Viaduto Santa Efigênia passa por reforma. Prefeitura diz que vai manter desenho do mosaico do piso
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Online, o Festival A Vida no Centro 2020 terá show no mirante do Martinelli, tours virtuais e aulas de gastronomia, entre outras atrações
ATUALIZAÇÃO: Veja os dados bancários para fazer doações para a Associação Franciscana de Solidariedade (Sefras), que faz um trabalho de assistência a pessoas em situação de rua no Centro de São Paulo, fornecendo milhares de refeições por dia nas imediações do Largo São Francisco:
Banco Bradesco
AG: 0106-6 / CC: 0134517-6
Banco Santander
AG: 0331 / CC: 13003201-5
Banco Itaú
AG: 8179 / CC: 12218-2
Banco do Brasil
AG: 0386-7 / CC: 101234-7
O Festival A Vida no Centro 2020 será realizado nos dias 19 e 20 de setembro, com uma novidade: será totalmente online. Em 2019, o Festival A Vida no Centro estreou no calendário de eventos de São Paulo com o propósito de reconectar a região com a cidade, incentivando a visitação da população e dos turistas. Shows na Praça Antônio Prado, passeios pelos prédios históricos levaram muitos paulistanos a conhecer melhor a história da cidade.
Neste ano, o Festival vai levar um pouco da experiência do Centro para a casa dos brasileiros, em qualquer parte do mundo, ultrapassando a barreira geográfica por meio do digital. Com realização do A Vida no Centro e CoPlayers Comunicação, a edição 2020 tem apoio da Secretaria Municipal de Turismo e parceria com a plataforma Fitness Channel e a SP Escola de Teatro.
O evento será totalmente online, mas mantendo sua essência de valorizar a cultura, a diversidade, o senso de comunidade e o pertencimento. A principal atração do Festival A Vida no Centro 2020 é um show do músico Chico César, que vai cantar e tocar ao vivo, na noite de sábado, direto do terraço do Martinelli, um dos mais belos edifícios de São Paulo, o primeiro prédio da cidade com mais de 20 andares e, durante vários anos, o edifício mais alto da América Latina.
Chico César fará seu show ao vivo no sábado, dia 19, com transmissão pelas redes sociais do A Vida no Centro. Durante o show, serão arrecadadas doações para a Associação Franciscana de Solidariedade (Sefras), que faz um trabalho de assistência a pessoas em situação de rua, fornecendo milhares de refeições por dia nas imediações do Largo São Francisco.
Faça sua contribuição por meio deste link.
O show terá uma atmosfera poética e intimista. Será um momento especial capaz de tocar corações e mentes durante este duro momento da pandemia, aproveitando a chegada da primavera para transmitir uma mensagem de esperança e afeto por meio dos múltiplos brasis representados pela voz de Chico César, um nordestino que escolheu São Paulo para viver, e pelas belas imagens da cidade que só o Mirante do Martinelli é capaz de proporcionar.
O Festival A Vida no Centro vai levar para a casa das pessoas um pouco da história, da cultura e da riqueza arquitetônica e turística da cidade por meio de atrações que se relacionam com locais icônicos do Centro, como o Edifício Matarazzo, além do já citado Edifício Martinelli. Haverá atrações também no Minhocão e na Praça Roosevelt e aulas de gastronomia em bares e restaurantes que são emblemáticos no Centro de São Paulo.
Todo o evento acontecerá sem a presença de público, apenas com os artistas e as equipes de transmissão, que seguirão todos os protocolos para a realização de eventos deste tipo, com o uso de máscara e distanciamento.
“Neste momento em que as pessoas não podem visitar seus lugares preferidos, queremos levar um pouco do Centro para a casa das pessoas, mostrando locais que são parte da história e da cultura de São Paulo”, diz Clayton Melo, cofundador da plataforma A Vida no Centro.
“Como o evento é online, ele permite uma acessibilidade muito maior, com a participação tanto de quem não mora na cidade como de pessoas com dificuldade de locomoção. Todo mundo em casa, em segurança, e conectado”, diz Denize Bacoccina, cofundadora da plataforma A Vida no Centro.
“O Festival quer intensificar a conexão da população e dos turistas com o Centro e, com isso, gerar maior interesse da iniciativa privada pela região onde São Paulo nasceu e continua abrigando boa parte do patrimônio histórico da cidade e do país”, acrescenta Gê Rocha, da CoPlayers Comunicação.
A programação
A programação começa no sábado de manhã com aulas de atividades físicas organizadas pela Fitness Channel, parceira do Festival, e passeios guiados e tours virtuais transmitidos online. No meio da tarde, uma edição especial do Diálogos A Vida no Centro, um debate ao vivo na SP Escola de Teatro para discutir as tendências pós-pandemia, transmitido ao vivo nas redes sociais, e interação com o público, que pode enviar suas perguntas e comentários ao vivo.
O ponto alto da programação é o show do cantor e compositor Chico César, no terraço do Martinelli, que acontece depois de uma aula de yoga, no pôr do sol, no mesmo local. Para encerrar a noite, uma apresentação da Cia de Teatro Os Satyros, um dos pioneiros a fazer peças exclusivamente para o ambiente digital. Alguns eventos serão transmitidos pelas redes sociais da plataforma A Vida no Centro e outros precisam de ingressos específicos. Toda a programação é gratuita, e doações para o Sefras são muito bem-vindas.
No domingo, a programação continua com uma aula de funcional cadeirante, seguida de uma aula de HIIT diretamente da Praça Roosevelt. O público pode se preparar para acompanhar de casa, direto pelas redes sociais do A Vida no Centro. Em seguida, um tour virtual vai contar a história do Anhangabaú, o vale que já foi o limite da cidade e hoje está no coração da metrópole, um passeio guiado pelo Edifício Martinelli e uma apresentação da companhia de teatro infantil Esparrama na Janela (sem público), seguido de um bate-papo ao vivo nas redes sociais. Para encerrar o fim, de semana, o monólogo Todos os Sonhos do Mundo, com o ator Ivam Cabral, da Cia de Teatro Os Satyros.
Programação completa:
Sábado, 19 de setembro
11h – Aula balé para todos no Pátio do Colégio
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
12h – Tour online no Edifício Matarazzo
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
13h – Tour Anhangabaú – Zeca Nunes
Onde: Zoom, com inscrições prévias neste link
15h-16h30 – Diálogos A Vida no Centro
Apresentação report A Casa e a Cidade – Impactos da pandemia na vida urbana, tendências e insights, produzido por Denize Bacoccina e Clayton Melo, diretores do A Vida no Centro.
Debate sobre o futuro das cidades e do modo de vida urbano pós-pandemia, com Ana Carla Fonseca (Cainha), da Garimpo de Soluções; Rodolfo García Vázquez, dramaturgo e cofundador da Cia de Teatro Os Satyros, e Rodrigo Alves, diretor do Ponto Chic e da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).
Onde: Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
17h – Aula de yoga no terraço do Martinelli
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
19h – Pocket show Chico César acústico no terraço do Martinelli
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
21h – A Arte de Encarar o Medo – Os Satyros
Seguido de papo com o elenco
Onde: Zoom, com inscrições prévias neste link
Domingo, 20 de setembro
9h – Aula funcional cadeirante
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
10h – Aula de HIIT na Praça Roosevelt
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
10h – Tour Centro Histórico com Olavo
Onde: Zoom, com inscrições prévias neste link
11h – Aula de gastronomia online – Luiz Campiglia – Paribar
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
12h – Aula de drinques online – Lilian Varella – Drosophyla
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
15h – Tour no terraço do Martinelli
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
16h-17h30 – Infantil – Teatro Esparrama na Janela
Seguido de bate-papo com os integrantes do grupo Esparrama
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
20h – Todos os Sonhos do Mundo – Monólogo Ivam Cabral
Seguido de papo com o ator
Onde: Zoom, com inscrições prévias neste link
Resumo:
O quê: Festival A Vida no Centro 2020
Quando: 19 e 20 de setembro
Onde: Instagram, Facebook e YouTube do A Vida no Centro
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Love Cabaret, na Rua Araújo, quer se tornar um "parque de diversões para adultos" e mostrar diversidade de corpos
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Veja a relação de filmes para conhecer São Paulo a partir de múltiplos olhares; lista traz longas-metragens de ficção e documentários, e algumas obras podem ser vistas no YouTube
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
Restauro não é só arquitetônico, mas também dos usos, diz Frederico Lohmann, superintendente do Cultura Artística sobre café, livraria e restaurante que serão instalados dentro do espaço aumentando o movimento durante o dia na Nestor Pestana
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup