A Vida no Centro

CalçadaSP

CalçadaSP

Wans Spiess e Tony Nyenhuis são publicitários e criadores do CalçadaSP, iniciativa de ativismo urbano com olhar artístico. Aqui, eles usam as calçadas do centro para caminhar sobre diferentes temas da região mais pulsante da cidade.

Na Jornada do Patrimônio Pelos Caminhos da Arquitetura Moderna

Despertar a memória afetiva, conhecer o patrimônio histórico e atribuir novas imagens ao Centro Novo de SP embalados pelo movimento mais humano, o andar a pé

A imagem que fazemos da cidade é resultado do misto de uma experiência sensorial e racional, em especial durante o deslocamento por seus caminhos quase sempre tortuosos. Observamos, sentimos e elaboramos o ambiente na medida em que fruimos pelo espaço público.

No CalçadaSP estamos sempre pensando em como construir novas formas de experimentar a cidade. Descobrimos as Calçadas, mas também queremos saber o que as pessoas possuem de referências afetivas relacionadas aos lugares da cidade e o que mais podemos agregar como valor para despertar uma nova relação com o espaço público. O afeto é fundamental para a percepção do urbano e novos pontos de referência podem desenhar caminhos nunca antes imaginados.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro

Por isso gostamos tanto da Jornada do Patrimônio como forma de sensibilizar o cidadão para a importância do conhecimento e da preservação do patrimônio. Iniciada na França em 1984, a Jornada de Portas Abertas inspirou outros países a adotarem iniciativas semelhantes. Foi oficializada em 1991 pela Comunidade Europeia, quando adotam a designação de Jornadas Europeias do Patrimônio.

Em 2015, o Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo promoveram a 1a Jornada do Patrimônio Paulistana. Por aqui ela é assim definida:

“A Jornada do Patrimônio tem como principal objetivo estimular a população a reconhecer os patrimônios históricos e culturais paulistanos, que tratam da memória e identidade dos diferentes grupos sociais presentes na cidade.”  

Composta por atividades que acontecem concomitantemente em vários locais e horários durante o final de semana, sua agenda múltipla e diversa incentiva o deslocamento para a realização de visitas a diferentes locais de preservação patrimonial, além da possibilidade de participar em oficinas e rodas de conversa. Tudo para proporcionar novas experiências com a cidade, além de criar memória afetiva com os espaços e lugares.

Com o tema Memória Paulistana, a edição de 2019 da Jornada do Patrimônio em São Paulo (a ser realizada dias 17 e 18 de agosto) oferece a modalidade Roteiros de Memória trazendo passeios culturais que envolvem a visita orientada a imóveis, edificações e espaços com valor cultural, histórico, arquitetônico e urbanístico.

Roteiro de Memória do CalçadaSP

Não podíamos ficar de fora dessa edição. Para isso, mapeamos os edifícios do período Moderno de São Paulo (1930 a 1968) que foram tombados pelo Patrimônio Histórico e montamos um percurso que passa por edifícios modernos e arquitetura eclética. O trajeto é todo plano, o que facilita o caminhar, e articulado com grandes áreas abertas.

Clique aqui para ver o mapa em detalhes.

Mais do que arquitetura e fachadas, desfrutaremos das histórias e curiosidades além de, claro, chamar a atenção para o chão que conduz até eles. É no impacto lúdico e afetivo que refletiremos sobre o quanto cidade e cidadãos valorizam e preservam o bem que nos forma e transforma: o patrimônio.

SERVIÇO

DATA: 17/08 (sab) e 18/08 (dom)

HORÁRIO: 10h00 (procure chegar com 10 min de antecedência)

PONTO DE ENCONTRO: Praça Ramos De Azevedo, 131 – Casas Bahia – em frente ao Theatro Municipal.

INSCRIÇÕES REQUERIDAS PELO EMAIL: wans.spiess@gmail.com

Siga o CalçadaSP no Instagram (www.instagram.com/calcadasp) e use #calçadasp para compartilhar suas fotos, elas podem fazer parte da galeria de calçadas do projeto.

Leia também: JORNADA DO PATRIMÔNIO 2019: ROTEIROS PARA CONHECER A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

PRÉDIOS MODERNISTAS EM IMAGENS: VEJA FOTOS DE ÍCONES DA ARQUITETURA MODERNA