as ruas. Ou seja, as participações saem do espaço digital e vão ao presencial para inspirar quem passa. A gente literalmente quer colocar mensagens positivas no caminho dos pedestres a partir das frases colhidas no mapa virtual. Chamamos de ‘pílulas criativas’ para despertar sentimentos positivos em quem caminha. No caso, o sentimento de reinventar o futuro a partir do momento atual.

Se olharmos o passado, uma outra pandemia, depois de superada, fez surgir em Florença o período da Renascença. Qual vai ser o próximo passo quando superarmos o novo coronavírus? É necessário olhar para frente e pensar que tipo de sociedade e de mundo podemos ter no pós-pandemia. Tudo começa com um desejo e a cidade, maior invenção da espécie humana, é território fértil para reinvenções. Nós somos a cidade.

Para realizar a iniciativa, apresentamos o projeto à Sherwin-Williams que com a marca Colorgin topou caminhar junto. Com recursos para a construção do mapa virtual e também nas intervenções artísticas em calçadas, que vão usar dois produtos da empresa: NovaCor Piso, tinta líder de mercado, e Colorgin Arte Urbana, uma das marcas preferidas por grafiteiros. Artistas apoiados pela empresa também participarão
com seu talento e criatividade. Inicialmente, as intervenções estão previstas para a cidade de São Paulo. Mas planejamos expandir a outras localidades, uma vez que a participação no mapa virtual deve acontecer no país inteiro. Se colaboração é o melhor caminho para o melhor amanhã possível, achamos que o MAPEANDOFUTUROS acerta ao juntar coletivo, participação popular e parceria propositiva com empresas.

E aí, qual o seu ponto de afeto da cidade? Conta pra gente qual o seu desejo de futuro.
Acesse: mapeandofuturos.com.br e participe.
Período da ação: a partir de agosto de 2020 (sem data definida de encerramento)
Realização: CalçadaSP
Oferecimento: Sherwin-Williams e Colorgin
Apoio: Deevo 
Designer comunicação: Daniel Cardim

Leia também: A HISTÓRIA DO VALE DO ANHANGABAÚ: CONHEÇA AS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO E VEJA FOTOS

ANTONIO MANTOVANI NETO, DO PITÁ: POR QUE MUDAMOS DA FARIA LIMA PARA O CENTRO DE SÃO PAULO