Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Quer conhecer lugares famosos citados em letras de músicas? Veja onde ficam e as histórias por trás de alguns endereços conhecidos em um tour musical pelo Centro de São Paulo
O Centro de São Paulo é conhecido por edifícios lindíssimos conservados pelo tempo, por suas ruas históricas e pela grande variedade de programas, seja de arte, gastronomia ou entretenimento.
E quando pensamos em lugares relacionados à música na região central sempre vem à mente passeios como a Galeria do Rock, a Woodstock Rock Store e as lojas de vinis, que também valem muito a pena, mas que tal sair do óbvio e visitar novos endereços?
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
Selecionei alguns – bem fáceis de chegar – que viraram referências em músicas de grandes artistas. Anote tudo e se programe para a próxima folga!
Ipiranga com a Avenida São João: Com certeza essa é uma das músicas mais populares da carreira de Caetano Veloso e está na ponta da língua de todo bom paulistano. Até hoje, ao andar pelo cruzamento, você vê pessoas tirando fotos da placa que dá nome à canção, lançada em 1978. De lá pra cá ela sempre é celebrada no aniversário da cidade. Uma letra honesta, simples e carinhosa.
Rua Aurora: Esse foi um dos endereços de Adoniran Barbosa de 1949 a 1966, mais precisamente no nº 579, apartamento 22 do Edifício Santa Ignez. Foi lá que nasceu o clássico “Saudosa Maloca” enquanto ele observava da janela a demolição do sobrado em que moravam os feirantes Mato Grosso e Joca. Apesar de ter feito letras mencionando o Brás, o Bixiga e o Jaçanã, o sambista nunca morou nesses bairros.
Largo do Arouche: Uma das músicas mais bonitas do rapper paulistano Criolo, “Freguês da Meia-Noite” narra a história de um morador do Largo do Arouche que conhece bem a região e todas as noites espera por dias melhores ou por alguém que nunca chega: “Meia noite, em pleno Largo do Arouche, em frente ao Mercado das Flores há um restaurante francês. E lá te esperei”. Se você é fã do rapper e quer conhecer a região, saiba que o restaurante francês existe de fato e fica exatamente em frente ao Mercado das Flores.
Bixiga: Autor de dois clássicos (“Silêncio no Bixiga” e “Vai No Bixiga Pra Ver”), Geraldo Filme foi uma figura importante para a história do samba de raiz. Entusiasta das rodas de choro no Bixiga, o músico cresceu nas ruas de Campos Elíseos fazendo música e lutando para mostrar o samba ao grande público. Além disso, ele também era um personagem atuante nas manifestações relacionadas aos direitos da população negra no Brasil.
Rua Augusta: A Rua Augusta é uma das mais citadas em músicas de rock. Creio que isso acontece porque, desde os anos 60, concentra pessoas de todas as tribos, idades e classes sociais à procura de diversão. Ronnie Cord foi o pioneiro, com “Rua Augusta”, de 1963, seguido dos Mutantes, com “Hey Boy”, de 1970, e Raul Seixas, com “Super-Heróis”, de 1974. Ao ouvir essas músicas eu sempre imagino como seria aquela rua cheia de carros conversíveis, milkshakes, topetes e rock ‘n’ roll.
Rua da Consolação: Dois músicos citaram a rua em suas letras. O primeiro foi o baiano Tom Zé, com “Augusta, Angélica e Consolação”, que faz parte do polêmico disco “Todos os Olhos”, de 1973. É minha música preferida dele e traz um apelo bem emocional sobre os nomes das ruas: “Augusta, graças a Deus, entre você e a Angélica eu encontrei a Consolação, que veio olhar por mim e me deu a mão”. Na última estrofe ele ainda canta sobre a Luz: “Eu fui morar na estação da Luz porque estava tudo escuro dentro do meu coração”.
No começo da carreira o cearense Belchior passou um bom tempo tentando a sorte em São Paulo e, em uma dessas andanças escreveu “Passeio”, de 1974. A letra é típica de um dia de observação pelas ruas da região central: “Vamos andar pelas ruas de São Paulo, por entre os carros de São Paulo. Meu amor, vamos andar e passear, vamos sair pela Rua da Consolação. Dormir no parque em plena quarta-feira, ensinar com o domingo em nosso coração”.
Leia também: LARGO DO AROUCHE, O NOVO POINT DO CENTRO DE SÃO PAULO
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup