A Vida no Centro

Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Clube da Imprensa (10/4): Startups e modelos de negócios no jornalismo em debate

Quais os caminhos para a viabilidade econômica da mídia e qual o papel das startups de jornalismo nesse processo; A Vida no Centro é uma das parceiras do evento, realizado no Bar Brahma

Na segunda semana do Clube da Imprensa, série de encontros que discute o presente e o futuro do jornalismo, o foco da conversa são os caminhos para a sustentabilidade financeira do jornalismo. O tema do bate-papo na terça-feira (10/4), às 20h, é: “Startups de jornalismo e os novos modelos de negócios”.  Todos os debates serão transmitidos ao vivo pelo Facebook do Clube da Imprensa. Os parceiros de mídia do projeto são o Jornalistas & Cia, Comunique-se e A Vida no Centro.

A conversa no dia 10 de abril contará com um time de especialistas com vasta experiência no desenvolvimento de projetos digitais e pesquisas acadêmicas e de mercado sobre mídia digital:

  • Adriano Silva: jornalista, publisher do Projeto Draft, colunista da rádio CBN, ex-chefe de redação do Fantástico, ex-diretor de redação da Super Interessante e ex-diretor do núcleo jovem da Editora Abril;
  • Elisabeth Saad: professora titular sênior da USP e coordenadora na universidade do grupo COM+, que pesquisa jornalismo e mídias digitais, além de professora na pós-graduação e autora de vários e artigos livros;
  • Marcelo Coutinho: coordenador do mestrado profissional em administração da FGV, foi diretor-executivo do Ibope Inteligência, diretor de inteligência do Terra e pesquisador visitante do Grupo Internacional de Tecnologia na Universidade Harvard.

A mediação do painel será feita pelo jornalista Clayton Melo, cofundador do A Vida no Centro, startup de informação e conhecimento focada no Centro de São Paulo, e profissional com experiência no ecossistema de startups.

O Clube da Imprensa é um projeto criado por um grupo de jornalistas: Denize Bacoccina, Clayton Melo, Helio Gomes, Milton Gamez, Edson Franco, Cesar Itiberê e Rica Ramos. Todos com grande experiência no mercado, em veículos como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, Terra e BBC.

Os encontros começam com um happy hour, às 18h, com um som ambiente nas picapes. Os convidados serão recebidos com um chope oferecido pelo Bar Brahma. Nas paredes, as imagens da exposição “Retratos de Empresários”, cedida ao Clube da Imprensa pelo fotógrafo Claudio Gatti. Os debates começam por volta das 20h.

Como foi em 2017

Na primeira temporada do Clube da Imprensa, os debates reuniram profissionais como Marcelo Tas, Carla Jimenez, Thomaz Souto Corrêa, Marcelo Duarte, André Forastieri e Washington Olivetto, entre tantos outros.

Sobre o Clube da Imprensa

O Clube da Imprensa é uma iniciativa colaborativa e voluntária, criada por um grupo independente de colegas jornalistas:

César Itiberê – Executivo de contas na Fotos Públicas. Ex-editor de fotografia na Folha de S. Paulo e na Editora Três.

Clayton Melo – Cofundador do A Vida no Centro e um dos fundadores da plataforma StartAgro, de tecnologia para o agronegócio. Ex-editor-executivo do IDG Now! e ex-editor da Istoé Dinheiro e Gazeta Mercantil.

Denize Bacoccina – Country manager da Ruptly no Brasil e Portugal e cofundadora do A Vida no Centro. Ex-chefe da sucursal da IstoÉ Dinheiro em Brasília e ex-correspondente da BBC, em Londres e Washington.

Edson Franco – Coordenador online do Canal Rural. Ex-gerente do Terra e ex-editor da Folha de S. Paulo e da Galileu.

Hélio Gomes – Diretor de mídias digitais da Editora Três. Ex-diretor de redação e conteúdo da Trip, da Galileu e do Terra.

Milton Gamez – Diretor de núcleo da FSB. Ex-Diretor de Redação da IstoÉ Dinheiro e ex-repórter d’O Globo e da Folha de S. Paulo.

Rica Ramos – Diretor de arte, luthier e artista gráfico. Ex-capista da IstoÉ e ilustrador do Valor Econômico.