Igreja Santa Ifigênia: conheça a história da Basílica da Imaculada Conceição
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Evento tem dezenas de atividades em diferentes pontos turísticos, como Edifício Matarazzo, Mercado Municipal, Avenida Paulista e Theatro Municipal de São Paulo
Com o tema “Encanto no Coração Paulistano”, o Festival de Natal tem atividades – todas gratuitas – em diversos pontos do Centro de São Paulo. O evento é organizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Secretaria de Educação, e se estende até dia 21 de dezembro.
Na região central, a cantora Fernanda Takai, que além da carreira solo também integra o grupo mineiro Pato Fu, apresenta faixas do álbum “Será que você vai acreditar?”, além de sucessos da banda.
Outro destaque do Centro é a apresentação do Ballet de Paraisópolis no Theatro Municipal de São Paulo, no dia 18 de dezembro, às 17h. Serão interpretados os programas: versão adaptada do clássico “O Quebra-nozes”, com “O Sonho de Clara” e “Paquita”.
Parada de Natal e Banda do Papai Noel no Mercadão
O Mercadão terá uma extensa programação entre os dias 18 e 21 de dezembro, às 11h, 13h e 15h. A Parada de Natal terá no repertório as canções “Noite feliz jazz funk”, “Bate o Sino com Baile de Favela”, “Anoiteceu no Frevo”, entre outras criações. Outra intervenção programada é a banda “Jazz Brothers”, mais conhecida como a Banda do Papai Noel, que trará um repertório repleto de temas natalinos nacionais e internacionais.
Árvore na Avenida Paulista
Um dos símbolos mais emblemáticos do Natal é a árvore, por isso, ela aparece em vários pontos da cidade. Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Paulista Viva preparou uma árvore de Natal de 10 metros na Praça do Ciclista, nas imediações da Avenida Paulista.
Passeio Ônibus Iluminado
Após dois anos de pausa em razão da pandemia de Covid-19, a SPTrans volta a organizar viagens com os ônibus iluminados rumo ao Parque do Ibirapuera, onde foi instalada uma árvore de Natal, dentre outras atrações disponíveis. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, que disponibilizou monitores para guiar os passeios no interior dos coletivos e fornecerá a infraestrutura para o evento.
Os ônibus iluminados e decorados com temas natalinos já começaram a circular pelas ruas da cidade no fim de novembro, com catraca livre. Os passeios serão aos sábados e domingos (dias 3 e 4, 10 e 11 e 17) das 18h às 20h, sempre em direção ao Ibirapuera.
As partidas ocorrerão da Praça Charles Miller (Pacaembu), na Zona Oeste; da Rua Alvinópolis (Metrô Vila Matilde), na Zona Leste, e do Shopping Interlagos, na Zona Sul.
Confira abaixo a programação completa do Festival de Natal no Centro de ão Paulo
A programação está sujeita à alteração. Por isso, acesse o site www.natalsp.com.br antes de sair de casa para verificar se não houve alguma mudança.
Decorações
Projeções Mapeadas
Largo São Bento, s/n.
As apresentações acontecem na fachada do Mosteiro de São Bento, com 20 minutos de duração, diariamente, das 19h30 às 21h (3 vezes ao dia), juntamente com o Auto de Natal.
Balé Aéreo
Edifício Matarazzo – Viaduto do Chá, 15 – Centro.
Na fachada do Edifício Matarazzo, um balé especial às 14h e às 18h.
Árvore Interativa de LED
De 09 a 24 de dezembro
Edifício Matarazzo – Viaduto do Chá, n°15 – Centro.
Na frente da entrada principal da Prefeitura, a cidade ganha uma árvore interativa de 15 metros de altura, composta por 227 m2 de painéis de LED que são visíveis mesmo durante o dia. A árvore terá ainda luzes em movimento programadas no topo, simbolizando a estrela de Natal.
Programação Artística
Dia 16/12 – sexta-feira
CoralUSP, 18h30
Fachada da Faculdade de Direito – Largo São Francisco, 95 – Centro
60 minutos
Fernanda Takai, 20h
Faculdade de Direito – Largo São Francisco, 95 – Centro
Salão Nobre / 800 lugares / Sujeito à lotação / 60 minutos
Comemorando 15 anos de carreira solo e 30 anos ao lado do Pato Fu, a cantora retorna aos palcos com um repertório pop, com destaque para a faixa do álbum “Será que você vai acreditar?”, finalista do Grammy Latino como “Melhor Álbum de Música Pop Contemporânea”.
Dia 17/12 – sábado
Sandra Fidalgo e Swani Júnior, 15h30
Museu da Língua Portuguesa – Praça da Luz, s/nº – Saguão B – Centro
200 lugares – Sujeito à lotação / 60 minutos
Sandra Fidalgo apresenta ao público as canções realizadas em parceria com o violinista Swani Jr. Uma celebração do encontro da musicalidade afro-lusitana com o violão de 7 cordas brasileiro. A cantora portuguesa será acompanhada pelo multi instrumentista Webster Santos.
Dia 18/12 – domingo
“O sonho de Clara” + “Paquita” e o Ballet Paraisópolis, 17h
Theatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo, s/n – Centro
1.200 pessoas / Sujeito à lotação | 70 minutos
O Ballet Paraisópolis apresenta a sua versão adaptada do Quebra Nozes – “O Sonho de Clara” e “Paquita”. O primeiro balé traz a história da menina que na noite de Natal ganha muitos presentes, mas se encanta pelo boneco quebra-nozes (40 m). O segundo balé, apresenta a história da cigana Paquita e do conde Lucien d’Hervilly, ambientada na Espanha durante a ocupação do exército de Napoleão. (30 m).
Dia 19/12 – segunda-feira
Coral, 13h
Largo São Bento – Centro
60 minutos
Dia 20/12 – terça-feira
Peça seu Cover – A Jukebox Humana, 16h
Largo São Bento – Centro
60 minutos
O espetáculo é uma instalação musical diferente. O público tem o poder de escolher num catálogo de 20 artistas, as músicas que deseja assistir a performance. Uma experiência divertida que traz a junção excepcional do teatro com a música.
Rap Craly, 18h
Largo São Bento – Centro
60 minutos
O cantor começou a carreira em 2003, após ser vítima de bala perdida. Seu show apresenta músicas do seu álbum com letras que abordam questões sociais, drogas, amizades, festas, fé, entre outras pautas das periferias.
Dia 21/12 – quarta-feira
Parada de Natal e Banda do Papai Noel no Mercadão
Dias 18, 19, 20, 21 de dezembro.
Mercado Municipal Paulistano – Rua da Cantareira, 306 – Centro
Parada de Natal
O Mercado Municipal Paulistano recebe a chegada do Papai Noel com uma animada Parada de Natal. Os personagens com figurinos especiais e maquiagens no estilo Cirque Du Soleil fazem uma apresentação de 30 minutos, ao lado de uma banda que traz um repertório natalino divertido com fusões de funk, jazz e mpb. No repertório “Noite Feliz Jazz Funk”, “Bate o Sino com Baile de Favela”, “Anoiteceu no Frevo”, entre outras criações.
Banda do Papai Noel
A banda “Jazz Brothers”, mais conhecida como a Banda do Papai Noel fará diversos shows. Para entrar no clima, os músicos se caracterizam do bom velhinho e apresentam um repertório repleto de temas natalinos nacionais e internacionais como “Jingle Bells”, “Noite Feliz”, “O Velhinho, Anoiteceu”, “Jingle Bells Rocks”, “Então é Natal”, “White Christmas”, “When the Saints”, “Quero Ver Você Não Chorar”, entre outras canções.
| às 11h, 13h e 15h
Parada Mágica de Natal
Das 17h às 22h
O evento é um grande espetáculo apresentado a céu aberto. Conta com 130 integrantes, distribuídos entre componentes fantasiados e 02 bandas formadas por 25 músicos cada uma, sendo que uma delas se apresentará na grande Tocata Natalina. A parada terá 05 alegorias e as vozes potentes de 05 intérpretes de escolas de samba, percussionistas formados por 06 mestres de bateria do carnaval de São Paulo. O evento terá ainda a participação da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis e shows de MCs.
Festival Gastronômico
O Festival de Natal também conta com um Festival Gastronômico como parte da programação. A iniciativa conta com 48 estabelecimentos da região central que prepararam menus e promoções exclusivas para participar do Festival de Natal no Triângulo SP.
Veja a relação completa dos estabelecimentos no site do Festival de Natal.
Natal nas igrejas
Presépio da Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco de Assis
De 11 a 21 de dezembro
Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco de Assis – Rua São Francisco, 173 – Sé
Fundada em 1787, a Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco de Assis (anexa ao antigo convento, onde hoje está estabelecida a Faculdade de Direito da USP) terá missa com exposição do presépio da própria igreja todos os domingos, às 9h.
Para visitas monitoradas a igreja, o agendamento deve ser feito pelo email: votchagas@gmail.com
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB)
O CCBB São Paulo terá exposições, teatro e cinema durante o Festival de Natal.
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Até 21 de dezembro
Exposição Playmode
Térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares
A exposição coloca os visitantes diante de experiências lúdicas, sensoriais e conceituais. Entrada gratuita.
Todos os dias, exceto às terças. Das 9h às 20h.
Ingressos em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB
Teatro Caim
Baseado no romance homônimo de José Saramago, Caim foi o último livro a ser publicado pelo escritor. O monólogo integra a Programação Oficial das Comemorações do Centenário de José Saramago.
Duração: 70 minutos. Classificação indicativa: 14 anos
Quarta a sexta, às 19h e Sábados e domingos às 17h.
Ingressos em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB
Dia 17 de dezembro
9ª Mostra Latino-Americana Dança à Deriva
Até 17 de dezembro
Local: Centro de Referência da Dança – Galeria Formosa – Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Centro.
Em sua nona edição, a mostra é um encontro colaborativo de cocriação e coparticipação para colocar em discussão os muitos corpos e as muitas cenas que se formam por uma ampla rede de estéticas, narrativas e discursos dramatúrgicos.
Shopping Light
Até 21 dezembro
Local: Shopping Light – Rua Coronel Xavier de Toledo, 23 – Centro
O Shopping Light promove um Natal com foco na diversidade. A decoração deste ano terá como tema “Candy e a Família Urso”, com personagens da Família Urso (brancos, negros e pardos). Haverá ainda apresentação do Coral Ser em Cena no dia 17 de dezembro, às 16h.
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho fala sobre a história da igreja Santa Efigênia, que é oficialmente uma basílica.
Conheça a história da Praça Roosevelt, de primeiro estádio de futebol do Brasil a espaço cultural
Cine Bijou e outros cinemas marcam a volta dos cinemas de rua. Veja vários cinemas que resistem ou abriram nos últimos meses
Seja para um café da manhã caprichado, um cafezinho depois do almoço ou para bater papo, são várias as opções de cafés no Copan
Construída no começo do século 20, Vila Itororó tinha bailes e festas elegantes e teve a primeira piscina particular de São Paulo
O escritor Marcio Aquiles narra a visita do teatrólogo à Unicamp para uma homenagem aos 50 anos do Oficina
A historiadora e antropóloga Paula Janovitch fala sobre a "gramática dos caminhantes", que pode ser percebida ao se andar a pé pela cidade.
Pastilhas estão sendo retiradas e serão trocadas por outras semelhantes, segundo nota oficial da Prefeitura de São Paulo.
Há 50 anos, o incêndio do Edifício Joelma, no Centro de São Paulo, deixou 181 mortos e causou um trauma que nunca foi esquecido.
O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho conta como eram os primeiros carnavais no Centro de São Paulo no começo do século 20.
O Parque do Rio Bixiga, ao lado do Teatro Oficina, já tem uma verba de R$ 51 milhões para sua implantação. O parque vai ocupar […]
A colunista Vera Lúcia Dias, guia de turismo, fala sobre as diferentes fases do Vale do Anhangabaú, por onde já passou um rio
O guia de turismo Laércio Cardoso de Carvalho conta a história de prédios ao redor da Igreja Santa Ifigênia.
Espaço, que fica no 42º andar do edifício Mirante do Vale, amplia a área para uma vista de 360 graus e recebe exposição que teve participação do A Vida no Centro
Clique no botão abaixo para receber notícias sobre o centro de São Paulo no seu email.
Clique aqui não mostrar mais esse popup