Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
CalçadaSP convida a fazer o caminho contrário ao propor um novo olhar sobre as calçadas da capital durante a Virada Sustentável, um olhar apreciativo
Imagine sair pelas ruas acompanhado por Mário de Andrade e encontrar índios guaranis e sua voz de resistência. Mais à frente, ouvir Adoniran Barbosa e Elis Regina contando seus “causos” da sacada de um casarão histórico. Seguir com a multidão, cada vez mais avolumada, entoando sambas puxados pela VaiVai e embalar-se na música brasileira feita pelas ruas, como o ilêaiê e o hiphop. E, porque não, tresloucar-se com Oswald de Andrade e Anita Malfati, felizes ao encontrar com a amiga Tarcila do Amaral. Arte cênica, circo e música ocuparam as ruas no último final de semana durante o Cortejo da Memória Paulistana pela Jornada do Patrimônio 2019 (de 17 e 18 Agosto). Foi a exaltação daquilo que nossa querida Sampa tem para nos contar.
Mas a cidade é um conteúdo pronto e suas histórias estão ali, disponíveis no nosso caminho diário e sempre ao alcance dos nossos olhos. A calçada é um convite para experimentar a cidade e nos conduz por fatos, curiosidades, grafismos … você sabia que algumas são até consideradas arte?
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
É o que vamos ver na caminhada que o CalçadaSP preparou para a Virada Sustentável 2019. Um surpreendente passeio e um trajeto no centro com calçadas que valem ser conhecidas. A caminhada dura cerca de 1 hora, com pontos de conversa sobre as calçadas pelo caminho. Com início e ponto de encontro nas catracas do Metrô Praça da República, o grupo passa por lugares e calçadas muito vistas e pouco conhecidas. Como a calçada da Biblioteca Mário de Andrade, que inclusive é uma obra de arte.
Um dia diferente para quem gosta de novas experiências e se interessa por assuntos relacionados a cidades. Só quem conhece, cuida. Vamos?
SERVIÇO
DATA: 24/08 (sab)
HORÁRIO: 10h00 (procure chegar com 10 min de antecedência)
PONTO DE ENCONTRO: catracas do Metrô República
Por favor confirme sua participação através do email: wans.spiess@gmail.com
E para quem se interessa pelo caminhar, indicamos mais alguns eventos bem bacanas da Virada Sustentável 2019:
Os Prazeres e Surpresas de Andar em São Paulo
Andar a pé é uma maneira de se inspirar, entender a cidade, perder-se na multidão e até se conhecer melhor.
Dia 23/08, 9h00 na Unites Unibes Cultural – Auditório – Rua Oscar Freire, 2500
Mobilidade mais Humana
Especialistas discutem o conceito humano da mobilidade.
Dia 23/08, 14h00 na Unites Unibes Cultural – Auditório – Rua Oscar Freire, 2500
Expedição pelas Nascentes do Rio Água Preta
Conhecer algumas nascentes do Água Preta na Pompéia
Dia 25/08, 10h00 ponto de encontro no Sesc Pompéia – Rua Clélia, 93
Siga o CalçadaSP no Instagram (www.instagram.com/calcadasp) e use #calçadasp para compartilhar suas fotos, elas podem fazer parte da galeria de calçadas do projeto.
Leia também: CONHEÇA A HISTÓRIA E VEJA O QUE FAZER NA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE
OS NOVOS BARES E RESTAURANTES DE IMIGRANTES QUE ESTÃO RENOVANDO A GASTRONOMIA DO CENTRO DE SÃO PAULO
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup