Reinvenção na pandemia? Conheça histórias de pessoas que mudaram de vida
Seja por necessidade ou por perceber que não gostava tanto do que fazia, a reinvenção foi a palavra de ordem nesta pandemia
Online, o Festival A Vida no Centro 2020 terá show no mirante do Martinelli, tours virtuais e aulas de gastronomia, entre outras atrações
ATUALIZAÇÃO: Veja os dados bancários para fazer doações para a Associação Franciscana de Solidariedade (Sefras), que faz um trabalho de assistência a pessoas em situação de rua no Centro de São Paulo, fornecendo milhares de refeições por dia nas imediações do Largo São Francisco:
Banco Bradesco
AG: 0106-6 / CC: 0134517-6
Banco Santander
AG: 0331 / CC: 13003201-5
Banco Itaú
AG: 8179 / CC: 12218-2
Banco do Brasil
AG: 0386-7 / CC: 101234-7
O Festival A Vida no Centro 2020 será realizado nos dias 19 e 20 de setembro, com uma novidade: será totalmente online. Em 2019, o Festival A Vida no Centro estreou no calendário de eventos de São Paulo com o propósito de reconectar a região com a cidade, incentivando a visitação da população e dos turistas. Shows na Praça Antônio Prado, passeios pelos prédios históricos levaram muitos paulistanos a conhecer melhor a história da cidade.
Neste ano, o Festival vai levar um pouco da experiência do Centro para a casa dos brasileiros, em qualquer parte do mundo, ultrapassando a barreira geográfica por meio do digital. Com realização do A Vida no Centro e CoPlayers Comunicação, a edição 2020 tem apoio da Secretaria Municipal de Turismo e parceria com a plataforma Fitness Channel e a SP Escola de Teatro.
O evento será totalmente online, mas mantendo sua essência de valorizar a cultura, a diversidade, o senso de comunidade e o pertencimento. A principal atração do Festival A Vida no Centro 2020 é um show do músico Chico César, que vai cantar e tocar ao vivo, na noite de sábado, direto do terraço do Martinelli, um dos mais belos edifícios de São Paulo, o primeiro prédio da cidade com mais de 20 andares e, durante vários anos, o edifício mais alto da América Latina.
Chico César fará seu show ao vivo no sábado, dia 19, com transmissão pelas redes sociais do A Vida no Centro. Durante o show, serão arrecadadas doações para a Associação Franciscana de Solidariedade (Sefras), que faz um trabalho de assistência a pessoas em situação de rua, fornecendo milhares de refeições por dia nas imediações do Largo São Francisco.
Faça sua contribuição por meio deste link.
O show terá uma atmosfera poética e intimista. Será um momento especial capaz de tocar corações e mentes durante este duro momento da pandemia, aproveitando a chegada da primavera para transmitir uma mensagem de esperança e afeto por meio dos múltiplos brasis representados pela voz de Chico César, um nordestino que escolheu São Paulo para viver, e pelas belas imagens da cidade que só o Mirante do Martinelli é capaz de proporcionar.
O Festival A Vida no Centro vai levar para a casa das pessoas um pouco da história, da cultura e da riqueza arquitetônica e turística da cidade por meio de atrações que se relacionam com locais icônicos do Centro, como o Edifício Matarazzo, além do já citado Edifício Martinelli. Haverá atrações também no Minhocão e na Praça Roosevelt e aulas de gastronomia em bares e restaurantes que são emblemáticos no Centro de São Paulo.
Todo o evento acontecerá sem a presença de público, apenas com os artistas e as equipes de transmissão, que seguirão todos os protocolos para a realização de eventos deste tipo, com o uso de máscara e distanciamento.
“Neste momento em que as pessoas não podem visitar seus lugares preferidos, queremos levar um pouco do Centro para a casa das pessoas, mostrando locais que são parte da história e da cultura de São Paulo”, diz Clayton Melo, cofundador da plataforma A Vida no Centro.
“Como o evento é online, ele permite uma acessibilidade muito maior, com a participação tanto de quem não mora na cidade como de pessoas com dificuldade de locomoção. Todo mundo em casa, em segurança, e conectado”, diz Denize Bacoccina, cofundadora da plataforma A Vida no Centro.
“O Festival quer intensificar a conexão da população e dos turistas com o Centro e, com isso, gerar maior interesse da iniciativa privada pela região onde São Paulo nasceu e continua abrigando boa parte do patrimônio histórico da cidade e do país”, acrescenta Gê Rocha, da CoPlayers Comunicação.
A programação
A programação começa no sábado de manhã com aulas de atividades físicas organizadas pela Fitness Channel, parceira do Festival, e passeios guiados e tours virtuais transmitidos online. No meio da tarde, uma edição especial do Diálogos A Vida no Centro, um debate ao vivo na SP Escola de Teatro para discutir as tendências pós-pandemia, transmitido ao vivo nas redes sociais, e interação com o público, que pode enviar suas perguntas e comentários ao vivo.
O ponto alto da programação é o show do cantor e compositor Chico César, no terraço do Martinelli, que acontece depois de uma aula de yoga, no pôr do sol, no mesmo local. Para encerrar a noite, uma apresentação da Cia de Teatro Os Satyros, um dos pioneiros a fazer peças exclusivamente para o ambiente digital. Alguns eventos serão transmitidos pelas redes sociais da plataforma A Vida no Centro e outros precisam de ingressos específicos. Toda a programação é gratuita, e doações para o Sefras são muito bem-vindas.
No domingo, a programação continua com uma aula de funcional cadeirante, seguida de uma aula de HIIT diretamente da Praça Roosevelt. O público pode se preparar para acompanhar de casa, direto pelas redes sociais do A Vida no Centro. Em seguida, um tour virtual vai contar a história do Anhangabaú, o vale que já foi o limite da cidade e hoje está no coração da metrópole, um passeio guiado pelo Edifício Martinelli e uma apresentação da companhia de teatro infantil Esparrama na Janela (sem público), seguido de um bate-papo ao vivo nas redes sociais. Para encerrar o fim, de semana, o monólogo Todos os Sonhos do Mundo, com o ator Ivam Cabral, da Cia de Teatro Os Satyros.
Programação completa:
Sábado, 19 de setembro
11h – Aula balé para todos no Pátio do Colégio
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
12h – Tour online no Edifício Matarazzo
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
13h – Tour Anhangabaú – Zeca Nunes
Onde: Zoom, com inscrições prévias neste link
15h-16h30 – Diálogos A Vida no Centro
Apresentação report A Casa e a Cidade – Impactos da pandemia na vida urbana, tendências e insights, produzido por Denize Bacoccina e Clayton Melo, diretores do A Vida no Centro.
Debate sobre o futuro das cidades e do modo de vida urbano pós-pandemia, com Ana Carla Fonseca (Cainha), da Garimpo de Soluções; Rodolfo García Vázquez, dramaturgo e cofundador da Cia de Teatro Os Satyros, e Rodrigo Alves, diretor do Ponto Chic e da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).
Onde: Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
17h – Aula de yoga no terraço do Martinelli
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
19h – Pocket show Chico César acústico no terraço do Martinelli
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
21h – A Arte de Encarar o Medo – Os Satyros
Seguido de papo com o elenco
Onde: Zoom, com inscrições prévias neste link
Domingo, 20 de setembro
9h – Aula funcional cadeirante
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
10h – Aula de HIIT na Praça Roosevelt
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
10h – Tour Centro Histórico com Olavo
Onde: Zoom, com inscrições prévias neste link
11h – Aula de gastronomia online – Luiz Campiglia – Paribar
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
12h – Aula de drinques online – Lilian Varella – Drosophyla
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
15h – Tour no terraço do Martinelli
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
16h-17h30 – Infantil – Teatro Esparrama na Janela
Seguido de bate-papo com os integrantes do grupo Esparrama
Onde: @avidanocentro.sp
Facebook/avidanocentro
YouTube/avidanocentro
20h – Todos os Sonhos do Mundo – Monólogo Ivam Cabral
Seguido de papo com o ator
Onde: Zoom, com inscrições prévias neste link
Resumo:
O quê: Festival A Vida no Centro 2020
Quando: 19 e 20 de setembro
Onde: Instagram, Facebook e YouTube do A Vida no Centro
Seja por necessidade ou por perceber que não gostava tanto do que fazia, a reinvenção foi a palavra de ordem nesta pandemia
Clientes se engajam para tentar salvar lugares que ocupam um lugar não só de consumo, mas também afetivo na vida dos frequentadores
O antigo Hotel Hilton, construção icônica da Avenida Ipiranga, nº 165, hoje abriga o Tribunal de Justiça de São Paulo
Solidariedade na pandemia: veja lista de entidades e projetos que estão aceitando doações para refeições ou cestas básicas a quem mais precisa
Quer conhecer lugares famosos citados em letras de músicas? Veja onde ficam e as histórias por trás de alguns endereços conhecidos em um tour musical pelo Centro de São Paulo
Em um ano de aulas remotas e iniciativas virtuais, muitas práticas podem se tornar rotina para o futuro.
Conheça palavras africanas que estão no nosso dia a dia e foram incorporadas ao português falado no Brasil
São várias as histórias de pioneirismo no Centro de São Paulo. Alguns até em âmbito mundial. Conheça essas histórias de inovação
Medidas anunciadas pelo governo na fase emergencial fecham escritórios, proíbem venda com retirada nas lojas, cultos e atividades esportivas
Em março de 2020, quando tudo começou, pensávamos que estávamos construindo uma nova sociedade. A ilusão durou pouco
O curso sobre ópera do Theatro Municipal tem aulas que abordam do surgimento do gênero às classificações vocais
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup